Logo

O Bairro

O bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, é um desses lugares onde perduram algumas tradições e onde aflora cultura em amplitude, como a boemia dos bares e restaurantes, como o Bolão e Bar do Seu Orlando, entre tantos outros; e os encontros marcantes “marcados” de fazer arte, como o Clube da Esquina, Skank e Sepultura e os diversos ateliês de cerâmica, artes plásticas, artesanato e grupos de teatro e de música.

É um lugar onde as pessoas ainda conservam o hábito de dar bom dia, boa noite e oferecer ajuda, quando alguém está em apuros e até mesmo sentar no banco da praça ou na porta da rua e trocar um dedo de prosa. Por falar em praça, as cinco existentes no bairro Santa Tereza são pontos de encontro dos moradores e visitantes.

Carinhosamente chamado Santé, quase uma referência ao seu pulsar de “mineiridade”, que corta a “compridez” das palavras, é um bairro que ultrapassa fronteiras por meio de seus moradores, suas praças e manifestações. Apesar do bairro Santa Tereza estar em Belo Horizonte,  é um lugar de Minas, do Brasil e do Mundo.

Historia

O bairro Santa Tereza teve sua ocupação iniciada pelos imigrantes, principalmente italianos, portugueses e espanhóis que vieram trabalhar na construção da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Inclusive muitos dos moradores são descendentes desses imigrantes, pois uma das características de seus habitantes é continuar vivendo no local.

Ainda é possível encontrar imóveis do início do século XX, que guardam suas características arquitetônicas, como por exemplo o prédio do cinema e do bar Bolão.

Localização:

Região Leste de Belo Horizonte. Como uma ilha, o bairro Santa Tereza está rodeado pelas avenidas Silviano Brandão, Contorno e Andradas, importantes vias de tráfego de veículos.

Tem como vizinhos os bairros Sagrada Família, Horto, Pompéia, Santa Efigênia e Floresta e a 15 minutos do centro da cidade.

Para chegar:

De carro: Vir pelas Avenidas do Contorno, Andradas ou pela Silviano Brandão, que são bem sinalizadas.

Transporte público:

Metrô: descer na Estação Santa Tereza. Atenção para o horário de funcionamento, até às 23h.
Ônibus: Duas linhas cortam o bairro: 9103 – Santa Tereza/Santo Antônio e 9210 – Santa Tereza/Prado.

Anúncios