Feira de Quadrinhos - Santa Tereza Tem
Logo

Feira de Quadrinhos

Feira de Quadrinhos – 6ª CDQ CON – leva música, quadrinhos e entretenimento para a Praça da Liberdade

Com entrada franca, evento homenageia produção musical mineira, reúne mais de 70 artistas, e promove atividades culturais para crianças, adolescentes e adultos.  

A música e os quadrinhos se encontram para levar uma programação universal para a “6ª CDQ CON: Feira de Quadrinhos”, entre os dias 08 e 10 de março, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários) e em seu anexo (rua da Bahia, 1.889, Funcionários).

 Com entrada franca e pet friendly, a sexta edição a homenagem à música mineira, marcada por uma poesia e sonoridade próprias, traz atrações de cultura , que contemplam, além do público geek, crianças e famílias. As duas linguagens artísticas serão celebradas pelos mais de 70 artistas, sendo metade composta por mulheres.   

Entre os destaques da feira, será lançado o projeto de financiamento coletivo “Quadrinhos Sonoros, Vol. 1”, uma releitura em narrativa gráfica de clássicos compostos e/ou interpretados por Ary Barroso, Clube da Esquina, Djonga, Lamparina, Marina Sena, Tianastácia e outros mineiros. 20 quadrinistas, entre eles, Ana Paula Côrtes, Alexandre Tso, Maria Jupira, Gilson Ribeiro, Laura Jardim, Val Armanelli, João Belo, Daniel Bretas, Aline Cristine e Sunça, criaram os contos em arte sequencial.

Corredor dos Artistas

No “Corredor dos Artistas”, mais de 70 autores e ilustradores independentes vão levar novidades, permitindo que o público compre diretamente de suas mãos. Fabrício Martins e Laura Jardim vão apresentar “Longe de Tudo”, história que se passa em um futuro distópico, em meio a uma guerra entre as máquinas e a humanidade, quando nasce uma amizade entre um humano solitário na floresta e um robô.

Marília de Aguiar estará com “Deby Dreamwalker”, no qual é coautora, uma viagem psicodélica por infinitos mundos de sonhos. Huíolla Ribeiro levará suas artes em aquarela. Cristiano Seixas estará com “O Luto Abissal”, seu primeiro livro de terror psicológico que narra a jornada de um professor que perde sua filha e encara seres grotescos no Rio de Janeiro da década de 1920, e tem ilustrações de Alexandre Tso.

“Esse espaço é uma forma de valorizarmos as criações brasileiras e dar aos profissionais uma oportunidade de comercializar seu trabalho sem qualquer custo ou repasse de percentual de vendas. A CDQ CON é um dos poucos eventos de quadrinhos e cultura pop gratuitos, que dialoga diretamente com os artistas independentes de Belo Horizonte e os aparelhos culturais da cidade”, destaca o ilustrador Régis Luiz, um dos curadores da CDQ CON.

Programação para crianças e adolescentes

Haverá programação especial para as crianças, com contação de histórias em quadrinhos dramatizadas; oficina com a Patrícia Garcia, “Enfrentando monstros e criando histórias em quadrinhos”, e de mangá com Valdo Alves.

Para os adolescentes e adultos haverá estúdio de cosplay com roupas de personagens de quadrinhos e animes e serviço de maquiagem para fotografarem; sessão de modelo vivo com cosplayers para as pessoas desenharem; mesas de RPG com o grupo RPGirls; board games; exibição de jogos digitais; workshops “Andar & Ver, técnicas de esboço”, com Gilson Ribeiro, “Técnica de acabamento profissional”, com Dan Bretas, “Leitura dramática”, com Melânya Fiaux e Shirou, e outros.

Serviço “6ª CDQ CON: Feira de Quadrinhos”:
Entrada franca. Sujeito à lotação do espaço.
Data: 08 a 10 de março de 2024
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários) | anexo da biblioteca (rua da Bahia, 1.889, Funcionários)
Horários:  10h às 22h (sexta e sábado) | 10h às 19h (domingo)
Informações: @cdqcon | curadoriafcdq@gmail.com | (31) 99853-3486

Programação:

Mesas de debate e oficinas

Sexta-feira (08 de março)

14h às 15h30: Abertura da CDQ CON, com Afonso Andrade, Cris Seixas, Fabrício Martins, Regis Luiz e Nami Viana

16h às 17h30: “Coisa de Mulher”, com Jay, Nami Vianna, Carol Neves e Kátia Schittine

18h: “Exibição de curtas de animação”

19h30 às 21h: “HQs, neurodivergência e acessibilidade”, com Cleide Fernandes, Eduarda Pereira e Val Armanelli

Sábado (09 de março)
11h às 12h30: Bate-papo sobre dublagem, com Melânya Fiaux e Alexandre Silva
14h às 15h30: “Inteligência artificial e o mercado de Quadrinhos”, com Cris Seixas e Acir Piragibe. Mediação: Carol Cunha
16h às 17h30: “Web Comic”, com Alec Azevedo, Yorhan de Araujo, Iara Naika. Mediação: Carol Cunha
18h às 19h30: “Quadrinhos autorais e independentes mineiros”, com Laura Jardim, André de Inácio, Lúcio Guimarães e Hill Rocha
20h às 21h30: Música e Quadrinhos – Lançamento do livro “Quadrinhos Sonoros, Vol.1” e sessão de autógrafos, com Laura Jardim, Lúcio Guimarães, Dan Bretas, Kátia Schittine, Aline Cristine, João Belo, Evandro Kimera, Val Armanelli, Hill Rocha, Ana Paula Cortes, Sunça, Gilson Ribeiro, Rebeca Prado e Cris Seixas. Mediação: Fabrício Martins

Domingo (10 de março)
11h às 12h30: Abraço do Tamanduá – Rodada de negócios e pitch de quadrinhos ao vivo com Artistas. Banca: Gustavo Abreu (Moby Dick), Mariana Viana (Fora do Plástico), Gabriel Nascimento (FIQ), Leonardo Gomes (IndieVisivel Press) Luís Felipe Garrocho (Puc Minas).
14h às 15h30: “Formação em quadrinhos”, com Erick Azevedo, Rebecca Prado e Daniel Werneck e Sunça
16h às 17h30: Concurso de Cosplay, com Aline Cristine e Nami Vianna. Mediação: Hilton Rocha
18h às 19h30: Exibição de jogos digitais, com bate-papo sobre processo criativo, com Luís Felipe Garrocho, Daniel Pinheiro Lima, Keiko Kawati e Thiago Zaidan

Oficinas e atividades no Palco Interativo

Sexta-feira (08 de março)
14h às 15h30: Oficina “Andar & Ver, técnicas de esboço”, com Gilson Ribeiro
16h às 17h30: Oficina “Mangá para todas as idades”, com Valdo

Sábado (09 de março)
14h às 15h30: Oficina “Enfrentando monstros e criando histórias em quadrinhos”, com Patrícia Garcia
16h às 17h30: Oficina “Técnica de acabamento profissional”, com Dan Bretas

Domingo (10 de março)
11h às 12h30: Leitura Dramática, com Melânya Fiaux, Shirou
11h às 18h: Cosplay por um dia
13h às 14h30: Desenhando com Modelo Vivo

s.

Anúncios