Festa da Luz - Santa Tereza Tem
Logo

Festa da Luz

Festa da Luz traz o diálogo entre a cidade e a floresta no hipercentro de BH

Terceira edição de um dos principais festivais de arte pública do país, de 23 a 26 de maio, o hipercentro recebe o reflorestamento da cidade, simbólica e esteticamente, por meio de instalações luminosas.

Esta será maior edição do evento, com nove instalações, cinco performances, shows de música, DJs e a programação de videomapping com VJs de todo o Brasil. O Circuito da Luz passa pela escadaria do metrô da Sapucaí, Edifício Itatiaia, Mirante Sapucaí, Edifício Chagas Dória, Viaduto Santa Tereza e Sula. Artistas como Ailton Krenak, Glicéria Tupinambá, Daiara Tukano, Don L, Pigmalião, Grace Passô, Amanda Lobos, Homem Gaiola, Hot e Oreia, Pirilampos do planeta, Thiago Mazza, entre outros estão na programação artística e musical.

Glicéria Tupinambá – Crédito Method

A Festa da Luz propõe aproximar a cidade da floresta e imaginar uma coexistência entre esses dois ecossistemas é algo urgente. Como a Praça da Estação está em obras, o projeto irá ocupar o baixio do Viaduto Santa Tereza e rua Aarão Reis, segundo Juliana Flores, curadora e diretora artística.

As obras buscam conectar o pensamento da floresta com a de uma cidade mais sustentável, justa e acolhedora para todos. O público perceberá a reflexão que o festival propõe não somente através da fruição das obras, mas do próprio circuito de arte e luz que convida as pessoas a se deslocarem pelo centro e se conectarem com a cidade.

A Festa da Luz é apresentada pelo Governo de Minas e Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio exclusivo da Cemig e realização da Casinha, Híbrido, Pública e Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.

Programação

A terceira edição da Festa da Luz inspira-se no conceito de Aílton Krenak de “florestania”. Na filosofia, “devir” é o movimento permanente e progressivo pelo qual as coisas se transformam. Ailton evoca o “devir floresta da cidade” para reflexão no contexto de emergência climática e a vida nos grandes centros urbanos. Aproximar a cidade da floresta, imaginar uma coexistência entre esses dois ecossistemas é algo urgente.

Krenak, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, lembra que a cidade e a floresta não são separadas, mas intrinsecamente ligadas. Precisamos respeitar e incluir os diferentes seres e formas de viver, para que possamos construir um mundo mais justo e pluriétnico. Durante a Festa da Luz, será instalado um letreiro luminoso na Baixio do Viaduto Santa Tereza com uma frase de Ailton Krenak.

Ailton Krenak (divulgação)

O icônico Edifício Itatiaia será ocupado por 12 VJs de todas as regiões do Brasil, que trazem o tema da edição para uma das fachadas mais imponentes do centro, da Grace Passô. As apresentações serão sonorizadas a partir da rua Sapucaí e é de lá que o público será convidado para apreciar o espetáculo.

Ainda no mirante da rua Sapucaí, Rafael Cançado, mais conhecido como Homem Gaiola cria a instalação Paisagens Digitais. Arquiteto e artista digital, ele mescla arte e tecnologia em suas obras, entre vídeos, instalações de led, laser mapping e performances audiovisuais.

O duo formado pelo casal Lula Duffrayer e Flávio Carvalho, por trás do Pirilampos do Planeta, usa lixo plástico para criar esculturas em formato de correntes coloridas e iluminadas. Elas estarão expostas no Edifício Chagas Dória, compondo o Circuito da Luz.

O Viaduto Santa Tereza, desta vez recebe a Cobra Arco Íris/ Bo’eda Pirõ de Daiara Tukano, trazendo toda a força da sua obra criada a partir da sabedoria e ancestralidade do seu povo. Sua instalação é inspirada na jiboia arco-íris e tem a importante colaboração técnica do MIR Estúdio, que faz a programação dos leds, criando uma sensação de miragem no público que vai visitar esta obra. O MIR Estúdio também participa com a instalação Reflexos, na Arão Reis.

Festa da Luz – Viaduto Santa Tereza – Foto Isis Medeiros

Entre os tradicionais edifícios Sulacap e Sulamérica, Thiago Mazza apresenta “Plantas Pulsam”, uma instalação inflável criada pelo pintor e muralista mineiro, inspirada nas mais recentes descobertas científicas de que as plantas, mesmo sem ter músculos, pulsam. O artista vale de seu processo de coleta para criar um coração em formato de plantas com a colaboração do arquiteto especializado em infláveis Ricardo Bizafra e o MIR Estúdio que fará a programação de luz.

Já no Baixo Viaduto, Glicéria Tupinambá tem a instalação “TUIVAÉ: O Céu Tupinambá”. A artista, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, traz para a Festa da Luz a constelação do Homem Velho.

