Escultura homenageia Bar do Orlando em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Escultura homenageia Bar do Orlando em Santa Tereza

Quem nunca comeu um torresmo, tomou uma cerveja ou trocou um dedinho de prosa com o seu Orlando, no Bar do Orlando, considerado o mais antigo bar da capital mineira, não conhece Santa Tereza. E para homenagear o bar, que funciona no mesmo lugar, há quase 100 anos, era conhecido no início como Bar dos Pescadores, o artista plástico wladimir Pierre, vai inaugurar, a exposição da escultura “Bar do Orlando, na terça-feira, dia 25 de abril de 2023, às 19 horas. no Centro Cultural UFMG.

A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 28 de maio de 2023. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

Escultura Bar do Orlando, de Wladimir Pierra
Bar do Orlando, antigo Bar dos Pescadores, a história de Santa Tereza passa por aqui. Foto Eliza Peixoto

Para criar a obra, Wladimir explica que fez uma pesquisa detalhada sobre o Bar do Orlando e toda a sua história. O artista visitou o local por diversas vezes, tirou fotos do estabelecimento e observou cada detalhe da arquitetura, decoração e do ambiente em geral. Em seguida, utilizou materiais como papel reciclável, madeira, espuma e tintas para criar os elementos que compõem a escultura.

Segundo o artista, “o objetivo dessa escultura é homenagear um dos locais mais icônicos de Belo Horizonte, que faz parte da cultura e história da cidade. É uma forma de preservar a memória desse bar tradicional e transmiti-la para as próximas gerações”.

No diagrama é possível ver a reprodução da fachada de forma bem realista. Na parte interna ele criou uma miniatura do balcão com garrafas de bebidas e copos, além de mesas e cadeiras para os clientes. Incluiu detalhes como quadros na parede, luminárias e até mesmo um banheiro.

Bar do Orlando

Inabalável e atravessando gerações, o Bar do Orlando vem mantendo a tradição da boemia, da música, da amizade e da alegria.  Era conhecido no início como Bar dos Pescadores pelo fato de o pessoal parar no boteco para tomar uma pinguinha antes de pegar o trem na “Parada do Cardoso”, para ir a Sabará ou Roças Grandes pescar no Rio das Velhas, que naquela época, lá pela década de 1920 era limpo e rico em peixes.

O prédio, tombado pela Diretoria de Patrimônio Histórico de Belo Horizonte, de acordo com o livro “Notas cronológicas de Santa Tereza” de Luis Góes, teve como primeiro proprietário Zé Inácio, que criou o bloco de carnaval “Eu Não Rapo Nada” e foi um dos fundadores do Esporte Clube Santa Tereza. Do Zé Inácio passou para o Pedro de Assis Filho, que vendeu para seu sobrinho, o seu Orlando, atual proprietário.

É muita gente que já se foi pro outro lado e muita história de Santa Tereza que já passou por este pedaço importante do bairro, na esquina da Rua Conselheiro Rocha com Alvinópolis.

Wladimir Pierre

Wladimir Pierre é estudante de Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, com habilitação em Escultura. Entre várias propostas esculturais que vem desenvolvendo, as miniaturas são uma referência recorrente em sua obra. O artista tem construído uma trajetória com participação em exposições coletivas e já desenvolveu diversos trabalhos profissionais na área.

Projeto Escultura no Centro

O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Bar do Orlando – Wladimir Pierre
Período expositivo: 25/04/2023 a 28/05/2023
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Expositivo Vão da Escada
Classificação: livre
Entrada gratuita

Matéria relacionada

História do Bar do Orlando

Anúncios