Festival Interchefs em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Festival Interchefs em Santa Tereza

Festival Interchefs em Santa Tereza traz criações inéditas da culinária mineira

Grandes símbolos da mineiridade – gastronomia, fogão a lenha, carne suína e música – estão unidos neste evento que vai avaliar a criatividade dos participantes por meio de votação popular

Canjiquinha, costelinha, cachaça, queijo, rapadura, ora-pro-nóbis, mandioca, linguiça, banana da terra, angu, goiabada são alguns dos vários ingredientes, que brilham nas receitas selecionadas por oito chefs, no Bar do Museu Clube da Esquina.

Os chefs elaboraram pratos e petiscos inéditos com ingredientes da culinária mineira para serem preparados utilizando outro ícone das cozinhas do Estado: o fogão a lenha. Com curadoria do Chef Juliano Caldeira, o festival vai até 30 de setembro, recebendo todas as quartas e quintas-feiras um chef diferente para apresentar suas criações. O preparo será ao vivo e realizado no Ecofogão, um fogão a lenha ecológico desenvolvido e fabricado no Brasil.

Conhecido por sua cozinha criativa, o chef Juliano Caldeira esteve à frente da seleção dos participantes do Festival. Os vencedores serão premiados com um fogão a lenha da Empresa Ecofogão Indústria Categoria Premium (1º lugar), e para o segundo e terceiro lugares uma Ecofogueira, também da Ecofogão.

O Festival

O evento, que começou no dia 2 de agosto, é sempre às quartas-feiras, quando os chefs apresentam um prato com o valor de venda fixo em R$44,90 (individual). E, às quintas-feiras, apresentam o petisco com o valor de R$ 59,00 (servindo duas pessoas).

O sistema de pontuação vai se basear na avaliação dos consumidores em cada dia de apresentação do chef, além de ações de publicações pelos chefs nas redes sociais. Será deixada uma súmula ou cédula de votacão em cada mesa para que os clientes façam a avaliação nos critérios de sabor, criatividade e apresentação. Os chefs também ganharão pontos de acordo com o engajamento do público em publicações sobre as receitas em suas redes sociais.

Chefs participantes

Chef Edgar Simões

Natural de Brasília, Edgar Simões morou em algumas cidades do Norte e Nordeste, onde começou sua caminhada pelas cozinhas. Formado em gastronomia, passou por grandes cozinhas de restaurantes como choperia Pinguim, Cirque duSoleil, Patorroco, Baby Beef, Barra Grill (RJ), Rialto (RJ) entre outros. “As músicas do Clube da Esquina fizeram parte da minha adolescência e é com muita emoção que participarei deste festival neste lugar mágico”, conta.

Prato: Não é treta, é Truta – Penne ao creme de alho poró, acompanhado de truta espalmada com ervas finas
Petisco: Suíno Bêbado – Linguica artesanal aberta, com lâminas de queijo Minas flambado na cachaca. Acompanha molho cremolata

Chef Fernanda Fonseca

Turismóloga, chef de cozinha e empreendedora, especializada em Turismo Gastronômico e Cozinha Mineira. Mestre em desenvolvimento turístico pela Universidade de Reims Champagne Ardenne na França, pós-graduada em Cozinha e Gastronomia Brasileira. É sócia proprietária do Restaurante Padre Toledo, em Tiradentes e BH, e da empresa Fernanda Fonseca Negócios em Turismo e Gastronomia. “Encontrei na gastronomia meu lugar e sou realizada fazendo o que gosto. Faço parte de movimentos de empoderamento feminino como o Elas na Gastronomia do Sebrae. O lugar de mulher é onde ela quiser, o meu é na cozinha, e porque não?”, diz Fernanda Fonseca.

Prato: Risoto de canjiquinha com queijo minas artesanal, ossobuco e couve crocante
Petisco: Costelinha de porco na redução de café com rapadura e farofa crocante

Chef Adriany Azevedo

“É uma alegria para mim poder criar pratos que contemplem a gastronomia mineira, que já é tão rica, mas que está sempre a despertar em seus apaixonados cozinheiros o desejo de criar sabores ainda mais inusitados e desafiadores ao paladar”, diz.

