Reunião define 23h para o término de música nos bares e restaurantes de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Reunião define 23h para o término de música nos bares e restaurantes de Santa Tereza

Na terça-feira, 28 de junho, foi realizada a 1ª reunião da Rede Santa Tereza (Associação Comunitária do Bairro -ACBST- Regional Leste) com representantes dos bares e restaurantes do bairro para discutir e encontrar soluções para as questões como a poluição sonora em alguns estabelecimentos e do lixo espalhado em alguns pontos do bairro gerado por esses locais e a obstrução de calçadas por mesas e cadeiras.

Essas são as reclamações mais comuns dos moradores, que vivem em áreas onde se concentram a maioria desses estabelecimentos.

Reunião da ACBST e Regional Leste com representantes de bares e restaurantes

A reunião foi uma forma de tentar resolver esses problemas e buscar uma convivência harmônica, em que os estabelecimentos possam exercer suas atividades e não trazer tanto incômodo para os moradores, por meio de um diálogo com os proprietários de bares e restaurantes.

A reunião foi mediada por Ricardo Gorchacov (Diretoria Regional de Assistência Social Leste – DRASL) e estiveram presentes aproximadamente 40 pessoas, entre integrantes da ACBST, o gerente Regional da Leste José Henrique de Oliveira Neto, funcionários da Regional e proprietários e representantes de 24 bares e restaurantes, dentre os 75 estabelecimentos convidados.

Foram debatidos temas como fiscalização, descarte de resíduos sólidos, ruído emitido pelos bares, ocupação das calçadas por mesas e cadeiras e a manifestação cultural Palco Aberto, que ocorre todos os domingos na Praça Ernesto Tassini. André da Pizzaria Cardoso ressaltou que trata-se de evento não licenciado e que o mesmo não tem nada a ver com o Bar do Orlando, que inclusive tem fechado mais cedo por causa da aglomeração que ocorre ali.

Após trocas de ideias e sugerido pelos representantes do bares foi firmado um de um acordo para delimitação do horário de 23h, para música ao vivo e respeitando os decibéis permitidos a cada horário, com presença ou não de tratamento acústico dos estabelecimento.

Evitar o acionamento do MP

Uma ata será formalizada e entregue aos bares presentes e ausentes para que tomem conhecimento do que foi acertado. Esse acordo será testado e reavaliado em uma próxima reunião que será realizada no mês de julho.
Hernany Mendes, presidente da ACBST ressaltou que “este é um primeiro passo. Não vai ser uma reunião apenas que vai resolver um assunto dessa complexidade. Foi um primeiro passo, pequeno, mas muito importante, de um percurso que temos pela frente para encontrar uma solução”.

“Os moradores não têm o desejo que os bares sejam fechados, mas os comerciantes precisam compreender, que apesar da fama de boêmio, o bairro é residencial e as pessoas precisam descansar para enfrentar o trabalho no dia seguinte, ir à escola, há pessoas com problema de saúde, isso sem falar no grande número de idosos e crianças. Então é necessário encontrar uma solução amigável. Os bares podem e devem fazer a sua parte baixando o volume das fontes sonoras e assim respeitando os decibéis permitidos por lei a cada horário, investindo em tratamento acústico em seus estabelecimentos, coletando e acondicionando devidamente os resíduos gerados, e respeitando a passagem obrigatória nas calçadas”.

Se não for resolvido dessa forma, com a colaboração de todos que habitam e exploram o comércio no nosso bairro,a situação fica insustentável e a possibilidade de medidas drásticas e verticais, como um TAC imposto pelo Ministério Público por exemplo, vai se tornando maior e real. E como já aconteceu em outros bairros, em que o Ministério Público atuou, todos os estabelecimentos, os que cumprem as regras e os que não cumprem, serão afetados pelas medidas que podem vir a serem implantadas. “A diversidade de perfís dos bares é enorme e o Ministério Público, nesse caso, faz uma Termo de Ajuste de Conduta (TAC) a ser cumprindo por todos”, reforçou Hernany Mendes.

Decibéis permitidos pela lei

O Gerente de Fiscalização Leste, Welington , reforçou que o acordo de parar o som ao vivo as 23:0 h não interfere nos decibéis permitidos a cada horário. Confira abaixo:
De 07:00 as 20:00 = 70 decibéis
De 20:00 as 22:00 = 60.
De 22:00 as 00:00 = 50
. 00:00 as 07:00 = 45.
Welington informou ainda que quanto a ocupação das calçadas pelos bares, a PBH está para lançar um novo decreto que regulamentará essa prática. Outras reuniões estão previstas como um encontro com os moradores e com os integrantes do Palco Aberto, que utilizam a Praça Ernesto Tassini.

Bares que compareceram ao encontro

Dos 75 bares e restaurantes convidados para o encontro compareceram os representantes dos seguintes estabelecimentos: Bar Alpendre, Bar du Pedro, Bar do Bolão, Bolota`s Bar, Bar Maturi, Bar Museu Clube da Esquina, Cerva Beer House, Desde 199, Espeto da Esquina, Circo Gamarra, Fundos da Floresta, Gamela, Mercado da Boca, Mercadinho Bicalho (Bar do Nivaldo), Parada do Cardoso, Planeta Gol, 4 Rei, Rock’n ‘Roll Bar, Santa Boemia, Santa Esquina Grill, Travessia,

Rede Santa Tereza

A Rede Santa Tereza é uma iniciativa da Diretoria Regional de Assistência Social Leste e Associação Comunitária de Santa Tereza (ACBST). É aberta a todos os moradores que se interessarem em discutir os problemas do bairro e encontrar de forma conjunta solução para eles. As datas das reuniões serão divulgadas pelo Santa Tereza Tem e pelo Instagram e Facebook da ACBST.

Anúncios