Na última segunda, dia 8, na Regional Leste, os representantes da prefeitura apresentaram para os moradores e comerciantes uma prévia do planejamento e da programação do Carnaval.
Estiveram presentes também diretores da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), Carla Rocha, presidente da Abrasel em MInas (Associação dos Bares e Restaurantes), representantes da Belotur, BHTrans, Guarda Civil Municipal, Coordenadoria de Atendimento Regional Leste e da Secretaria Municipal de Política Urbana.
Para que o Carnaval traga menos transtornos para dia a dia dos mais de 15 mil moradores do bairro, a prefeitura fez um planejamento para o trânsito, a segurança, fiscalização, programação dos blocos e trajetos para o período oficial da festa, entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro.
Estão cadastrados 558 desfies para toda capital, dos quais 26 devem acontecer em Santa Tereza, nos dias 3, 4, 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro. Ainda segundo a apresentação da Belotur, cerca de 92,5 mil pessoas são esperadas durante todo o período da folia no bairro. Claro que a movimentação dos foliões vai depender do dia e dos blocos que irão desfilar.
Elson Júnior, coordenador de atendimento da regional Leste, ressaltou que a reunião, onde estiveram presentes em torno de 40 pessoa, foi em atendimento ao pedido dos moradores e que o planejamento procurou equalizar os interesses dos moradores, dos comerciantes e dos foliões.
Sérgio Mitre, presidente da ACBST, observou que o planejamento foi feito sem a participação da população. “Questionamos aos representantes da prefeitura sobre a não participação, o não chamamento da população ou das entidades da sociedade civil, que as representam, como as associações de bairro, para a construção do planejamento do carnaval. Pedimos para que, no ano que vem, sejamos chamados também no processo de planejamento da festa”, ressaltou ele.
Outro ponto, segundo Sérgio Mitre, é a questão da observância do TAC (Termo de Ajuste de Conduta), que vigora desde o carnaval de 2014 que foi dito será mantido. Ele relata também que “deixamos clara nossa preocupação com a dispersão das festividades na avenida dos Andradas, onde grande parte dos foliões deve terminar a festa aqui no nosso bairro. Tivemos o compromisso da prefeitura de manter maior atenção e fiscalização pelo cumprimento das normas por aqui’.
Obs: Quando a prefeitura liberar para divulgação a lista de blocos, as datas e os mapas a gente publica aqui.