Mercado das Pulgas Santas em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Mercado das Pulgas Santas em Santa Tereza

Mercado das Pulgas Santas para angariar fundos para o projeto social de incentivo à leitura, Santa Leitura. Aberto neste final de semana.

Quem do bairro se lembra do Projeto Santa Leitura, que realizava encontros nas manhãs de domingo na Praça Duque de Caxias, com livros espalhados por todo lado e apresentações de teatro e contação de histórias? Pois é, o evento acontece uma vez por mês aos domingos pela manhã.

Isso se a Estela Cruzmel, a idealizadora, conseguir, mantê-lo, diante da crise econômica, que também afetou o Santa Leitura.  Segundo Estella Cruzmel, a situação está insustentável financeiramente e diante disso, ela decidiu criar o ‘Mercado das Pulgas’, no bairro Santa Tereza.

 O espaço fica na casa verde localizada à Rua Mármore de número 470 (mas continua com a placa antiga, nº 216) em frente à praça Duque de Caxias, ao lado da Igreja de Santa Tereza. Lá você vai encontrar roupas em perfeito estado, acessórios femininos livros, objetos de arte e decoração, brinquedos, tudo a preço bem em conta.

O objetivo é, com a comercialização de produtos novos e seminovos a preços bem convidativos, levantar recursos para a manutenção das ações.

Então, a ajuda é mútua, lucra o projeto e gasta menos quem compra. “Resolvi praticar o desapego realizando uma limpa em toda a casa, principalmente no guarda-roupas. Com isso está surgindo o ‘Mercado das Pulgas Santas, cujo nome faz menção ao bairro e ao projeto social, daí o Santas no plural. É para dar uma mãozinha ao projeto ‘Santa Leitura’, que incentiva a leitura desde 2010 e tem ainda muito a realizar”, comenta Estella.

Sobre tocar sozinha financeiramente o projeto, que a partir de Santa Tereza, foi ampliado para vários locais, especialmente carentes, Estela se considera um pouco louca por há 12 anos trabalhar para levar a frente uma ação social, de grande importância não só por estimular o hábito da leitura, mas também pela a inclusão social, como por exemplo os adulto, jovens e as crianças de áreas carentes.

O espaço fica aberto nas sextas, sábados e domingos, a partir das 11h. “Espero que todos venham conhecer e prestigiar essa ação, o projeto ‘Santa Leitura’ é de grande importância para a sociedade no geral”, destaca a idealizadora.

Quem tiver livros, menos os didáticos, e quiser doar para o projeto, serão muito bem vindos, pois são distribuídos dezenas de livros mensalmente. E se quiser desapegar de alguma coisa, é só levar lá no Mercado das Pulgas Santas.

Serviço
Mercado das Pulgas Santas
Data: 13 e 14 de agosto
– de 9h30 às 16
Local: Casa verde, na Rua Mármore 470

Sobre o projeto Santa Leitura

O projeto “Santa Leitura”, de incentivo à leitura, voluntário e sem fins lucrativos, nasceu em 2010, no fundo da loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella Cruzmel, possuía. A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” prestava um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas.

A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo, novas aquisições foram feitas e também doações de livros. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja e ficavam a tarde toda lendo”, comenta a idealizadora.

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas carentes passaram a ter mais acesso à literatura. Em abril de 2013 o projeto “Santa Leitura” teve início na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Depois diversas outras praças passaram a ser contempladas.

O projeto, que conta com vários voluntários em termos de trabalho, não de ajuda financeira, já recebeu o Prêmio ‘Todos por Um Brasil de Leitores’, em 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, em 2018 recebeu o Prêmio ‘Leitura do Bem’, realizado pela Livraria Leitura e pela TV Alterosa e foi aprovado pela Lei Rouanet.

Ações do projeto atualmente:

– Santa Leitura Infantil Castanheiras, Sabará – MG
Coordenação: Janaina Olinda e Camila Vieira

– Comunidade Sagrada Família, Conjunto Taquaril, Belo Horizonte – desenvolve o hábito de ler por meio do sistema de sacolas com dez livros cada. Coordenação: Ana e Antônia Neres

– Praça Salvador Morici, Floresta, Belo Horizonte – Doação de dez livros por dia no banco da praça. Coordenação: Estella Cruzmel

– Associação São Vicente De Paulo, Floresta- Doação de livros nas manhãs de sábado. Coordenação: Alcione Nogueira

– Carolina do Sul, Estados Unidos. Evento anual na praça para crianças brasileiras residentes na cidade. Coordenação: Lilia Araujo Cruz

– Ex-Moradores de Bento Rodrigues, Mariana – MG – Coordenação: Joelma.

Matéria relacionada
Santa Leitura na Praça de Santa Tereza

Anúncios