Academia Brasileira de Bestas - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Academia Brasileira de Bestas

23 set, 2023 as 08:00 7 out, 2023 as 17:00

Grupo Trampulim apresenta “Academia Brasileira de Bestas”, espetáculo com cenas baseadas em um jogo de improvisação, que será apresentado em dois centros culturais, nos dias 23 de setembro e 7 de outubro. O espetáculo resulta de uma série de oficinas de palhaçaria e pesquisas conduzidas por Rafael Protzner.

No palco, alguns palhaços surgem não apenas para divertir a plateia, mas também para disputar um jogo conduzido pelo público. Apesar de contarem aparentemente a mesma história, a cada interpretação, os saltimbancos têm o poder de mudar o rumo da narrativa ao seu bel prazer, sem seguir roteiros pré-estabelecidos. Ao final de cada rodada, o público pontua os participantes. Vence o palhaço com a maior somatória ao final da disputa.

A partir desta experiência inédita de improvisação na palhaçaria mineira, o Grupo Trampulim inaugura a segunda temporada de seu mais novo espetáculo, “Academia Brasileira de Bestas” (ABB).

Fruto de uma profunda pesquisa de mais de uma década do diretor Rafael Protzner, esta edição da “Academia Brasileira de Bestas”, viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) em 2023, conta com a participação de alunos formados em três oficinas abertas ofertadas pelo Grupo Trampulim neste ano, ainda em andamento, e com aulas realizadas entre agosto e outubro.

Academia Brasileira de Bestas – Foto divulgação

Com cenas baseadas em um constante jogo de improvisação, as próximas apresentações estão marcadas para o dia 23 de setembro, sábado, às 15h30, no Centro de Referência da Juventude (CRJ); e no dia 7 de outubro, sábado, às 17h, no Centro Cultural São Geraldo. A entrada é gratuita, . As inscrições para as oficinas ainda estão abertas e podem ser feitas neste link.

Improvisação e palhaçaria

Ainda em fase de pesquisa, a primeira temporada de ABB aconteceu em 2019, quando o Grupo Trampulim convidou alunos do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG e artistas parceiros para testar o formato, dentro do programa Laboratório da Cena FUNARTE 2019. A aposta deu certo, e o Trampulim resolveu repetir a dose. Os módulos das oficinas, com duração de cinco dias, foram concebidos a partir dos conhecimentos milenares da palhaçaria e de uma técnica conhecida como Maestro, criada pelo canadesne Keith Jonhstone, com quem Protzner participou de uma imersão de estudos no Canadá, iniciada em 2014 e que, ao longo dos anos, vem sendo transmutada para as atividades Trampulim.

Na prática, a técnica Maestro, desenvolvida no bojo das experiências de improvisação, consiste em um jogo no qual palhaços competem em rodadas sequenciais pela melhor atuação diante o público: tudo isso feito em cima de uma narrativa improvisada pelos atores, sem roteiros cênicos prévios. Esse é o pano de fundo da ABB, uma aposta inédita do Trampulim, que transforma cada espetáculo em uma experiência narrativa única e diversa, a partir do improviso.

Ao final dos encontros, os destaques de cada turma são convidados para compor as três apresentações da ABB, em um formato denominado “treina e apresenta”, ao lado da trupe do Grupo Trampulim, formada por Adriana Morales, Rafael Protzner e Tiago Mafra, além dos palhaços convidados: Ana Carolina, Letícia di Cássia, Lori Moreira, Luciano Antinarelli, Mariana Gomes e Ricardo Ikier. Neste formato, qualquer pessoa interessada na arte da palhaçaria pode começar a aprender e se preparar para se apresentar no palco.

Grupo Trampulim

Criado em 1994 e direcionado à pesquisa sobre o ofício da palhaçaria a partir do improviso, o Grupo Trampulim acumula apresentações no Brasil e exterior, com passagens por Portugal e Canadá, tendo 13 espetáculos no currículo, sendo “Academia Brasileira de Bestas” a mais recente. Atualmente, a trupe é composta por Adriana Morales (Benedita Jacarandá), Tiago Mafra (Sabonete), Poliana Tuchia (Socorro), Chaya Vasquez (Conselhos) e Rafael Protzner (Alfinete) – e seus respectivos arquétipos saltimbancos.

Nas ruas da capital mineira, eles são bastante conhecidos por praticar, desde 2006, a apresentação itinerante “Invasão de Palhaços”. Sem avisos prévios, de repente um grupo de palhaços desembarca em lugares comuns, como praças, mercados públicos, pontos de ônibus ou estações de metrô, e convida o público para um cortejo livre para ressignificar esses lugares, munidos de brincadeiras, músicas, jogos e muitas risadas à base do improviso. Desde 2008, com a entrada de Rafael Protzner na trupe, o Trampulim tem aprofundado suas pesquisas na técnica da impro — na qual a estrutura dos espetáculos é baseada na improvisação.

Serviço

“Academia Brasileira de Bestas” no CRJ
Quando. 23 de setembro, sábado, às 15h30
Onde. Centro de Referência da Juventude (R. Guaicurus, 50 – Centro)

Quanto. Entrada gratuita

As oficinas acontecem nos dias 18, 20 e 22/9, entre 18h e 21h30. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas até 11/9 neste co*****@sa************.br/False” target=”_blank” rel=”noreferrer noopener”>neste link.

“Academia Brasileira de Bestas” no Centro Cultural São Geraldo
Quando. 7 de outubro, sábado, às 17h
Onde. Centro Cultural São Geraldo (Av. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo)
Quanto. Entrada gratuita

As oficinas acontecem de 2 a 6/10, das 19h às 22h. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas até 25/9 neste link. co*****@sa************.br/False” target=”_blank” rel=”noreferrer noopener”>neste link.

Livre

Centro de Referência da Juventude

Rua Guaicurus, 50 – Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30111-000 Brasil
+ Google Map

Anúncios