Viola de Feira - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Viola de Feira

26 nov, 2023 as 10:00 11:00

No dia 26 de novembro, às 10 horas, o Centro Cultural Padre Eustáquio será palco da 7ª edição do projeto Viola de Feira, trazendo a essência das feiras através da música da viola. Idealizado pelo renomado violeiro mineiro Wilson Dias e pela Picuá Produções Artísticas, o evento promete trazer o burburinho, o som e o cheiro característicos das feiras de Minas Gerais.

Artistas que se apresentarão:

Wilson Dias: mineiro de Olhos D’Água, no Vale do Jequitinhonha, possui oito discos lançados pelo selo Picuá Discos Participa da coletânea “Viva viola – 60 cordas em movimento” (2009). Em 2010, produziu, em parceria com Pereira da Viola e o poeta João Evangelista, o álbum antológico “Pote – a melodia do chão”. Sua música propõe ressonâncias entre cosmologias rurais e urbanidades contemporâneas, abrindo derivas por onde transitam os fundamentos da cultura popular brasileira, sua grande mestra.

Bilora é músico, violeiro, cantor, compositor e produtor cultural natural da comunidade rural do Córrego do Norte, Santa Helena de Minas, Vale do Mucuri, MG. Gravou 5 cds, sendo o mais recente Viola Orgânica. O quarto cd Balanciô foi premiado em 2012 como Melhor CD de Viola no Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira. Foi ganhador de vários prêmios em Festivais da Canção Brasil afora. Em 2011 foi um dos selecionados no Programa
úsica Minas de Intercâmbio internacional para show em Buenos Aires, Argentina. Em 2018
lançou seu primeiro livro denominado “Certa Feita… Causos do Vale do Mucuri”.

Letícia Leal Nascida em Teófilo Otoni (MG), Letícia Leal, hoje com 37 anos, lembra que o gosto pela viola contemporânea surgiu a partir de um tio que apresentou a ela um disco de Almir
Sater.
Quando se mudou para Belo Horizonte, em 2006, para estudar Medicina Veterinária, as músicas de Almir Sater eram a ponte que a conectava com sua cidade natal. Mas logo percebeu que ouvir não era o suficiente.
“Chegou num ponto que não bastava mais ouvir, o som tinha que sair de mim e não do toca discos. Foi aí que impliquei que queria tocar viola”, conta. Com um início não tão comum dentro da música, a multiartista passou a tocar em palco três anos depois, abrindo shows de outros violeiros. Neste começo, alcançou o 3o lugar do Concurso de Melhor Violeiro, realizado pela TV Globo Minas, em 2012. Letícia também está imersa no universo da arte marcial, e desde 2021 dá aulas de Muay Thai em Belo
Horizonte.

Participações especiais:
Guilherme Faria: Mineiro de Belo Horizonte, Guilherme Faria é cantor, compositor, intérprete e violeiro. Apaixonado pela música desde sua infância é autodidata e também estudou a viola com grandes mestres. Seguir cantando e tocando no universo das 10 cordas tornou-se não só um trabalho mas também um estilo de vida guiado pela cultura Brasileira.

    Fernando Sodré: Compositor e instrumentista natural de Belo Horizonte/ MG é reconhecido por sua técnica polida e originalidade, fazendo pontes sonoras entre ritmos variados e composições arrojadas.

    É considerado pela crítica uma das mais importantes vozes da viola brasileira no mundo, em tempos de novas abordagens. Possui 4 discos lançados: Centenário de Belo Horizonte (2001), Fernando Sodré (2004), Rio de Contraste (2007), Viola de Ponta Cabeça (2014) . Já dividiu palcos com músicos como Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Jair Rodrigues, Juarez Moreira, Elza Soares entre vários outros.

    Camila Menezes: Com 16 anos de carreira, Camila Menezes é multi-instrumentista, compositora, arranjadora, maestrina e produtora musical. Integra a banda de indie-pop LGBT+ Dolores 602, com a
    qual conquistou, por suas composições, nove premiações em festivais. Também participa da banda Tutu com Tacacá, que funde ritmos mineiros e nortistas, como o carimbó.

    A mineira é maestrina do Coral Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz (Sabará, MG), que vai do tango ao folk, passando pelo canto coral tradicional e pelas músicas regionais brasileiras.

    Psicóloga de formação, mestra em Psicologia Social, também dá
    aulas particulares de violão, baixo e ukulele. Em 2021, iniciou uma nova fase de sua trajetória,
    agora em carreira solo, evidenciando não somente suas habilidades como cantora e produtora.

    Serviço:
    Dia: 26/11/2026 às10h
    Local: Centro Cultural Padre Eustáquio
    Endereço: R. Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte – MG

    Livre

    Centro Cultural Padre Eustáquio

    Rua Jacutinga, 821
    Belo Horizonte, Minas Gerais 30730-430 Brasil
    + Google Map

    Anúncios