Roda de conversa no Kilombo Souza com Anielle Franco - Santa Tereza Tem
Logo

Roda de conversa no Kilombo Souza com Anielle Franco

Dentro das atividades do 12º Festival de Arte Negra, FAN-BH, o Kilombo Souza, em Santa Tereza, foi sede de uma roda de conversa entre a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, nesta terça-feira (24/10) com representantes de seis quilombos urbanos de BH: Carolinos, Mangueiras, Luizes, Manzo, Matias e Souza, sendo os dois últimos de Santa Tereza.

Participaram ainda Eliane Parreiras, Secretária Municipal de Cultura; Gabriel Portela, Secretário Municipal Adjunto de Cultura; Luciana Ferés, Presidente da Fundação Municipal de Cultura; Pai Ricardo, da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente; Iza Lourenço, vereadora de BH; Makota Kisandembu, diretora de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial da PBH; Bella Gonçalves, Deputada Estadual;

A ministra começou sua fala dizendo, “eu vim aqui para ouvir. Quando a gente chega na casa das pessoas a gente escuta primeiro, anota as reivindicações e leva adiante. A gente precisa ouvir, estar com o povo para pensar e encontrar o melhor caminho. Pensar que a política passa outros vão nos suceder e é preciso de fato pensar em um futuro melhor para o país”.

E foi o que fez. Ouviu atenta as palavras de Makota Kidoiale, liderança do Quilombo Manzo, Gláucia Martins de Araújo, do Kilombo Souza, e Marcos Antônio Pereira, do Quilombo Matias.  Eles destacaram a importância do encontro para todos os quilombolas, principalmente por poderem falar de suas histórias, as dificuldades enfrentadas por todos, o preconceito, a intolerância religiosa e para a salva guarda de suas tradições e espaços. Marco Antônio, ainda solicitou à ministra que agilize o processo de reconhecimento do Quilombo Matias na Fundação Palmares.  

Anúncios