Dia de Reciclagem - Santa Tereza Tem
Logo

Dia de Reciclagem

Hoje, 17 de maio é comemorado o Dia da Reciclagem. Reciclar uma necessidade urgente para o bem do Planeta e da humanidade

 Em tempos de mudanças climáticas é preciso também mudar a forma com que tratamos o nosso lixo de cada dia! O Planeta e a humanidade precisam disso!

E em Santa Tereza é preciso falar da Rede Lixo Zero, que reúne moradores, catadores da Coopersol Leste e o Coletivo Roots Ativa, do Aglomerado da Serra. Uma história que começou em 2017, com a implantação da coleta seletiva na Escola Municipal Prof. Lourenço Oliveira, a EMPLO, e com muita garra e aos poucos vai implantando e ampliando a coleta seletiva no bairro.

A partir dali muita água rolou e atualmente a Rede Lixo Zero conta com dois Núcleos no bairro, onde recebe o material seco e orgânico dos moradores, que se associaram à Rede. O resíduo orgânico (projeto dos baldinhos) é processado pelo Roots Ativa (coletivo do Aglomerado da Serra) e transformado em adubo e terra e o óleo de cozinha usado vira sabão. Os resíduos secos: papel, vidro, isopor, plástico, são levados para a Coopesol Leste (que fica na Granja de Freitas) onde os catadores fazem a triagem e preparam os fardos, que são enviados às indústrias de reciclagem, transformando-os em outros produtos.

Atualmente, a Rede conta com dois Núcleos (Rua Bom Despacho 205 e Rua Anhanguera) que recebem os materiais recicláveis. Nos dois espaços são cultivadas hortas sem agrotóxicos. No Núcleo da Anhanguera ainda funciona um brechó e um empório com a comercialização de ovos caipira, arroz, café, fubá, mel, sucos tudo sem aditivos químicos.

E o projeto funciona mesmo. Por exemplo, lixo gerado em minha casa, vidros, alumínio, papel, plásticos, isopor e restos de frutas, folhas e alimentos, entrego no Núcleo. O orgânico vira fertilizante natural e os secos vão para a Cooperativa dos Catadores e de lá para as indústrias. O que sobra é só o lixo do banheiro, que vai para o aterro sanitário.

Claro, não é a forma ideal, pois os moradores, que aderiram à rede, precisam levar os seus resíduos pessoalmente em um dos dois Núcleos do projeto, à Rua Bom Despacho 205 e Rua Anhanguera 177. O ideal seria que a coleta fosse feita de porta em porta, mas isso ainda não é possível, por questões de logística e financeira.

Mas vale a pena, ter esse trabalho de levar os resíduos até os Núcleos, e fazer parte dessa rede! A gente coopera com o Planeta e com os catadores.
Mais informações nos núcleos ou pelo telefone: 97305.6856 Alice ou 97562.9539 Marcelo.

Matérias relacionadas
Rede LIxo Zero
Inauguração de mais um Núcleo da Rede Lixo Zero Santê

Anúncios