Blocos no Carnaval de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Blocos no Carnaval de Santa Tereza

Blocos no Carnaval de Santa Tereza do dia 10 a 14 de fevereiro

Santa Tereza neste carnaval vai receber 14 blocos no próximo final de semana, que é realmente os dias de carnaval do calendário. Para os foliões que vierem aproveitar a folia no bairro, algumas orientações abaixo:

Evite vir de carro próprio. Muitas vias estarão fechadas, estacionamento complicado, trânsito difícil por nossas ruas antigas e estreitas, além do risco de roubos. Prefira o transporte público, como o metrô e os coletivos, os carros de aplicativo ou táxi.

Dia 10/Sábado

Nada Santa
Um bloco irreverente, homenageia a saudosa Banda Santa do bairro. Foi criado em 2017, pela carnavalesca Família Silva, que vive em Santa Tereza e amigos. Conta com bateria afinadíssima, que contagia os foliões em um desfile bastante animado, apesar de não ter trio elétrico. 
Concentração:12h
Rua Mármore, 255
Dispersão:
Rua Quimberlita, 45

Bloco do Samba do Rafa
O Bloco conta com nomes importantes do Samba em Belo Horizonte, como Túlio do Pandeiro, Fernando Bento, Glauquinho, dentre outros, que fazem as tradicionais rodas de samba pela cidade.
Concentração: 13h30
Praça Duque de Caxias, 288
Dispersão:
Rua Adamina, 345

Cabrobloco Tiaanatácia
É o bloco da Banda Tianastácia, que surgiu em 202,  e os músicos vão apresentar os sucessos da banda mineira em versões rock carnavalescas.
Concentração:14h
Rua Conselheiro Rocha, 1031, Vila Dias
Dispersão:
Rua Conselheiro Rocha, 1605, Vila Dias

Dia 11/2 – Domingo

Românticos são loucos
O bloco foi criado em 2017 para os fãs do saudoso Vander Lee, por seu irmão, o também músico, Marcos Catarina que traz uma banda tocando em ritmo de carnaval as canções inesquecíveis do compositor falecido em 2016.  É a quarta vez que o bloco sai em Santa Tereza.
Prato cheio para quem não esquece as composições de Vander Lee
Concentração: 9h
Rua Mármore, 135
Dispersão:
Rua Mármore, 600

Bloco de Pífanos
Criado em 2022 pelo flautista André Siqueira, é um grupo inspirado nas bandas de pífanos do Nordeste e tornou-se o primeiro Bloco desse tipo em Minas Gerais. É formado por pífanos, percussões, sanfona, viola caipira, cavaquinho e tuba e os músicos vão caminhando pelas ruas tocando e fazendo evoluções.  No Repertório, músicas de mineiras tradicionais do Congado, do Vale do Jequitinhonha e Clube da Esquina, entre outras. O Bloco não conta com trio elétrico.
A playlist do repertório está no Spotify carnaval 2024! 🎧
Concentração: 9h
Rua Mármore, 285
Dispersão:
Rua Divinópolis, 121

Mindinho Bateria Mirim
O bloco surtiu em 2019 para trazer o universo infantil para o carnaval, tendo como protagonistas as próprias crianças e adolescentes. Cerca de 20 integrantes compõem a bateria e no repertório ritmos como samba, funk, baião, xote, ciranda, marchinha.
Concentração: 9h
Rua Adamina, 30
Dispersão:
Rua Mármore, 145

Os Inocentes de Santa Tereza
 Braço do Bloco Caricato Os Inocentes de Santa Tereza, o bloco surgiu em 2004. Na bateria cerca de 60 integrantes, entre adultos, crianças e adolescentes  com instrumentos percussivos em harmonia com cavaquinho, violão e uma interprete no trio elétrico.  No repertório, axé, samba, MPB, rock, pop, marchinha.
Concentração:11h30
Rua Mármore 157
Dispersão:
Rua Bom Despacho, 91 
Matéria relacionada

