Após anos fora do país, o cineasta Cesar Raphael reativa a produtora LUMIART em BH e inicia as gravações de seu longa-metragem “Uma Canção para Victoria”. O filme é o primeiro longa dirigido pelo premiado cineasta mineiro.
Cesar conquistou 16 premiações internacionais, a maioria com seu curta-metragem ”Pedaço de Papel”, o que o levou a ser representado por um empresário em Los Angeles e a passar uma temporada de seis anos em Hollywood. A FORBES Brasil o elegeu como um dos 30 under 30 (uma das 30 pessoas mais proeminentes do país abaixo de 30 anos). Em Los Angeles, nos Estados Unidos, Cesar foi mentorado pelo ganhador do Oscar Bobby Moresco e estudou em instituições como a New York Film Academy.
De volta ao Brasil, Cesar Raphael se associou ao produtor e diretor Gustavo Andrade em uma empreitada que promete. Gustavo é cineasta mineiro que vem construindo uma sólida reputação também como ator e empresário. Ele acabou de encerrar as filmagens seu curta-metragem “O Som do Silêncio”, em pós-produção e com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2023.
Cesar e Gustavo se reuniram na produção seus projetos autorais e relançaram a produtora LUMIART para o público brasileiro. Além do longa “Uma Canção para Victoria”, que é o carro-chefe, a produtora tem vários projetos que chegam ao mercado nos próximos meses: um novo curta-metragem, um curso de Atuação para Cinema, um curso on-line de Direção para Cinema e seis videoclipes produzidos para o músico mineiro Mateus Baêta.
O primeiro destes videoclipes já teve sua estreia no Los Angeles Brazilian Film Festival em novembro e arrebatou mais um prêmio internacional, dessa vez o de melhor cinematografia, conferido a Luan Kraz, que também assina a direção de fotografia do longa-metragem. Mas tudo isso sem tirar o olho do principal projeto da produtora, o longa “Uma Canção para Victoria”.
O filme conta a história de um músico frustrado, que após conhecer uma estrangeira, embarca com ela em uma jornada por Minas Gerais, que o faz recuperar sua inspiração e redescobrir a alegria da vida. Um tema que, hoje em dia, todos poderíamos dar um pouco mais de atenção. O filme é um misto de musical, drama, comédia e romance, adotando gêneros e estilos raramente vistos na cinematografia brasileira. Apesar de ser falado majoritariamente em inglês, ele se passa em Belo Horizonte e no interior de Minas, e promete levar um novo e inédito retrato de nossa cultura para as audiências internacionais.
A premiada atriz brasileira Thaís Maya, que reside em San Diego, na Califórnia, virá ao Brasil no próximo mês gravar suas cenas no longa. “Thaís interpreta uma personagem marcante, responsável pelo principal ponto de virada filme”, diz Cesar. Ele e Thaís se conheceram em um festival de cinema em Los Angeles. “Ao assistir ao curta ‘Siren’, no qual ela é a protagonista, fiquei boquiaberto, já sabia imediatamente que ela seria perfeita para o papel no meu filme. E graças a Deus ela topou”, ressalta Cesar.
Além de atriz e modelo internacionalmente premiada, Thaís Maya tem ainda se destacado como influenciadora digital, somando mais de 100 mil seguidores no Instagram e mais de 330 mil no Tik Tok. Estudou atuação na Stella Adler Studio (USA), NIDA (Austrália), e com Wolf Maya e Beto Silveira (Brasil). Desde os quatro anos vem interpretando inúmeros papéis no teatro, na TV e no cinema e agora se prepara para estrelar no filme “Uma Canção para Victoria”.
“Aqui no Festival de Los Angeles, quando assisti ao trabalho do Cesar como ator e diretor, eu fui literalmente em busca dele em meio à multidão no evento simplesmente para parabenizá-lo pelo trabalho impecável. Para mim é uma honra fazer parte desse trabalho magnífico”, conta Thaís.
O projeto tem aprovação da ANCINE, sendo financiado através da Lei Federal do Audiovisual, que permite que empresas brasileiras destinem parte de seu imposto de renda ao projeto. Assim, as empresas não gastam nada para investir, pois o valor investido é 100% deduzido do imposto a pagar, e ganham publicidade no filme, tornando-se patrocinadores oficiais sem ter nenhum custo. Empresas como a Vina, Multimarcas Consórcios, o Museu Inhotim, o Hotel Ville Celestine, o Instituto Thoppi e a Funarte MG são investidores e parceiros do longa-metragem e, graças a eles segundo César, o filme “Uma Canção para Victoria” entrou em produção e já teve cenas rodadas. Mas o processo de captação de recursos continua, e empresas de todo Brasil são bem-vindas.
Para conseguirem produzir este filme de maneira independente, as cenas estão sendo filmadas por partes. O primeiro bloco de filmagens já foi concluído e, para filmarem o segundo bloco, com todas as cenas da atriz Thaís Maya, o cineasta observa que “estamos contando com a ajuda de empresas e pessoas que queiram contribuir.
Campanha crowdfundig
Devido à agenda da atriz nos Estados Unidos, ela só poderá estar no Brasil para as filmagens entre fevereiro e abril deste ano. “Temos uma urgência enorme, pois se não filmarmos suas cenas neste período, perderemos sua crucial participação no filme. Por isso estamos lançando uma campanha de crowdfunding para completarmos os fundos para estas filmagens”, destaca Cesar Raphael.
Para os que nunca ouviram falar, o crowdfunding é um sistema de financiamento que vem do público. É uma espécie de vaquinha virtual onde qualquer pessoa pode contribuir com o projeto. O processo tem sido decisivo para que projetos independentes sejam executados, já que só depende do aval do público para que aconteçam, e tem sido utilizado não só por artistas independentes, mas também por cineastas renomados como Spike Lee.
“Estamos angariando R$ 10.000,00 na plataforma Catarse. O dinheiro arrecadado será destinado para as filmagens das cenas com a atriz Thaís Maya. Os interessados podem contribuir com 10 reais ou 10 mil reais, o valor que quiserem. E com isso, os contribuintes passam a ser parte de toda essa aventura conosco, tendo acesso exclusivo a cenas já filmadas, a uma masterclass inédita onde explicamos o passo a passo de como estas cenas foram produzidas, além de estarem no set conosco ou ganharem convites VIP para o evento de estreia e vários outros benefícios. Assim, não estarão só assistindo a um filme, mas fazendo parte da construção dele. E é claro, estará nos ajudando a realizar nosso sonho e contribuindo para um projeto de qualidade no cinema nacional”, explica Cesar.
“Este é um projeto criado e executado com muito amor, com muita garra. É um sonho e nós estamos lutando por ele. Não é uma oportunidade que nos foi dada, é uma iniciativa própria, um projeto de paixão”, acrescenta Thaís Maya.
Para participar acesse www.lumiartfilmes.com e siga Cesar Raphael nas redes sociais @cesarraphael_filmmaker / cesarraphael.com.br. Siga também a atriz Thais Maya nas redes sociais @thaismayaofficial / www.thaismaya.com e também o cineasta, ator e produtor na LUMIART Gustavo Andrade em @lgustavo.andrade e no website da produtora: www.lumiartfilmes.com.