Uma visita ao Kilombo Souza - Santa Tereza Tem
Logo

Uma visita ao Kilombo Souza

Uma visita ao Kilombo Souza é tema da 21ª edição do Projeto Expedições do Patrimônio

O Projeto Expedições do Patrimônio, promovida pela Diretoria Municipal do Patrimônio de BH, chega a Santa Tereza, com uma visita educativa aberta ao público ao Kilombo Souza, considerado um patrimônio imaterial de Belo Horizonte e um dos seis quilombos urbanos de Belo Horizonte.

Pra quem ainda não conhece o Kilombo, é uma boa oportunidade para saber detalhes históricos e como funciona o cotidiano das 14 famílias que ali vivem.

Os visitantes serão recebidos pela Gláucia Cristine, liderança do quilombo e filha da Matriarca Lídia Martins, que mostrará as casas, o grande quintal do local e a produção artesanal de produtos feitos com bambu. Conhecerão espaços marcantes das celebrações e encontros festivos dos quilombolas. Entrarão em contato direto com história, tradições centenárias, espaços de memória e marcantes da tradição da Família Souza. 

Vão poder dialogar diretamente com os membros da comunidade, os participantes farão um tour educativo pelo território com suas 14 residências que abrigam 33 moradores. Terão acesso ao território de 2.538 m², que é parte da área de 6.680 m² adquirida em 1910 pelo casal Petronillo e Elisa de Souza, fundadores da comunidade. Ela nasceu sob a Lei do Ventre Livre e ele, escravizado, foi liberto pela Lei Áurea.

Inscrição

É preciso antes fazer inscrições, pois o número de vagas é limitado. As inscrições devem ser feitas pelo link pbh.gov.br/patrimoniocultural ou diretamente em https://forms.gle/N6AxJZfSYKo6JQAQA

Matérias relacionadas

Kilombo Souza recebe certificação
Kilombo Souza é patrimônio imaterial de BH
Audiência Pública na Câmara
Comunidade mobiliza-se em apoio à Vila Teixeira
Reunião no 16º BPMG prepara o despejo dos moradores
Vila Teixeira ganha força
Vila Teixeira: suspenso o despejo

Anúncios