“Jequitinhonha: Origem e Gesto” reúne, pela primeira vez, dança e artes visuais, na Grande Galeria do Palácio das Artes - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Jequitinhonha: Origem e Gesto” reúne, pela primeira vez, dança e artes visuais, na Grande Galeria do Palácio das Artes

4 ago, 2023 as 08:00 6 out, 2023 as 17:00

Produção inédita da Fundação Clóvis Salgado é inspirada nas culturas e tradições do Vale do Jequitinhonha

Artes Visuais e Dança são a inspiração para o novo projeto artístico da Fundação Clóvis Salgado, “Jequitinhonha: Origem e Gesto”. Nessa iniciativa inédita de junção de várias expressões artísticas ocupando a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, a Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e as Artes Visuais se unem para apresentar ao público uma criação híbrida, em que duas linguagens se tornam uma. O projeto é uma realização do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Clóvis Salgado, com a correalização do Sebrae.

A Cia. de Dança covida alunoz do ensino público para umaapresentação e um bate papo com os bailarinos / Fotografia: Paulo Lacerda

Com coordenação geral do artista Marco Paulo Rolla, “Jequitinhonha: Origem e Gesto” chega para celebrar, na capital mineira, dentro do Palácio das Artes, em dois momentos, a riqueza criativa do povo do Vale do Jequitinhonha. Primeiro será a inauguração, na quinta-feira (3/8), às 19h, de uma exposição panorâmica com obras dos principais artistas e artesãos da região, composta por 100 peças históricas, vindas de acervos particulares, do Centro de Arte Popular (CAP), com obras da colecionadora Priscila Freire, e do Sebrae/MG e ainda criações atuais feitas especialmente para a ocasião.

Uma ambientação inspirada no Vale foi criada no espaço da Grande Galeria para receber a exposição panorâmica, a partir dos tons terrosos, dos barrancos, das casas de pau a pique e das texturas da paisagem daquela região. Neste mesmo cenário também ocorrerá, na sexta-feira (4/8), às 20h, a estreia da coreografia da Cia. de Dança Palácio das Artes, também batizada de “Jequitinhonha: Origem e Gesto”. A partir daí, nos finais de semana, ao longo de agosto e outubro, a coreografia será encenada em sessões gratuitas.

Com concepção coletiva dos bailarinos da CDPA, a nova coreografia é resultado da pesquisa de campo realizada pelo corpo artístico do Palácio das Artes no Alto Jequitinhonha. As visitas às Associações de Artesanato e as conversas com moradores da região inspiraram um trabalho que mescla as tradições mineiras à contemporaneidade. Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, “Jequitinhonha: Origem e Gesto” é uma celebração das tradições do estado para além da Minas histórica.

“Essa produção inédita celebra as outras histórias de nosso Estado. Com a iniciativa, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard abre espaço para todo simbolismo das ‘Gerais’, que é essa região mais profunda de Minas, com muitas histórias, culturas e tradições, bem diferentes da centralidade do Estado. O objetivo é estimular um novo olhar para a diversidade e a riqueza da produção artística de nossa terra”, destaca.

Marco Paulo Rolla, que também assina a curadoria da exposição e a direção da coreografia da Cia. de Dança, explica que o projeto foi pensado para ampliar a percepção do público a respeito do Vale do Jequitinhonha. “O objetivo é abrir uma porta para imaginar além do que o Jequitinhonha é. É uma tentativa de apresentar, na Grande Galeria, esse recorte muito sensível daquela região, a partir das origens e dos gestos que fazem parte daquela cultura que, às vezes, nos parece tão distante”, aponta o coordenador.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca a importância da iniciativa para valorizar o artesanato mineiro, especialmente o trabalho dos mais de 130 artesãos do projeto Artesanato do Vale do Jequitinhonha, atendidos pelo Sebrae. “O ‘Vale do Jequitinhonha’ foi a primeira ‘marca território’ criada para o artesanato em Minas Gerais. Essa exposição é uma grande oportunidade para fortalecer a identidade e origem do território, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, além de divulgar a rica cultura do Vale e dar mais visibilidade às peças produzidas pelos artesãos”, destaca.

Assim como “Jequitinhonha: Origem e Gesto”, as demais atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores a Cemig e o Instituto Cultural Vale; além de patrocínio Master da ArcelorMittal; patrocínio da Usiminas e da Vivo e correalização das atividades da APPA – Arte e Cultura.

Fotografia: Paulo Lacerda

“JEQUITINHONHA: ORIGEM E GESTO”

Inauguração do projeto: 3/8 (quinta-feira) às 20h

Exposição: 4/8 a 8/10

Horário: terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 17h às 20h

Espetáculo da Cia. de Dança Palácio das Artes: 4,5, 6, 11, 12, 18, 19, de agosto; 1º, 8, 15, 22, 29 de setembro; 6 de outubro

Horário: 20h (retirada de ingressos uma hora antes, na Bilheteria do Palácio das Artes)

Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro /Belo Horizonte

Entrada gratuita

 Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.palaciodasartes.com.br

Palácio das Artes

Avenida Afonso Pena, 1537, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais Brazil
+ Google Map
31-3236 7400

Anúncios