Turistando por minha cidade - Santa Tereza Tem
Logo

Turistando por minha cidade

Coisas de BH:Praça da Liberdade Coração da Floresta, Edição Mata Atlântica, alerta sobre a destruição do importante bioma nacional

Eliza Peixoto ( texto e fotos)

Ao aproveitar a tarde de domingo, Dia das Mães, para turistar com as filhas, na Praça da Liberdade, fomos surpreendidas por um tanto de coração de resina com pinturas maravilhosa, na Alameda Travessia.

É a intervenção urbana Coração da Floresta, Edição Mata Atlântica- Bio Heart Parede, com 31 esculturas em formato de coração e cada uma mais maravilhosa que a outra, que alertam para o risco de destruição da Mata Atlântica, um dos biomas mais importantes do planeta. que está reduzido a 9% do que já foi. Segundo a organização do evento, a maior parte da destruição foi em Minas Gerais. Em 2022, o estado foi responsável pelo maior desmatamento do bioma.

A promoção é da empresa Toptrends, especializada em marketing cultural, e o curador é o artista plástico e documentarista de Thiago Cóstackz. Entre as obras, baseadas em espécies típicas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção, é destaque a da artista e ambientalista mineira Yara Tupynambá.

O conjunto é composto por obras dos artistas:Auá Mendes, Bianca Foratori, Cláudi Liz e Reynaldo Gianecchini, Coletivo Indígenas do Vale, Ju Amora, Enivo, Eva Uviedo, Fétosz, Flip Franncine de Miranda, Guilherme Kramer, Highraff, Hope, Ignoto, Ju Violeta, Karen Dolorez, Kaur-Art, Luna B.,Mariana Rodrigues, Nathália Marszam, Nunca Possos, Pri Barbosa, Rodrigo Pasarello, Sônia Bridi e Paulo Zero, Tamikuã Txihi, Thiago Neves e Viviane Carneiro.

A exposição pode ser visitada lá Praça da Liberdade até o dia 29 de maio, quando será realizado um leilão online das obras, a partir das 19h.

O valor arrecadado vai para o Povo Potiguara Ibirapi do Vale do Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte e também para Além disso, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas que promove a preservação da biodiversidade, em bases científicas.

Vale a pena dar uma passeada por lá para conhecer as obras.

Anúncios