Bloco Palco Aberto
Surgiu a partir dos encontros de pessoas e artistas para fazer música de forma independente e espontânea, desde 2021, na Praça Ernesto Tassini.  Os estilos musicais são variados em torno da diversidade de ritmos da música popular brasileira como samba, forró, reggae, rock, pop.
Concentração: 12h
Rua Perite 117
Dispersão:
Rua Conselheiro Rocha, 2727

Dia 12 – Segunda-feira

 Bloco da Cinara
Liderado pela sambista, cantora e compositora, a mineira Cinara Ribeiro, o bloco foi criado por ela em 2017, para fortalecer o samba e a música popular e busca ainda representar a mulher negra e suas raízes. No último desfile atraiu milhares de foliões.
Concentração: 12h
Rua Mármore, 161
Dispersão:
Rua Mármore, 787

Bloco Alalaor
Bloco de carnaval para todas as idades, com marchinhas, sambas, axé retrô e ritmos variados.  Foi criado em 2016 pelo morador do bairro, o Júlio Araújo, em homenagem a seu pai, o dentista Alaor, já falecido.  É um bloco com um cortejo familiar, inclusivo e para todas as idades, tendo como repertório muito axé antigo e marchinhas carnavalescas, com banda em trio elétrico.
Concentração: 12h
Rua Perite 7
Dispersão:
Rua Silvianópolis, 189

Dia 13 – Terça-feira

Coco da Gente

Foi criado em Santê, pelo mestre de capoeira e morador do bairro, Pedro Campolina, a partir das rodas de capoeira e coco, em 201. O bloco resgata e preserva os ritmos populares, especialmente do Nordeste. Compõe o bloco a bateria e passistas com saias coloridas, as crianças e o boi. Então é um lindo espetáculo da cultura do povo brasileiro.
O tema do desfile: “A volta da Cultura Popular para as Ruas”. Serão homenageadas duas pessoas fundamentais ao grupo e que não estão mais entre a gente: Mestre Pacheco Cantador e Waltão do Coco que contribuía na confecção de instrumentos, tablados, boi. 

Concentração: 9h
Rua Ametista – Vila Dias
Dispersão: Rua Conselheiro Rocha 1605- Vila Dias

Bloco do Odilara
O bloco criado pelos integrantes da Banda Odilara, que faz 16 anos com dois discos lançados com canções próprias, e clássicos da MPB.  O grupo é formado por bateria, guitarra, baixo,violão, gaita, vozes e percussão e utiliza da influência do rock e do pop para produzir música popular. No repertório, samba, samba-rock, samba reggae, baião, ijexá e axé retrô. É um bloco novo e desfila pela primeira vez.  
Concentração:9h
Rua Mármore, 179
Dispersão:
Rua Mármore, 689

Maria Baderna
Desde 2014, os quatro bonecos do Maria Baderna fazem a festa ao som de uma animada bateria e instrumentos de sopro. A origem do bloco é na cidade de Contagem e esses “baderneiros” resgataram a origem da palavra “baderna”, uma referência à bailarina italiana Marietta Maria Baderna, que chegou ao Brasil, no século XIX.  Ela introduzir na dança clássica, o lundu, dança afro-brasileira praticada por escravizados e forros. O que criou a polêmica de que Maria Baderna corrompia a juventude brasileira e por isso os defensores de sua arte passaram ser chamados de baderneiros.
Concentração: 13
Rua Mármore, 273
Dispersão:
Rua Tenente Freitas, 205

Dia 14

Unidos do Golo
Trata-se de uma confraternização entre amigos, que já há um tempo sai em Santa Tereza. Os amigos se juntam e fazem o seu próprio carnaval. Mas é bem vindo quem se achegar.  
Concentração:
Rua Formosa, 293
Dispersão:
Rua Salinas, 1857

Anúncios