No dia 25 de abril, antes da exibição do filme “Nada será como antes: a música do Clube da Esquina, no Cine Santa Tereza, foi relançado o livro “Outras Esquinas” de Duca Leal, a mulher que viveu de perto os principais momentos do o movimento musical, que a partir de Santa Tereza levou a música mineira para o mundo.
O livro é uma autobiografia de Duca Leal, para quem o poeta Márcio Borges fez a letra de “Um girassol da cor de seus cabelos”, mas que contém muitas histórias da turma do Clube da Esquina. Isso porque,a autora vindo de uma família conservadora, em um ato de rebeldia, ao 15 anos casou-se com Márcio Borges, e assim acompanhou cada passo do pessoal, até 1986, quando, com 34, o casal separou-se.
A autora conta sua história a partir da década de 60 até 1986, época da separação, e que segundo ela marcou sua mudança de vida e também do Rio de Janeiro, indo viver em uma comunidade na cidade de Visconde de Mauá.
Duca desde os 8 anos tem o hábito de escrever um diário, onde anota suas emoções, alegrias, frustrações, enfim a sua vida. “Eu já tinha praticamente o livro pronto, era questão de ter tempo e dinheiro para trabalhar esse material e publicar”, conta ela.
Ela aproveitou o tempo da pandemia e logo depois a aposentaria para transformar suas anotações em livro. E o dinheiro veio da herança de uma sua irmã. “ Esses dois fatores me possibilitaram a realização do meu sonho de lançar o livro. Foi uma emoção, uma alegria, quando chegaram as caixas com eles impressos. Não foi fácil, mas está valendo a pena”, comenta a mais nova escritora mineira.
O prefácio do livro é de Toninho Horta e o posfácio, de Raquel Leal, filha caçula da autora. O leitor fará uma viagem incrível a menina que se transformou em uma mulher libertária, que talvez seja a única figura feminina, que acompanhou praticamente toda trajetória do movimento musical.
E Duca não só acompanhou os passos dos músicos, que se tornaram sua família, mas também era ativa, tanto que produziu os discos Os Borges, Solange Borges, e da cantora Aline, de Montes Claros.
Entre “outras histórias”, a autora fala de sua vivência com a Família Borges, quando veio morar em Santa Tereza em um barracão nos fundos da casa na Rua Divinópolis. Ela comenta que “Era uma casa cheia de gente e de movimento e também de som. Música por todos os cantos. Uma família alegre e relaxada. ”
Para adquirir o livro:
@duca_leal_
@santaculturabh
WhatsAPP: (31) 99724.5656
Email:[email protected].