Oficinas gratuitas de formação cultural - Santa Tereza Tem
Logo

Oficinas gratuitas de formação cultural

Oficinas gratuitas de formação cultural do Samba Queixinho, de 9 a 31 janeiro

O Grupo Samba Queixinho promove, de 9 a 31 de janeiro de 2024, uma série de oficinas culturais de férias, para diversos públicos.

As atividades incluem oficinas de audiovisual, percussão, performance musical, elaboração de projetos culturais, construção de brinquedos, entre outras. “Nosso objetivo é oferecer oficinas que contribuam para a qualificação de artistas e produtores e, além de ser uma oportunidade de aprendizado compartilhado com outros públicos também”, ressalta Gustavo Caetano, idealizador do projeto.

As oficinas serão realizadas nas instalações da Coletiva Mulheres da Quebrada, projeto, que desenvolve ações voltadas para as mulheres do aglomerado da Serra e suas famílias, localizadoà Rua Carlos Etiene de Castro, 32 – Serra.

 As vagas são limitadas, e o link para as inscrições está disponível no Instagram do Samba Queixinho. https://www.instagram.com/sambaqueixinho/

Programação

OFICINA DE PERCUSSÃO PRÁTICAS DE CARNAVAL Ministrantes: Solange Caetano, Geovane Silva e Carlitos Brasil-  2 horas – 30 alunos – Infantil – 9 de janeiro às 15 horas

A Oficina é para crianças e jovens interessados em blocos de rua e escolas de samba. Proporciona uma introdução prática ao universo da percussão, abordando instrumentos como surdos de primeira, segunda e terceira; repique, caixa, tamborim e agogô.

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECO PANTIN Ministrante: Grupo de Teatro Giramundo – 4 horas – 30 alunos – Infantil – 13 de janeiro às 14 horas

A Oficina de Construção de Boneco Pantin vai introduzir os participantes a uma fascinante jornada pelo teatro de bonecos do gênero “Pantin”. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar técnicas como preenchimento de cor, recorte, montagem de partes articuladas e manipulação de um sapo, personagem recorrente nas produções do renomado grupo de teatro Giramundo.

O Giramundo, referência na arte dos bonecos, já deu vida a cerca de 1.500 marionetes, apresentando-se pelo Brasil e em 11 países.

PERFORMANCE MUSICAL: O PALCO E A CENA Ministrante: Marcelo Veronez 12h (4 aulas) – 10 alunos – Jovens e Adultos – 15 a 18 de janeiro às 10 horas

A Oficina visa aprimorar a expressividade do cantor através da construção de um repertório físico corporal, fundamentado em conceitos teatrais. Utilizando recursos didáticos como exercícios teatrais para aquecimento corporal e criação de movimento, vídeos de artistas para inspiração e apreciação, além das teorias do movimento aliadas à apreciação musical, a oficina visa fortalecer a conexão entre o artista e seu público, elevando a qualidade da performance de palco.

Ministrante: Marcelo Veronez é cantor, ator, diretor de teatro e de shows, formado pelo Teatro Universitário da UFMG (2003), com passagens pela Anthonio Escola de Canto e Primeiro Ato Centro de Dança. Em 2017, lançou o seu disco de estreia: “Narciso Deu um Grito”. Atuou nos espetáculos “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, onde recebeu o Prêmio Sinparc como Melhor Ator Coadjuvante em 2011. Veronez.

Marcelo Veronez por Randolpho Lamonier RAN

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS – Ministrantes: Jacqueline Ferreira Freitas – 50 min – 25 alunos – Infantil – 20 de janeiro às 14 horas

A Oficina visa fomentar o universo da imaginação infantil, convidando as crianças a criarem seus próprios brinquedos a partir de materiais recicláveis

. Ao longo da atividade, serão exploradas técnicas de construção de brinquedos e objetos, incentivando a descoberta de possibilidades na escultura. Além de potencializar a imaginação, a oficina busca desenvolver a consciência ambiental nas crianças, destacando a importância da utilização de materiais reciclados no processo criativo. A participação nesta atividade proporciona não apenas a diversão e a expressão artística, mas também promove a conscientização ecológica.

