Projeto Maracacongo - Santa Tereza Tem
Logo

Projeto Maracacongo

Turnê nacional “Maracacongo” chega a Minas Gerais e aporta em cinco cidades, unindo as culturas populares mineiras e pernambucanas

Maracacongo chega a Minas depois de percorrer as cidades do Recife, Olinda, Goiana, Aliança e Itambé, em Pernambuco, no domingo, 03 de julho, no Memorial Vale Minas Gerais, na Praça da Liberdade. Com apresentações culturais do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança/PE, Grupo Afro mineiro Negro Por Negro de Brumadinho/MG, Afonjah de Olinda/PE e a Sociedade Musical São Sebastião de Passagem de Mariana/MG.

Mara gongo Caboclo de Lança do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança_Crédito_Pedro Raiz

A programação inclui, ainda, oficinas de Maracatu, Congo e Moçambique, a partir das 10h. Depois de Belo Horizonte o projeto segue para Brumadinho, Congonhas, Mariana e finalizando a turnê em Minas, dia 16 no Festival de Inverno de Ouro Preto

O projeto festeja as danças, costumes e práticas dos povos negros e originários, unindo a cultura popular do Maracatu Rural, de origem da região da Zona da Mata Norte do Estado, que é Patrimônio Cultural do Brasil, às tradições de Minhas Gerais.

Durante a turnê, o público vai poder vivenciar as histórias e culturas dos povos negros e originários, que por séculos seguiram escondidas, invisibilizadas e perseguidas, através de um espetáculo que terá como protagonistas, o Maracatu Rural Estrela de Ouro (Aliança – PE), e o Grupo Afro mineiro Negro Por Negro (Brumadinho-MG) e Afonjah (Olinda-PE). Em Belo Horizonte se junta ao projeto a orquestra da Sociedade Musical Passagem São Sebastião de Passagem de Mariana. 

No Memorial Minas Vale, dia 3

A estreia da turnê acontecerá no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, no domingo, dia 03 de julho. Às 10h horas terão início as oficinas de Maracatu Rural, Congo e Moçambique, é só chegar e participar. A partir das 13h começam as apresentações culturais em cortejos e na escadaria do Memorial Vale.

Capacitação e festa com crianças e jovens de Brumadinho

Nos dias 05 e 06 de julho o projeto Maracacongo chega a Brumadinho para vivenciar as com as crianças e jovens das Ongs Estação Conhecimento e Batucabrum. Com o apoio da prefeitura de Brumadinho, Estação Conhecimento, Batucabrum e OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos) as atividades têm início das 08:30 com a Oficinas de Maracatu, Congo e Moçambique na Estação Conhecimento; às 13:30 todas as crianças da instituição assistirão as apresentações do Maracatu Rural Estrela de Ouro (Aliança – PE), e o Grupo Afro mineiro Negro Por Negro (Brumadinho-MG) e Afonjah (Olinda-PE). No dia 06 a partir das 14:00 é vez do projeto Batucabrum do Corrego do Feijão receber o Maracacongo.

Abertura do Festival de Inverno de Congonhas

No dia 08 de julho o Maracacongo abre as atividades do tradicional Festival de Inverno de Congonhas com as Oficinas de Maracatu, Congo e Moçambique. No sábado, dia 09, uma rodada de conversas junto com os mestres da cultura popular de Congonhas tem início às 10:00. A partir das 20:00 é vez de subir ao Palco do Festival o Maracatu Rural Estrela de Ouro (Aliança – PE), e o Grupo Afro mineiro Negro Por Negro (Brumadinho-MG) e Afonjah (Olinda-PE). No domingo dia 10 a partir das 14:00 é vez do cortejo junto com os grupos culturais de Congonhas colorir as ruas da cidade.

Maracacongo celebra a Festa da Cidade de Mariana

Com uma agenda cheia de atividades de formação, Mariana recebe o projeto Maracacongo na semana da Festa da Cidade. Nos dias 12 e 13 acontece no Teatro Municipal o Seminário Maracacongo – Roda de Conversa sobre a Cultura Popular Mineira e Pernambucana, sempre às 19h. À tarde as escolas municipais recebem as oficinas.

