Espetáculo “Marcas do Tempo - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Espetáculo “Marcas do Tempo

14 maio as 19:00 13 junho as 15:00

Espetáculo “Marcas do Tempo”, de Maria Célia Nunes, baseado em três contos de sua autoria, estreia dia 14 de maio,  no Centro Cultural Vila Rica, em BH

Com direção de Alan Najara, o espetáculo “Marcas do Tempo” aborda temáticas relacionadas aos povos originários, à escravidão e às estruturas políticas, econômicas e culturais da sociedade brasileira. O projeto é gratuito e contará com intérprete de Libras.

No dia 14 de maio, às 19h, acontecerá a estreia do espetáculo “Marcas do Tempo”, da autora e contadora de histórias Maria Célia Nunes, no Centro Cultural Vila Rica, em BH. O espetáculo, dirigido por Alan Najara.

O evento é gratuito e contará com intérprete de Libras, reforçando o interesse em democratizar o acesso aos bens culturais de maneira equânime. Esse espetáculo é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Marcas do Tempo – foto Gabriel Caram

Marcas do Tempo

Inspirado em três contos de autoria de Maria Célia, historicamente contextualizados, sendo eles “As Chamas e o Legado”, “O Menino e a Mulher” e “Amor Proibido”, o projeto tem como intuito proporcionar ao público a vivência de narrativas do passado, entremeadas por uma construção musical cuidadosa. “

Em seu trabalho artístico, Maria Célia traz a influência de sua carreira como professora de História e Sociologia, o que lhe permitiu alinhavar o conhecimento artístico às pesquisas realizadas durante suas atividades como docente. De acordo com ela, “o espetáculo aborda três matrizes étnicas, sendo elas indígena, africana e europeia, agrupadas em um processo de dominação, exclusão, extermínio cruel, desumano e degradante que ainda persiste. Este processo envolve a construção de uma sociedade patriarcal por uma elite branca, de traços marcadamente autoritários, discriminatórios, misóginos, moralistas e hipócritas”, argumenta. 

Após a estreia no Centro Cultural Vila Rica, no dia 14 de maio, o espetáculo será realizado em outras regionais da cidade, como nos centros culturais Venda Nova, Salgado Filho e Padre Eustáquio, e também em espaços públicos como o Museu de Moda de Belo Horizonte, Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado e Teatro Raul Belém Machado. A previsão do projeto é beneficiar um público estimado em 700 pessoas de diversos segmentos sociais, regiões e com idade acima de 14 anos. 

SERVIÇO

Estreia do espetáculo “Marcas do Tempo, de Maria Célia Nunes, dia 14 de maio
Local: Centro Cultural Vila Rita, às 19h – Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita
Classificação: 14 anos
*Espetáculo gratuito e com intérprete de Libras

Apresentações em outros centros culturais e no Museu da Moda de BH:

Datas de maio:
Dia 16 de maio, no Centro Cultural Venda Nova, às 14h – Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários (Regional Venda Nova)
Dia 17 de maio, no Museu da moda, a partir das 19h – Rua da Bahia, 1.149, Centro 
*Retirada de ingresso 30 minutos antes

Datas de junho:
Dia 7 de junho, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, às 15h – Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã
Dia 8 de junho, no Centro Cultural Salgado Filho, às 16h – Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho
Dia 9 de junho, no Teatro Raul Belém Machado, às 19h – Rua Jauá, 80, Alípio de Melo
Dia 13 de junho, no Centro Cultural Padre Eustáquio, às 15h – Rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio 

Livre

Anúncios