Mostra "Porque se chamavam sonhos" - Santa Tereza Tem
Logo

Mostra “Porque se chamavam sonhos”

Mostra Porque se chamavam sonhos celebra sete anos no Bar do Museu Clube da Esquina em Santa Tereza

Quem admira os músicos, compositores e as canções do Clube da Esquina tem a chance de apreciar, aqui em Santa Tereza, parte da Exposição “Viagem de Ventania” que esteve no início do ano, no espaço do Minas Tênis Clube. .

Agora denominada Porque se chamavam sonhos, a mostra com concepção de Márcio Borges, compositor e integrante do movimento Clube da Esquina, está em cartaz desde dezembro de 2022, no Bar do Museu Clube da Esquina, aberta à visitação do público.

A exposição é baseada em seis canções iconográficas do Clube da Esquina: Nuvem Cigana, Coração de Estudante, Para Lennon e Mccartney, Sonho na Correnteza, Clube da Esquina 2 e Canção da América. As composições foram escolhidas como trilhas dos ambientes sonoros e visuais que misturam música e imagens, iluminação, objetos, fatos históricos e materiais audiovisuais. 

Cine Tupi_- ambiente reproduz o cinema onde Márcio Borges e Milton Nascimento assistiram ao filme do Truffaut e que inspirou ambos a se tornarem compositores. Crédito Isabel Borges

“A casa onde funciona o Bar do Museu foi adaptada para receber o projeto expográfico e as instalações da mostra. Criamos elementos novos e repaginamos a exposição para ser exibida neste novo espaço e proporcionar experiências sensoriais e imersivas aos visitantes”, diz Cláudia Brandão, produtora artística da mostra com colaboração de Angelina Camelo Bagetti.

A produção executiva é assinada por Danusa Carvalho, a cenografia conta com a colaboração de Gustavo Penna, Gustavo Greco e Igor Hermont, a sonorização é de Murillo Correa e a iluminação de Bruno Cerezoli.

Foram criados alguns nichos, relacionados às seis canções escolhidas por Márcio Borges dentre inúmeras do movimento, propondo ao visitante percorrer um pequeno circuito e experimentar sensações e sentimentos que envolvem o cancioneiro do Clube da Esquina. Além das seis canções, nos intervalos dos shows, serão feitas intervenções com as músicas Paixão e Fé e Emmanuel.

Bar do Museu Clube da Esquina

Inaugurado em dezembro de 2015 e localizado a poucos metros da famosa esquina das ruas Paraisópolis com Divinópolis no Santa Tereza, o Bar do Museu do Clube da Esquina presta homenagem ao lendário Clube da Esquina, um dos movimentos mais importantes da música brasileira, que influenciou gerações de artistas e projetou a música mineira nacionalmente.

Temático, o bar é decorado com objetos, painéis e discos que relembram os velhos e inesquecíveis tempos do Clube da Esquina. Até as comidas têm nomes relacionados ao movimento musical. Há também uma loja onde são comercializados livros, canecas, camisas e Souveniers com o mesmo motivo. Atualmente, a programação de shows no bar acontece de quarta a domingo, com estilos musicais como MPB, jazz e suas influências e clássicos do Clube da Esquina.

Serviço

Exposição “Porque se chamavam sonhos”
Abertura: quinta-feira (01/12) às 16h e fica em cartaz até março de 2023.
Local: Bar do Museu Clube da Esquina – Rua Paraisópolis, 738 – Santa Tereza

Horários de visitação:
Quartas, quintas e sextas: de 16h as 20h
Sábados de 12h às 20h
Domingos: de 12h às 17h
Quarta e quinta-feira a entrada é franca
Sexta-feira, sábado e domingo: ingressos a R$5,00

Anúncios