No dia 14, a partir das 18h30 um grande cortejo com os grupos do Maracacongo e grupos de Mariana desfilam pelas ruas da cidade. À partir das 20h sobem ao palco da Praça Minas gerais o Maracatu Rural Estrela de Ouro (Aliança – PE), e o Grupo Afro mineiro Negro Por Negro (Brumadinho-MG) e Afonjah (Olinda-PE) e a cantora Silva Gomes (Ouro Preto/MG).   

Maracacongo encerra a turnê mineira no Festival de Inverno de Ouro Preto

Nos dias 14, 15 e 16 é vez de Ouro Preto, cidade Patrimônio da Humanidade, receber durante a programação do Festival de Inverno, o projeto Maracacongo com diversas atividades.

Dias 14 e 15 as oficinas de Maracatu, Congo e Moçambique acontecem na Casa de Cultura Negra sempre às 09h. No dia 15 às 14h será realizada a Rodada dos Mestres da Cultura Popular Mineira e Pernambucana.

No dia 16, às 14h um cortejo com os grupos do Maracacongo e grupos de Ouro Preto desfilam pelas ruas da cidade até a Praça da UFOP. Na mesma praça, a partir das 18:00h vamos apresentar o Maracatu Rural Estrela de Ouro (Aliança – PE), e o Grupo Afro mineiro Negro Por Negro (Brumadinho-MG) e Afonjah (Olinda-PE). Finalizando as 22h a turnê do projeto Maracongo em Minas Gerais.

SERVIÇO:

Turnê Projeto Maracacongo

PROGRAMAÇÃO MARACACONGO – MINAS GERAIS

BELO HORIZONTE

03/07 – DOMINGO – MEMORIAL VALE – PRAÇA DA LIBERDADE

10h00 – Oficina de Maracatu Rural

10h00 – Oficina de Congo/Moçambique 

13h00 – Afonjah – Olinda/PE

13h40 – Sociedade Musical São Sebastião de Passagem – Mariana/MG

14h20 – Negro por Negro – Brumadinho/MG

15h00 – Maracatu Estrela de Ouro – Aliança/PE  

BRUMADINHO

05/07 – ESTAÇÃO CONHECIMENTO

08h30 – Oficina de Maracatu Rural

08h30 – Oficina de Congo/Moçambique

13h50 – Negro por Negro

14h20 – Afonjah

14h50 – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança

06/07 – PROJETO BATUCABRUM – CORREGO DO FEIJÃO

14h às 17h – Oficinas e apresentações

CONGONHAS – FESTIVAL DE INVERNO DE COGONHAS

09/07

09h00 às 12h00– Oficina de Maracatu

14h00 às 17h00 – Oficina de Congo

20h00 – Negro por Negro

21h00 – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança

22h00 – Afonjah

10/07 

14h00 – Cortejo com o Negro por Negro, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e grupos de Congonhas

MARIANA

12/07 – ESCOLA MUNICIPAL 

14h00 às 17h00 – Oficina de Congo-Moçambique 

14h00 às 17h00 – Oficina de Maracatu Rural 

12/07 – CINE TEATRO MUNICIPAL

19h00 às 21h00 – Seminário Maracacongo – Roda de conversa sobre a cultura popular de Minas Gerais e Pernambuco

13/07 – ESCOLA MUNICIPAL 

14h00 às 17h00 – Oficina de Congo-Moçambique 

14h00 às 17h00 – Oficina de Maracatu Rural 

13/07 – CINE TEATRO MUNICIPAL

19h00 às 21h00 – Seminário Maracacongo – Roda de conversa sobre a cultura popular de Minas Gerais e Pernambuco 

14/07 – RUAS DA CIDADE

18h30- Cortejo Cultural com participação do Grupo Negro por NEGRO DE Brumadinho/MG, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança/PE E Grupos de Congado de Mariana /MG

