Viviane a menina cheia de vida - Santa Tereza Tem
Logo

 Viviane a menina cheia de vida

Viviane, derivado do latim Vivianus”, significa cheia de vida, energia e resistência. E a eterna criança Viviane Felix Batista, faz jus ao nome. Resistência é o que não lhe falta.

Moradora da Vila São Vicente, em Santa Tereza, por uma coincidência conheci Viviane, um dia antes de seu aniversário de 25 anos, em 14 de setembro. Não sei se coisas do destino ou do por acaso.

A história começou, quando minha filha, que vive no exterior, ligou-me no Dia dos Pais. Ainda sob a dor da morte do pai, pessoa que sempre ajudava o próximo, ela queria presenteá-lo, como sempre fez.  A forma que encontrou foi dar um presentear a uma criança que necessitasse de ajuda. Então pediu-me que encontrasse essa criança.

Em conversa com o Carlos, líder comunitário da Vila Dias, ele falou sobre a Viviane e sua mãe Josiane.

História e amor e persistência

Viviane aos quatro meses, teve paralisia cerebral, devido à meningite.  Na época, a vacina, segundo a mãe Josiane Felix, não era acessível a toda população e a pequena foi atacada pelo vírus. Mas a menina resistiu, mas ficou com sequelas. Não fala, não anda e mesmo impedida de desfrutar da liberdade do ir e vir, luta pela vida todos os dias. E a gente fala com ela e recebe um sorriso como respostas.

 Josiane, tornou-se o seu anjo da guarda, abdicando-se do trabalho e de de quase tudo para cuidar da filha.  Ela diz que “no início foi um choque, mas depois vi que Deus tem um propósito para todos nós, e, no meu caso, é dar amor e cuidar da Viviane”.

E como cuida! O quarto, que divide com a filha, é decorado com abajures coloridos, bichinhos de pelúcia. A alimentação especial é servida em horários definidos, por meio de sonda gástrica, e tudo na casa é de uma limpeza impecável.

Mas esse cuidado custa, não só a dedicação integral da mãe, mas de muito dinheiro, para compra de fraldas descartáveis e a fórmula para nutrição. Esse alimento é necessário para que a menina, que hoje pesa 30 quilos, mantenha pelo menos esse peso.

 Então, decidimos, eu e minha filha, que o presente fosse pacotes de fraldas descartáveis, que ajudam por um tempo, mas o gasto é grande. Resolvi contar a história da Viviane e de sua mãe Josiane, nossas vizinhas de bairro, pois outras pessoas podem querer ajuda-las também.

Se você quiser contribuir doando fraldas ou a fórmula nutricional ou mesmo financeiramente é só ligar para a Josiane pelo 31-98944- 8726.

Vacinação

Em tempo: não deixe de vacinar sua criança, pois muitas das doenças, como por exemplo a meningite, pode ser fatal ou deixar sequelas irreversíveis. Atualmente a vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde. Mantenha a carteira de vacina dos pequenos em dia.

Anúncios