Domingo de Ramos na Praça Cel. José Persilva - Santa Tereza Tem
Logo

Domingo de Ramos na Praça Cel. José Persilva

Domingo de Ramos na Praça Cel. José Persilva dá início as celebrações da Semana Santa em Santa Tereza

Domingo, dia 21, às 8h30, será realizada a cerimônia do Domingo de Ramos em Santa Tereza, com benção dos ramos na Praça Cel. José Persilva abrindo a celebração da Semana Santa no bairro. Esta já é a terceira vez que o Domingo de Ramos é encenado na Praça José Persilva, onde os fiéis se reúnem, levando ramos, como manda a tradição, folhas de palmeira e galhos de manjericão. Depois da benção dos ramos, feita pelo pároco de Santa Tereza, padre Márcio Ribeiro de Sousa, será organizada a procissão pelas ruas do bairro até à igreja, onde será celebrada Missa da Paixão do Senhor.e em seguida procissão até à Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha, onde será celebrada missa.

benção de ramos 1 copy
Benção dos Ramos em 2014 Foto:Eliza Peixoto

Além da benção dos ramos, será feita a coleta da contribuição financeira, que será aplicada na realização de projetos específicos da Campanha da Fraternidade, que tem como tema este ano a “Casa comum, nossa responsabilidade”, que envolve principalmente ações ligadas ao saneamento básico.

Sobre o Domingo de Ramos

De acordo com o evangelho, Jesus chegou a Jerusalém montado em um jumento e o povo o recebeu acenando ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25-26) – “Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos.”

A figura do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, considerado  um animal de guerra.  Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um “príncipe da paz” e não um rei guerreiro.

Anúncios