Lançamento do livro “O Esférico Mundo da tia Loló, de Sara Pinheiro - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Lançamento do livro “O Esférico Mundo da tia Loló, de Sara Pinheiro

28 out, 2023 as 14:00 17:00

Ilustrado pela artista visual Tatiana Blass e publicado pela editora Chão da Feira, o livro apresenta temas como o protagonismo feminino, a maternidade, o universo fantástico das crianças e o incentivo a artistas mulheres

No dia 28 de outubro, será lançado, na Quixote Livraria, em Belo Horizonte, das 14h às 16h, o livro ilustrado “O Esférico Mundo da tia Loló”, da autora e dramaturga Sara Pinheiro.

O livro conta, por meio de jogos de rimas e imagens poéticas, a história de uma menina que um dia escuta algo inusitado: “tia Loló veio de outro planeta!”. Muito curiosa, ela, então, vai atrás de pistas para descobrir que planeta é esse. Durante o percurso, a menina descobre que existe um tal mundo esférico cheio de surpresas. Através da perspectiva da criança, “O esférico Mundo da tia Loló” traz como temas o protagonismo feminino, o incentivo a artistas mulheres e os diferentes mundos que existem dentro das personagens. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Sara Pinheiro e Tatiana Blass – crédito Pablo Lamar

Para a ilustração do livro, Sara Pinheiro convidou a artista visual Tatiana Blass, ganhadora do Prêmio PIPA (2011), autora e ilustradora do livro “A Família Mobília” (Cosac Naify/ SESI- SP Editora). As imagens do livro “O Esférico Mundo da tia Loló” foram construídas com a técnica de recorte e colagem de silhuetas com iluminação em backlight. O livro será publicado pela editora Chão da Feira, com acompanhamento editorial de Carolina Fenati e projeto gráfico de Luísa Rabello.

Sara conta que a inspiração para escrever vem de lugares diferentes: “Eu lembro que quando tive a ideia do livro, minha filha era pequena. Antes da pandemia, já me veio a premissa de escrever o livro do ponto de vista dessa criança, que escuta que a tia Loló veio de outro planeta e fica muito curiosa em saber que planeta é esse”.

Sara conta que, a partir dessa ideia, aconteceram várias voltas até o livro se transformar no que é hoje. “Com a questão da maternidade, existe uma proximidade grande com a infância e o acompanhamento das fases dos filhos. E as brincadeiras, como gostar de ser detetive, por exemplo, que foi uma fase pela qual minha filha passou e até hoje tem curiosidade, essa coisa meio cientista de experimentar o mundo, enfim, a maternidade me deu muito entusiasmo para escrever”, diz.

Segundo a autora, outra referência é a canção “Reconvexo”, escrita por Caetano Veloso para a sua irmã Maria Bethânia, que a fez pensar muito sobre o côncavo e o convexo, que tem a ver com a esfera. “As pessoas são esféricas e também são complexas. Essa foi uma inspiração que veio na época do golpe jurídico-midiático, como o aparecimento dos terraplanistas, por exemplo. Acho que as inspirações que nos tocam nascem das percepções, da gente se atentar ao mundo e entender se temos um interesse real interno que liga essa percepção externa àquilo que nos motiva”.

Graduada em Letras, Sara Pinheiro explica que na metade do curso resolveu fazer teatro no Cefar-MG e, de alguma forma, achou que a dramaturgia também foi um encontro para essa experiência. “Eu sempre tive interesse pela literatura e por isso fui para a Letras. Profissionalmente meu foco é na dramaturgia, mas sempre tive interesse pela escrita e pela poesia e, vira e mexe, é um lugar para onde eu costumava voltar, mas de uma forma amadora. Há um tempo eu também tive uma experiência na escrita audiovisual para roteiro e então fui experimentando outros lugares da linguagem”, conta.

Em 2017, Sara participou de um projeto que ganhou o prêmio literário do Estado de Minas, sendo vencedora do troféu “Jovem Escritor Mineiro”, que é um projeto de romance intitulado “Membro Fantasma”. A partir daí, a autora voltou a se conectar mais com a literatura como um objetivo profissional. “Também estou estudando poesia num curso chamado Curso Livre de Preparação para Escritores da Casa das Rosas, em São Paulo, e estou achando bem interessante”, relata.

Audiolivro  

A publicação terá também versão em audiolivro, elaborado de maneira poética pelo Grupo Serelepe, num processo de tradução das imagens visuais para as imagens sonoras, garantindo assim a fruição do público infantil deficiente visual. A versão em audiolivro será disponibilizada gratuitamente na internet. Já o livro impresso terá 500 exemplares, sendo 30% destinados a doações. 

Protagonismo feminino e estímulo a artistas mulheres

Em “O esférico mundo da tia Loló”, a criança-narradora é uma menina curiosa. Ela sonha, primeiramente, em ser detetive, e depois, cientista. A personagem de tia Loló, por sua vez, é expansiva, mas misteriosa: parece não se enquadrar nos moldes da família, uma vez que “veio de outro planeta”. Tia e sobrinha se encontram juntas nesse instigante mundo esférico. Levando esse mote em consideração, o projeto se justifica na medida em que as personagens principais são mulheres que ocupam e criam lugares diversos e excêntricos.

Ainda considerando o protagonismo feminino, cabe dizer que o livro foi escrito por uma artista mulher e mãe – o que mais uma vez se faz relevante se pensarmos que as mulheres que se tornam mães encontram grandes empecilhos na continuidade de suas atividades profissionais. Além disso, a equipe é majoritariamente feminina, sendo os cargos principais (autoria, ilustração, revisão, designer e produção) ocupados por mulheres.

Mini-bio de Sara Pinheiro

Sara Pinheiro é formada em Letras pela UFMG e técnica em Teatro pelo Cefar- MG. Há mais de 10 anos se dedica à dramaturgia, tendo participado de diversas montagens em Belo Horizonte. Nos últimos tempos, a autora se aventura em outras escritas: foi roteirista do longa-metragem “Canção ao longe” (Festival de Brasília e Festival do Rio) e “Remanso” (em desenvolvimento – Huber Bals Fund). Sara foi contemplada pelo prêmio “Jovem Escritor Mineiro” da Secretaria do Estado-MG com o projeto de romance “Membro Fantasma”. Atualmente, a autora estuda roteiro na Roteiraria e faz parte do CLIPE- Poesia (curso de preparação para escritores, na Casa das Rosas, em São Paulo).

SERVIÇO

Lançamento do livro “O Esférico Mundo da tia Loló, de Sara Pinheiro

Data: 28 de outubro, das 14h às 16h

Local: Livraria Quixote – Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, BH

*Entrada gratuita

Livraria Dom Quixote

Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi
Belo Horizonte, Minas Gerais 30.112-000 Brasil
+ Google Map

Anúncios