Espetáculo “Fio do meio/Vertigem - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Espetáculo “Fio do meio/Vertigem

30 nov, 2023 as 19:00 2 dez, 2023 as 11:00

Espetáculo “Fio do meio/Vertigem”, dirigido pelo coreógrafo  Paulo Emílio Azevedo (RJ)

Um dos mais importantes criadores e pesquisadores do país, na área de artes cênicas, assina a dramaturgia e direção do espetáculo que integra o projeto Brasil Sem Ponto Final, em circulação por 11 capitais brasileiras. Paulo Emílio Azevedo está de volta a Belo Horizonte com seu “Corpo político que dança”.

A Cia Gente (RJ), dirigida por Paulo Emílio Azevedo promove por oficina e ai apresentações de espetáculo desenvolvido em dois atos: “Fio do Meio” – vencedor do prêmio FUNARTE de Circulação em Dança -, seguido de “Vertigem” que, este ano, representou o país no Festival D’Avignon (França).

Cr[édito da foto:_Walter Mesquita

“Durante três dias, quem passar pelo Memorial Minas Gerais pode participar da oficina Corpo-Memória ou assistir ao espetáculo “Fio do Meio/Vertigem” – ato n°2. Em cena, uma caixa de giz, uma caixa de som e três corpos que, segundo Paulo, não cabem dentro de “caixa” alguma. “Nosso trabalho transborda e, por isso, não se ajusta em lugar algum. Quero dizer, desobedece e pode ser adaptado a qualquer espaço. São histórias de personagens urbanas, narrativas abertas para o público fazer suas próprias leituras”, conta.

Há 10 anos trabalhando com os intérpretes Pedro Brum, Zulu Gregório e Salasar Júnior, a orientação do coreógrafo é que além de todas as provocações que geram, não deixem de se divertir em cena.

Paulo Emilio – foto: Filipe-Itagiba

Oficina Corpo e Memória

O projeto traz ainda uma preocupação pedagógica na troca de experiências e culturas com o público belo-horizontino: a oficina “Corpo-Memória”, ministrada pelo professor Paulo Emílio Azevedo, com assistência de Pedro Brum. De curta duração, o encontro propõe, por meio das representações do gesto, da palavra e do movimento, o uso do corpo e da voz como estratégias narrativas, tendo como protagonismo as respectivas biografias dos participantes. 

Segundo Paulo, a oficina não pretende ser uma experiência exclusiva pra quem já dança ou faz teatro, “é também para elas, como para qualquer pessoa que queira dispor de duas ferozes gramáticas de comunicação: corpo e voz. Logo, não há  a pretensão de levar uma técnica para que as pessoas tenham que alcançar algo. São estímulos dados que se transformam em possibilidade criativa. Não é uma oficina de dança, mas que pode se tornar dança ou outro texto corporal”, diz.

SERVIÇO

30/11 e 02/02 – quinta, às 19h, e sábado, às 11h
Espetáculo: “Vertigem/Fio do Meio” – ato n°2
Local: Memorial Minas Gerais Vale (Oficina Sala de Leitura) – Praça da Liberdade, 640, esquina com Rua Gonçalves Dias – Belo Horizonte, Minas Gerais/MG
Duração: 50 minutos

Na apresentação de sábado haverá duas ações além do espetáculo: antes da sessão, um resultado expositivo dos alunos da oficina “Corpo-memória” e após a mesma, um bate-papo com a direção e os intérpretes sobre o projeto e história da companhia, sendo esta realizada no auditório do Memorial

30/11 e 01/12 (quinta e sexta-feira) – 10 às 12h
Oficina Corpo e Memória
Local: Memorial Minas Gerais Vale (Oficina Sala de Leitura) – Praça da Liberdade, 640, esquina com Rua Gonçalves Dias – Belo Horizonte, Minas Gerais/MG
Classificação: 18
Vagas: 30
Ingresso: gratuito
Informações: (31) 3308-4000
Inscrições: link na bio do Instagram @cia.gente

Livre

Memorial Minas Vale

Praça da Liberdade, s/n
Belo Horizonte, Minas Gerais 30140-010 Brasil
+ Google Map
(31) 3343-7317

Anúncios