14/07 – PRAÇA MINAS GERAIS

20h00 – Afonjah

21h00 – Negro por Negro – Brumadinho/MG

21h30 – Maracatu Estrela de Ouro – Aliança/PE

OURO PRETO – FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO

14/07 – CASA DE CULTURA NEGRA

09h00 – Oficina de Congo/Moçambique

09h00 – Oficina de Maracatu Rural

15/07 – CASA DE CULTURA NEGRA

09h00 – Oficina de Congo/Moçambique

09h00 – Oficina de Maracatu Rural

14h00 – Rodada de Conversa com os Mestres da Cultura Popular de Minas e Pernambuco

16/07 – RUAS DA CIDADE ATÉ A PRAÇA DA UFOP

14h00 – Cortejo Cultural com os grupos Negro por Negro (Brumadinho/MG), Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE) e Grupos Culturais (Ouro Preto/MG)

16/07 – PRAÇA DA UFOP

18h00 – Negro por Negro – Brumadinho/MG

19h00 – Maracatu Estrela de Ouro – Aliança/PE

21h00 – Afonjah e Maracatu Estrela de Ouro – Aliança/PE

MARACATU ESTRELA DE OURO

O Maracatu Estrela de Ouro foi criado 1966, no Sítio Chã de Camará, zona rural do município de Aliança, Zona da Mata Norte pernambucana. Seu mentor, o Mestre Batista e outros moradores do sítio decidiram criar o maracatu para inseri-lo nas brincadeiras do cavalo-marinho, forró de rabeca e rodas de ciranda. Durante as festas e sambadas no terreiro do Estrela de Ouro foram formados vários mestres como Manoel Salustiano, Luiz Paixão, Biu Roque e Zé Duda. Com o falecimento do Mestre Batista, em 1991, seu filho, José Lourenço da Silva, assumiu a presidência iniciando uma nova fase com o grupo.

Reconhecido Maracatu de Baque Solto do Estado, o Estrela de Ouro tem se apresentado em diversas cidades do Brasil e em 2006, fez apresentações nas cidades francesas de Murat e Paris, exibindo e transmitindo sua forma de expressão. Em dezembro de 2011, o Maracatu Estrela de Ouro foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco.

NEGRO POR NEGRO

O Negro por Negro é um grupo afro que congrega artistas de quatro quilombos da região de Brumadinho (MG). Alguns componentes têm função importante nas guardas de Congo e Moçambique da região. A atração já realizou apresentações em diversas cidades mineiras, mas esta será a primeira vez que saem de Minas. Muitos deles nunca viajaram. Com percussão marcante o grupo usa caixas, alfaias, atabaques, timbales, djembê, violão, cavaquinho e gungas, cantam canções próprias e outras retiradas das tradições da República Democrática do Congo e do Moçambique, ambos os países da África do Sul.

AFONJAH

O cantor e compositor, Valdi Afonjah é um importante artista da cena musical autoral pernambucana. Ele é um artista que cria um som original, com letras fortes que procuram alertar sobre várias questões sociais e espirituais. Sua trajetória dentro do contexto musical teve início no final da década de 1970, com o Grupo Raízes. Em 1988, gravou o LP “Negra Magia”. Já no ano seguinte, foi para França e depois Suíça onde residiu por mais de 10 anos. Sua experiência musical já levou para turnês pelo continente africano e europeu. Foi nessa viagem, inclusive, que ele conheceu Aston “Familyman” Barret (baixista da banda de Bob Marley, The Wailers), o que resultou em uma temporada na Jamaica. 

Logo depois, de volta ao Brasil e morando no Rio de Janeiro, Afonjah gravou os álbuns “Afonjah”, com produção de Carlos Trilha (Renato Russo, Marisa Monte) e o álbum “Cambinada Dub”. A convite do produtor cultural, Afonso Oliveira, Afonjah voltou a Pernambuco, e em 2017, participou do projeto “Maracatu Atômico Kaosnavial”, junto com Jorge Mautner e o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança.

Em 2019, Afonjah inicia uma residência artística com Afonso Oliveira no estúdio de Buguinha Dub, compondo diversas canções gravadas com nomes importantes da música pernambucana, como Flaira Ferro, Coco Raízes de Arcoverde, Maracatu Estrela Brilhante e Isaar.

Anúncios