A Velha Venda Nova - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

A Velha Venda Nova

23 set, 2023 as 16:00 28 set, 2023 as 16:00

Espetáculo teatral ‘A Velha Venda Nova’ estreia neste fim de semana

  Cóccix Cia. Teatral apresenta o espetáculo “A Velha Venda Nova”, um processo criativo que envolveu pesquisas e práticas investigativas sobre os 312 anos da regional Venda Nova. Na peça o público vaiconhecer como aconteceu a criação e o desenvolvimento da tricentenária região, pelo ponto de vista de duas senhoras enraizadas no coração de Venda Nova: as personagens Native e Ceição.

As exibições são no Centro de Vivência Agroecológica (Cevae) Serra Verde, nos dias 23, 24, 26, 27 e 28/9, sempre às 16h. As apresentações são gratuitas, seguidas de uma roda de conversa. No dia 24, domingo, contará com interpretação de Libras.

A velha Venda Nova

Pelo que contam, Native e Ceição viram muito nessa vida e gostam de prosear, contar histórias, revirar as memórias e aquecer os corações (e os imaginários) de quem toma um gole de fôlego, de café, água ou coragem em Venda Nova, na venda delas.

As duas senhoras abrem as portas de casa, convidam a visita para um café, uma trezena, uma festa junina e também para comer, beber e dançar no antigo comércio mantido por elas. Quando juntas, seus gestos brincam de fazer desaparecer as fronteiras entre o passado, presente e futuro.

As duas cuidam da clientela, das plantas do quintal, misturam memórias e tecem um belo horizonte enquanto, apaixonadamente, semeiam as histórias de Venda Nova. Carregados pelos palavrórios delas, cavalgamos por séculos e séculos de acontecimentos.

Nessa viagem, é possível reconhecer parte dos homens e mulheres que fizeram dessa região um tanto de mundo rico em lutas, reviravoltas, sonhos, perdas, conquistas, culturas, fé, sonoridades, cheiros, festejos e sabores. Native e Ceição quer que as visitas provem um cadinho de tudo dessa fartura… E ai de quem fizer desfeita! Melhor, então, se deixar levar por tudo que essas duas senhoras têm pra partilhar… Suas memórias brincam de refundar o mundo e dar novos contornos à vida.

A cenografia, figurino, ambientação e instalações sonoras levam o público para o séc. 18, onde começa o enredo, acompanhando a passagem de tempo até hoje. Com início na rua, o espetáculo impacta espectadores e transeuntes que passam pela via, com intervenções artísticas que variam em cada apresentação, pois serão abertas ao convite de artistas locais.

“O público será envolvido pelo clássico carro de som da periferia, que anuncia desde venda de ovos, pamonha, vassouras e produtos de limpeza, até a chamada para participar dos bailes das Quadras do Vilarinho e da Boate Sóvem”, conta Rogério Gomes, diretor do espetáculo. O mesmo carro anuncia a morte de alguém da comunidade, convoca para uma reunião de interesse público e anuncia um espetáculo teatral. 

Atendimento a cidade

Além de impactar diretamente os moradores de Venda Nova, o projeto, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, abrange também o público de outras regionais, por ser um trabalho aberto, gratuito e de faixa etária livre.

Cóccix Companhia Teatral

Fundada no ano de 2006, a é uma associação cultural sem fins lucrativos sediada no bairro Minas Caixa, em Venda Nova, que leva em seu cerne o propósito de descentralização da cultura e valorização da arte produzida nas periferias.

Ao longo de sua trajetória, o grupo desenvolveu diversos projetos artísticos e culturais que resultaram na criação e realização de seis espetáculos teatrais, dez edições do festival multicultural Ponta a Pé Cultural, quatro edições da Mostra Puxadinho, além do Programa de Ações Formativas, envolvendo atividades de formação de público, e a realização de oficinas artísticas e culturais que geraram a capacitação, qualificação e aprimoramento técnico de diversos profissionais do setor cultural.

 O grupo desenvolve pesquisas artísticas envolvendo os seguintes dispositivos teatrais: ocupação artística, máscara e mascaramentos, teatro épico dialético, site Specific e teatro físico, tais pesquisas resultaram na criação dos espetáculos que integram o repertório do grupo. 

SERVIÇO

 A Velha Venda Nova
Apresentações destinadas a instituições parceiras: 23/9 (sábado), 26/9 (terça-feira), 27/9 (quarta-feira)
Apresentações abertas ao público: 24/9 (domingo) – contará com interpretação de Libras; e 28/9 (quinta-feira).

Local: Centro de Vivência Agroecológica (Cevae) Serra Verde – R. Sebastião Gomes Pereira, 140 – Serra Verde, BH
Horário: 16h
Duração: 3 horas
Classificação: Livre

GRATUITO: retirada de senha 30 minutos antes do espetáculo (sujeito à lotação – 30 lugares) 

Livre

Centro de Vivência Agroecológica (Cevae)

Rua Sebastião Gomes Pereira, 140
Belo Horizonte, Minas Gerais 31630-360 Brasil
+ Google Map

Anúncios