Designer e ilustradora capixaba, Amanda Lobos cria sua primeira instalação inflável, um ser fantástico de cerca de 9m de altura com cores vivas, representando animais fantásticos com o nome Ventura. A proposta é que sua escultura estabeleça um diálogo lúdico com a arquitetura do Edifício Central.

Performances e música

O MUMA – Música e Mapping é a programação de shows acompanhados ao vivo por um VJ da Festa da Luz, embaixo do Viaduto Santa Tereza. Entre os artistas confirmados estão Don L, Hot e Oreia e Katú Mirim.

Já a programação de performances da Festa da Luz busca trazer movimento para o Festival, levando a obra onde as pessoas estão e percorrendo todo o circuito de arte, dialogando com as instalações e o tema “Cidade Floresta”. Duelo de MCs e Bia Nogueira estão na programação.

O Bloco da Bicicletinha fará o cortejo de abertura desta edição, convidando o público a pedalar iluminado. E o Elefanteatro é um espetáculo de rua, um teatro que caminha junto com o público. Ele é construído de restos de embalagens, como uma montanha de resíduos que ganha vida e pela primeira vez será iluminado.

FESTA DA LUZ Data: 23 a 26 de maio Local: Hipercentro de Belo Horizonte Programação gratuita Informações: www.instagram.com/festadaluz.art

Instalações

Título: Paisagens digitais
Artista: Homem Gaiola (MG)
Local: Mirante rua Sapucaí

Título: S/ título
Artista: Pirilampos do Planeta (RJ)
Local: Edifício Chagas Dória

Título: Bo’eda Pirõ/ Cobra arco-íris
Artista: Daiara Tukano (AM/SP)
Local: Viaduto Santa Tereza

Título: Plantas pulsam
Artista: Thiago Mazza (MG)
Local: SULA

Título: TUIVAÉ: O Céu Tupinambá
Artista: Glicéria Tupinambá (BA)
Local: Baixio do Viaduto Santa Tereza – Pista de Skate

Título: A vida é uma dança cósmica
Artista: Ailton Krenak (MG)
Local: Baixio do Viaduto Santa Tereza – Av. dos Andradas

Título: Reflexos
Artista: MIR Estúdio (MG)
Local: Rua Aarão Reis

Título: ventura
Artista: Amanda Lobos (ES)
Local: Edifício Central

Performances

Bloco da Bicicletinha (MG)
Local: Circuito Festa da Luz
Data e horário: 23 de maio, quinta-feira, das 18h às 23h
Concentração: 19h às 20h30 – Baixio do Viaduto Santa Tereza

Duelo de MCs (MG)
Local: Baixio do Viaduto Santa Tereza
Data e horário: 24 de maio, sexta-feira, das 19h às 22h

Karaokê da Bia (MG)
Local: Circuito Festa da Luz
Data e horário: 24 e 25 de maio, sexta-feira e sábado, das 19h às 22h

Elefanteatro – Pigmalião escultura que mexe (MG)
Local: Viaduto Santa Tereza
Data e horário: 26 de maio, domingo, das 17h30 às 18h30

Bia Nogueira (MG)
Local: Baixio do Viaduto Santa Tereza
Data e horário: 26 de maio, domingo, 17h30 às 18h30

Videomapping Ed. Itatiaia

De 23 a 26 de maio, quinta-feira a domingo, de 18h a 22h
VJS
Darklight Studio (MG); VJ Ani Haze (RJ) ; VJ biarritzzz (CE) ; VJ Gabiru (BA); VJ Gabriela Luíza (MG); VJ Grazzi (SP); VJ Joani Souza (ES); VJ Leticia Pantoja (SP); VJ Misteria (CE); VJ Spetto (SP); VJ Trojany (CE); VJ Via (SP)

MUMA – Música e Mapping

Sábado, das 19h às 22h
Baixio do Viaduto Santa Tereza
Mariana Cavanellas (MG) + VJ Pedreiro (MG); Rádio Exodus convida Marina Miglio (MG) + VJ tttttuto (MG); Hot e Oreia (MG) + VJ Carol Santana (RJ)

Domingo, de 18h30 às 21h30
Baixio do Viaduto Santa Tereza
Bia Nogueira (MG) + VJ 1mpar (MG); Katú Mirim (SP) + VJ Bah (MG); Don L (CE) + Estúdio Chips (SP)

PROGRAMAÇÃO DJS

Quinta-feira, das 18h às 01h
Local: SULA
Festa Mathosa com DJ Kabulom

Sexta-feira, das 18h às 01h
Local: SULA
DJs: Kingdom e Pedro HBS

Sábado, das 18h às 01h
Local: SULA
DJs: LB e Yuga

Domingo, das 18h às 01h
Local: SULA
DJs: Afro Kong e Gustavo Preti

Anúncios