Coletivo que defende a reabertura do Mercado de Santa Tereza se reúne com Juca Ferreira - Santa Tereza Tem
Logo

Coletivo que defende a reabertura do Mercado de Santa Tereza se reúne com Juca Ferreira

Coletivo Mercado Vivo + Verde se reunirá nessa quinta, 10, com o presidente da Fundação Municipal de Cultura

Juca Ferreira é o novo presidente da Fundação Municipal de Cultura. Fotos: Brígida Alvim

Na quinta-feira, 10 de agosto, o coletivo Mercado Vivo + Verde terá sua primeira reunião com o novo presidente da Fundação Municipal de Cultura, Juca Ferreira. O encontro foi solicitado pelo Movimento, com o objetivo de apresentar o projeto Mercado Vivo + Verde, o andamento do processo que visa a abertura definitiva do espaço, além de retomar o diálogo com o poder público e as negociações já iniciadas com a nova gestão municipal.

Acredita-se que a reunião será mais um importante passo na luta pela reabertura do Mercado Distrital de Santa Tereza. O Coletivo Mercado Vivo + Verde foi criado em 2016 a partir da união do Salve Santa Tereza com diversos outros movimentos das áreas artístico-cultural, social e da agroecologia, que somam forças às iniciativas de defesa do Mercado, com vistas a conquistar a reabertura desse espaço tão importante para o bairro e para a cidade.

Histórico

Evento Mercado Vivo + Verde, realizado na área externa do local

O Mercado Distrital de Santa Tereza está fechado desde 2007 e tem sua reabertura almejada pelos moradores do bairro e defendida pelo movimento Salve Santa Tereza desde 2013, quando a prefeitura ofereceu o espaço para a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) construir uma escola industrial automotiva. Entre 2013 e 2017, o movimento realizou centenas de assembleias, audiências públicas na Câmara Municipal de Belo Horizontes, manifestações e abaixo-assinado que obteve mais de duas mil assinaturas de moradores do bairro.

A partir de 2014, o movimento viu a necessidade de demonstrar na prática a aplicabilidade do projeto de ocupação do Mercado construído coletivamente com base em grupos focais feitos com moradores, o Mercado Vivo + Verde. Periodicamente, são realizados eventos no entorno do Mercado de Santa Tereza, com feiras de arte e artesanato, de produtos agroecológicos, limpeza da área, cultivo e manutenção da horta comunitária, rodas de conversas, apresentações e oficinas artísticas.

Sebrae

Nos últimos meses, o coletivo Mercado Vivo + Verde está produzindo, em parceria com o Sebrae MG, um Plano de Negócios para viabilizar a implementação do projeto. O estudo está previsto para ser finalizado em outubro.

Mutirão neste sábado, 12 de agosto

Mutirão no Mercado inclui atividades artísticas

No próximo sábado, 12 de agosto, de 10h às 18h, será realizado mais um Mutirão no Mercado de Santa Tereza, onde artistas e público de todas as idades são convidados a ocuparem o espaço durante todo o dia. Na área externa do Mercado (antigo estacionamento) são organizadas atividades como rodas de capoeira e conversa,  apresentações e oficinas circenses, piquenique e manejo da horta agroflorestal comunitária implantada pelo Mercado Vivo + Verde nos canteiros locais.

 
Programação do Mutirão:
10h –  Limpeza e manejo da horta comunitária
11h – Aula de Capoeira Angola com Contramestre Iran
14h – Encontro de Malabarismo Arte e Convivência
         Gaymada, com Toda Deseo (a confirmar)
15h – Piquenique com colheita simbólica do milho crioulo e intervenção do Slow Food chamando a atenção para o tema dos transgênicos.
    Oficina Bolha de sabão Gigante, com Cia Gêmea
16h – Espetáculo: “Sem fonia musical”, com Yepocá Cia de Teatro
17h – Palco Aberto – Apresentadores:
         “Circo Tapa” Palhaça Faísca e Palhaço Chops
         “A engolidora de espada” Daniela Rosa
         “A Cantora Liríca” Bete Penido

Mutirão no Mercado de Santa Tereza  e Encontrão Circense (edição agosto/17)
Dia: 12 de agosto, sábado
Horário: 10h às 18h
Local: Mercado de Santa Tereza, Entrada pela Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza, BH
Entrada: Acesso livre e gratuito.

Saiba mais sobre o Mercado de Santa Tereza nas matérias relacionadas:

Anúncios