Blocos que desfilam terça 21 em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Blocos que desfilam terça 21 em Santa Tereza

Enfim, é terça-feira, último dia de folia. Confira os blocos que saem em Santa Tereza

Enfim, é O último dia de folia. Confira os blocos que saem em Santa Tereza, nesta terça, 21.

@cocodagente (fotos 1,2,30
Concentração: 9h. Rua Gonçalves Chaves 15 – Vila Dias.

Coco da Gente – Foto Eliza Peixoto – Santa Tereza Tem

Foi criado em Sanê, pelo mestre de capoeira e morador do bairro, Pedro Campolina, a partir das rodas de capoeira e coco, em 201. Resgata e preserva os ritmos populares, especialmente do Nordeste.

Compõe o bloco a bateria e passistas com saias coloridas, as crinaças e o boi e É um lindo espetáculo da cultura do povo brasileiro.
O tema do desfile: “A volta da Cultura Popular para as Ruas”. Serão homenageadas duas pessoas fundamentais ao grupo e que não estão mais entre a gente: Mestre Pacheco Cantador e Waltão do Coco que contribuía na confecção de instrumentos, tablados, boi. E pra quem não viu o desfile do @blocodepifanosbh, ele vai estar junto, trazendo a alegria da cultura popular.

@blocomariabaderna
Concentração 13h =Rua Mármore 300

Maria Baderna – foto Eliza Peixoto – Santa Tereza Tem

Desde 2014, os bonecos gigantes do Maria Baderna fazem a festa dos foliões em Santa Tereza ao som de uma animada bateria e instrumentos de sopro. Vindo de Contagem, esses “baderneiros” e resgatar a origem da palavra “baderna”, esses baderneiros, faz referência à bailarina italiana Maria Baderna.

Quem é Maria Baderna? No séc; XIX, Marietta Maria Baderna chegou ao Brasil com um companhia de dança italiana. Bailarina de espírito rebelde e contestador, era criticada por introduzir, nos passos da dança clássica, o lundu, dança afro-brasileira praticada por escravos e forros perseguidos pelas autoridades na época. Em meio à polêmica de que Maria Baderna estaria corrompendo a juventude brasileira, aqueles que defendiam sua arte passaram a ser estigmatizados de baderneiros.

Seriam eles os primeiros “baderneiros” da história do Brasil.
Além da boneca Maria, tem 4 bonecos cabeçudos convidando o público a fazer uma calorosa, crítica e saudável baderna!
Saiba mais sobre o bloco clicando aqui

Bloco da Praça
O bloco surgiu há oito anos, formado por moradores do bairro que residem próximos à praça, já se tornou uma tradição. Compõe-se, em sua maioria, de um público adulto e de crianças e a folia é animada por som mecânico. O Bloco não sai da concentração.
Local: Praça Duque de Caxias – em frente à Rua Adamina
Concentração 14 – Dispersão 19h

Anúncios