Prato: O Girassol – Mousseline de baroa com mandioca, Ragu de costela bovina, mandioca palha e crispy de couve.
Petisco: Uai Habib – Cafta à Mineira (blend de carne bovina e suína) ao molho de tomate defumado, acompanhada de tabuli de ora-pro-nóbis, homus bi tahine (pasta de grão de bico com creme de gergelim) e minipão sírio

Chef Guto Rezende

“Este Festival me dará a oportunidade para mostrar um pouco do que venho fazendo há mais de 20 anos. Cozinho com a alma mineira utilizando temperos especiais”, explica o chef.

Prato: Bacalhau confitado no azeite com arroz de Braga à moda do Guto
Petisco: Bolinho de Galinhada com molho especial do chef

Chef Vinicius Paz

Iniciou sua jornada em 2008 com o curso de cozinheiro do Senai. Já trabalhou em restaurantes, bares, hotel e clube. Teve a oportunidade de ser proprietário de dois bares e atualmente segue ativo em um restaurante localizado em Contagem. “Tenho certeza que esse Festival abrirá mais uma porta para minha carreira como Chef profissional”, afirma.

Prato: Terra de Minas – Fraldinha grelhada, servida sobre cama de fonduta de queijo canastra curado, couve frita e couscouz de milho verde amanteigado.
Petisco: Trem Bão – Linguiça artesanal pura grelhada, servidas com medalhões de banana da terra, farofa de limão e melaço com cachaça.

Chef Giovana Beliene

É membro da FIC Brasile, chef consultora, chef executiva, educadora e pesquisadora. Assina o cardápio do “Quintal fim-de-tarde”  e do “Empório Seu Luiz”. “Meu interesse em participar do Festival InterChefs é em razão de ver a culinária como um patrimônio a ser preservado, mostrado e valorizado. Sou fã e pratico a cozinha de produto, de valorização de ingredientes regionais. Além disso, vejo os festivais gastronômicos como ótimos canais para quem deseja conhecer novos sabores, temperos, relacionamentos profissionais resultando na movimentação do setor em que são realizados trazendo crescimento econômico; trocas de conhecimento e um excelente Networking”, conta Giovana.

Prato: Sou do Mundo, Sou Minas Gerais – Costelinha de porco assada no barbecue de café com Polenta cremosa de fubá de moinho d’água com queijo da serra da canastra e farofa crocante de café com manteiga.
Petisco: Esquina da Modernidade- Moela à milanesa com maionese de bacon e raspas de limão

Chef Rodrigo Costa

É sócio-proprietário da CasaYbirá, restaurante localizado em Betim, que tem por base a culinária mineira. Engenheiro com uma paixão especial pela culinária, se tornou um chef de cozinha autodidata e abriu o próprio restaurante. “Minha cozinha é um reflexo de minha personalidade acolhedora e hospitaleira, pois adoro compartilhar minha paixão pela comida com os outros. Meu interesse em participar do festival foi a junção de três fatores: a culinária mineira, a história de Minas Gerais através do Clube da Esquina e também do fogão à lenha da Ecofogão, que mantém nossas tradições respeitando o meio ambiente”, explica o chef.

Prato: Angú de fubá de moinho d’água com queijo canastra, bochecha de porco e crispie de couve
Petisco: Bolinho de língua com aioli

Chef Cris Navarro

É proprietária de uma charcutaria estabelecida em Contagem. “O Festival será importante pois terei a oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender além de apresentar meu trabalho no fogão a lenha, um grande símbolo no meu Estado”, afirma Cris Navarro.

Prato: Farfale Mineiro – creme de queijos maturados da região mineira
Petisco: Buraco quente – pãozinho francês com ragu de carne moída barbecue goiabada

Serviço

I FESTIVAL INTERCHEFS

Quando: As quartas e quintas-feiras até 30 de setembro
Horário: a partir das 19hrs
Local: Bar e Museu Clube da Esquina (Rua Paraisópolis, 738 – Santa Tereza)

Agenda das Apresentações:

20 – Quarta: Chef Vinicius Paz @vinicius_apaz
21 – Quinta: Chef Fernanda Fonseca @fe.fonseca.mg
27 – Quarta: Chef Cris Navarro @crischarcutaria
28 – Quinta: Chef Rodrigo Costa @rodrigocosta.chef

Anúncios