Panela vazia na carestia - Santa Tereza Tem
Logo

Panela vazia na carestia


por Luis Borges, 18 de julho de 2022 – Pensata publicada primeiro no blog Observação & Análise

As pessoas nascidas em 1954 estão completando 68 anos ao longo desses 12 meses que vão se passando. Naquele ano, a música Panela Vazia, na voz de Leny Eversong, fez muito sucesso ao mostrar a carestia reinante no país. Aliás, segundo o dicionário eletrônico Houaiss, carestia é “escassez de víveres ou de determinado produto; encarecimento do custo de vida; preço elevado, acima do valor real”.

Passado todo esse tempo, a história se repete, apesar das transformações cada vez mais aceleradas nas várias dimensões da vida que também geram muitas desigualdades.

A sensação que tenho nesse momento é que estamos passando e sobrevivendo em meio à grandes pontos de inflexão, em busca de novos rumos dentro de uma sociedade polarizada em meio a alguns pequeninos satélites.

É chocante a desigualdade na distribuição de renda no Brasil, que nos mantém muito distantes da equidade social enquanto a realidade grita diante da fome que tem pressa.

Conforme o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, no Brasil são 33 milhões de pessoas em situação de insegurança grave, ou seja , em situação de fome. A inflação alta e persistente só faz aumentar a perda do poder aquisitivo que atinge a todos de maneira desigual, bem menos aos poucos que estão no topo da pirâmide social e extremamente mais a quem está na sua ampla base.

A carestia convive com o alto número de pessoas desempregadas (10,3 milhões), com o crescimento da quantidade de moradores de rua e com o aumento da insegurança diante saques, furtos e roubos a começar por onde tem comida.
Enquanto isso, o endividamento das pessoas e famílias vai crescendo e alguma reserva, por ventura existente, vai sendo queimada rapidamente. No primeiro semestre desse ano foram retirados mais de 50 bilhões de reais da caderneta de poupança.

A carestia prossegue tão grande e crescente que até as solidárias doações da fase mais aguda da pandemia da covid-19 caíram assustadoramente, o que só acentua o quanto as panelas estão vazias.

Como canta Leny Eversong, “Meu Deus do céu que carestia / Falta tudo na vida hoje em dia / Falta gás no fogão, falta luz no fulhão / Falta água na pia/ Fogo apagado panela vazia / A minha situação não tá boa, não / Já não sei o que fazer…”
O que e como fazer, pois o trem tá feio e quanto pior, pior mesmo.

*Luis Borges é morador de Santa Tereza, economista e escreve o blog Observação&Análise

Anúncios