Espetáculo Ópera de Sabão na Praça Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Espetáculo Ópera de Sabão na Praça Santa Tereza

Com direção de Eduardo Moreira (Grupo Galpão), peça é inspirada nas radionovelas das décadas de 40 e 50

No dia 31 de março, sextaa Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza (BH), se torna palco do  Grupo Maria Cutia, a partir das 20h, com seu espetáculo “Ópera do Sabão”. Dirigido pelo ator Eduardo Moreira (Grupo Galpão), o premiado trabalho da trupe belo-horizontina é vencedor do Copasa / Sinparc nas categorias melhor trilha, melhor texto, melhor atriz e melhor ator coadjuvante.

A peça narra a história de uma rádio que está prestes a fechar com o avanço da teledramaturgia e apresenta sua última novela. Em cena, os atores cantam e tocam Jingles, vinhetas e canções autorais, ao vivo, inspiradas nos musicais do teatro de revista e das radionovelas.

 O espetáculo integra a programação do projeto “Palhaçatório – o Laboratório de Palhaçaria”, curso gratuito de palhaçaria oferecido pelo Maria Cutia, em sua sede, no bairro Sagrada Família (BH).


Ópera de Sabão – Grupo Maria Cutia Foto: Tati More

O que é o Ópera de Sabão

O cotidiano de uma iminente decadência da Rádio Drama, que está prestes a levar ao ar sua radionovela “Meu irmão é filho único“, na última esperança de não perder o patrocínio dos produtos Chuá Chuá, é alterado pela chegada de uma atriz estreante em radionovelas. O elenco da atração radiofônica, formado pelos atores Antônio Galante, Ester Trindade e Juca Morato, sob a rigorosa direção de Plínio Blanco, recebe a caipira Dora Alice que, apesar de não possuir os atributos para alcançar o estrelato, consegue realizar o sonho de atuar numa radionovela ao comprar o papel de mocinha na produção. Orgulho, intriga, paixão, vingança, ganância, inveja, todas as grandes emoções do universo do melodrama em uma montagem cênico-musical do Grupo Maria Cutia.

O espetáculo mistura o melodrama, bem típico da dramaturgia adotada no rádio e na televisão, além da paródia cômica. No enredo, a decadência de uma companhia de rádio-atores, prestes a perder seu patrocínio, e que resolvem tentar manter a rádio no ar. A intenção é fazer uma analogia entre a decadência daquele gênero com as atuais dificuldades que o Grupo encontra no ofício do teatro.

O espetáculo não foi criado com foco no público infantil, mas tem classificação livre, para todas as idades e espectadores. Em 2017 o “Ópera de Sabão” é indicado a 9 categorias no Prêmio Copasa/Sinparc de Artes Cênicas – teatro adulto (2015): melhor espetáculo, melhor direção, melhor trilha sonora, melhor texto inédito, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante e melhor figurino. Foi premiado nas categorias melhor Trilha (Grupo Maria Cutia + Fernando Muzzi), melhor Texto (Raysner de Paula), melhor Atriz e Ator Coadjuvante (Camila Morena e Hugo da Silva).

Direção: Eduardo Moreira

Dramaturgia: Raysner de Paula

Elenco: Hugo da Silva, Thales Brener Ventura, Camila Morena da Luz, Leonardo Rocha e Mariana Arruda

Trilha Sonora: Grupo Maria Cutia e Fernando Muzzi

Direção Musical: Fernando Muzzi
Preparação Vocal e Direção Vocal de Texto: Babaya Morais
Desenho de Cena: Diego Bagagal
Cenário: William Rausch
Figurinos: Wanda Sgarbi
Produção: Luisa Monteiro

SERVIÇO

Grupo Maria Cutia de Teatro apresenta “Ópera do Sabão” que integra a programação do projeto Palhaçatório, Belo Horizonte
31/03 (sexta) – 20h
Apresentação de espetáculo Ópera de Sabão para o público em geral, seguido de bate-papo com público e inscritos no Curso Palhaçatório.
Local: Praça Duque de Caxias (Santa Tereza, Belo Horizonte)
Duração: 80 minutos
Classificação: livre

Anúncios