Ministrante: Jacque Brincante, com uma trajetória de 20 anos como brincante, integra projetos do Grupo Teatral Atrás do Pano há 5 anos. Sua atuação abrange escolas, projetos sociais,eventos e festas infantis.
ela possui uma linha de brinquedos pedagógicos inspirados na cultura da infância. Com formação em artes plásticas, teatro, cerâmica, gestão social e inovação em projetos e Medicina Pedagógica, Jacque mantém desde 2015 um atelier de criação de Brinquedos Pedagógicos, Livros Sensoriais e Bonecas. 

OFICINA DE VIDEOCLIPE
 Ministrantes: Natacha Vassou e Lucas Espeto 12h (3 aulas) – 15 alunos- Jovens e Adultos – 22 a 24 às 19h
De forma descontraída e repleta de referências audiovisuais, a Oficina convida os alunos a desvendar os bastidores da construção de um videoclipe, desde a concepção da ideia até sua realização e gravação.

 Evitando abordagens teóricas e fórmulas prontas, a oficina busca ser um espaço para reflexão sobre a imagem e as etapas envolvidas na produção audiovisual. O foco é conhecer e adaptar-se ao universo cinematográfico dos alunos, proporcionando também novas referências.

Natacha Vassou é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC MG e é especialista em direção de montagem, com destaque para o premiado longa “O Dia do Galo” (2015). Atuando como montadora e coordenadora de pós-produção na Toca Filmes desde 2012, seu mais recente trabalho inclui a série “Sou Amor”, dirigida por André Amparo e Cris Azzi.

Lucas Espeto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Newton de Paiva, Lucas Espeto, sócio proprietário da ZeFini, tem se destacado no mercado audiovisual de Belo Horizonte desde 2015. Com experiência na produção, roteirização e finalização de diversos projetos, incluindo séries, clipes e filmes publicitários, suas contribuições abrangem desde a criação até a colorização e finalização de obras como “Inhotim Arte Presente”, “Minha Família é”, “Por um Triz” e “Ofício da Palavra”. Além disso, realizou a colorização e finalização do longa “Sea Without Shore” (Jan 2011).

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS – Ministrantes: Tamira Abreu – 8h (2 aulas) – 10 alunos – Jovens e Adultos – 25 e 26 de janeiro às 19 horas

Todo artista ou produtor que deseja realizar um trabalho próprio necessita partir de uma ideia, transformá-la em projeto e executar o que foi planejado. Mas isso não é tão simples assim. Muitas vezes a dificuldade começa justamente na elaboração do projeto. O objetivo é apresentar formas de planejamento e apontar possíveis modos de colocar sua ideia no papel, abordando todas as etapas de elaboração com exemplos de projetos reais e já aprovados por alguma lei ou edital de incentivo à cultura

Ministrante: Tamira Abreu. Com15 anos de experiência como produtora cultural em Belo Horizonte, Tamira Rodrigues de Abreu atua em diversas áreas, incluindo audiovisual, música, teatro e literatura, desempenhando funções de direção de produção, produção executiva e gestão de projetos. Sua trajetória inclui colaborações em projetos com organizações culturais e produtoras renomadas.

OFICINA DE MÍDIAS DIGITAIS – Ministrante: Eduardo Dutra Cavalcanti 8 h (2 aulas) – 15 alunos
– LGBTQIAPN+. – 30 e 31 de janeiro

Nesta oficina vai sde forma resumida o surgimento, a história, os tipos e a evolução das mídias digitais, ressaltando sua relevância e os desafios enfrentados. O foco principal será na potencialização das mídias digitais para atender às demandas específicas da comunidade, tanto na busca por informações quanto na disseminação de conteúdo informativo. 

Além disso, forneceremos orientações práticas, discutindo técnicas de uso, a escolha da melhor mídia para cada perfil.

Eduardo Cavalcanti é comunicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Mestre em Comunicação Social para o Desenvolvimento pela Universidad Complutense de Madrid. Possui experiência na elaboração de planos digitais de comunicação social para a ONG ANONG, no Uruguai, e atua como coordenador de campanhas e projetos sociais, destacando-se em iniciativas como Doe Beagá, Natal das Crianças e Carnaval Solidário.

SERVIÇO – Oficinas Culturais
Quando: 9 a 31 de janeiro
Onde: Coletiva Mulheres da Quebrada (Rua Carlos Etiene de Castro, 32 – Serra/ Belo Horizonte) Inscrições: As vagas são limitadas e o link para as inscrições está disponível no instagram do Samba Queixinho https://www.instagram.com/sambaqueixinho/

Anúncios