Fraternidade e fome é tema da Campanha da Fraternidade 2023 - Santa Tereza Tem
Logo

Fraternidade e fome é tema da Campanha da Fraternidade 2023

Lema da Campanha: “Dai-lhes vós mesmos de comer (Mateus 14, 16). A urgência de quebrar a indiferença em relação ao sofrimento do próximo, não importa sua fé.

Fraternidade e Fome é o tema desde ano 2023 da Campanha da Fraternidade, lançada como de costume pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre na Quarta-feira de Cinzas, quando se inicia pra a igreja católica, a quaresma.  E o lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer ” (Mateus 14, 16)

Tema atual, quando a humanidade, inclusive o Brasil, onde mais de 33 milhões de brasileiros passam fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, depois de uma década.  

Como a fome tem pressa, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a realização desta Campanha da Fraternidade, trazendo luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta inaceitável realidade na vida do povo brasileiro.

“No cartaz, o mapa do Brasil, país considerado o celeiro do mundo, mas é uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de Brasileiros. Entretanto, existem as mãos que repartem e dão vida a solidariedade guiada pela fé. O arroz e o feijão, alimento do povo, passam pelas mãos de homens e mulheres que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Eis o convite: “Dai-lhes vós mesmos de comer”

Origem da Campanha da Fraternidade

 O fio inicial foi em 1962. quando a Caritas, no Rio Grande do Norte, promoveu a primeira Campanha da Fraternidade. Então, em 1964, CNBB incorporou a Campanha, sempre propondo à Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade um olhar para o próximo mais solidário. Campanha da Fraternidade. A partir disso, concretizou um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico.  

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2023, a Coleta será no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). 

Campanha A fome tem pressa em Santa Tereza

Aqui em Santa Tereza, desde 2021, quando foi lançada, a Campanha a Fome tem pressa arrecadar alimentos e agasalhos para os mais carentes e promove ações para arrecadar recursos de manter o projeto. Um exemplo disso, foi, aproveitando o grande número de pessoas no bairro durante o carnaval, foi a barraca montada em frente à igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha, com um grupo de paroquianos comercializando alimentos para os foliões.

O montante arrecadado será utilizado na compra de produtos da cesta básica para distribuição a famílias em extrema pobreza e a preparação de marmitas distribuídas às pessoas em situação de rua.

Quem puder colaborar com a Campanha, pode doar alimentos não perecíveis e roupas. Entrega na Igreja de Santa Tereza – Praça Duque de Caxias, 200 – Santa Tereza, de 13h30 até as 17h30. ou contribuir com qualquer quantia que pode ser depositada PIX: PIX: af*******************@gm***.com .

Para conhecer melhor o projeto acesse o instagram projetoafometempressa

Parte da equipe do projeto A fome tem pressa que trabalhou durante os dias de carnaval

Anúncios