Problema do barulho em Santa Tereza é tema em reunião aberta da ACBST - Santa Tereza Tem
Logo

Problema do barulho em Santa Tereza é tema em reunião aberta da ACBST

A Reunião aberta da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) contou com a presença de 30 moradores, a diretoria da ACBST e os representantes da Regional Leste: Coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique, da Chefe de Gabinete, Eliane, do Diretor de Fiscalização, Wellington e do Diretor da Assistência Social, Ricardo.

As demandas levantadas pelos moradores presentes foram o alto som dos bares e questão do trânsito. Os representantes da Regional Leste, explicaram que todas essas denúncias de barulho excessivo devem ser feitas pelo BH  ou pelo 156. E que a medição dos decibéis é feita dentro da casa de quem solicitou a fiscalização.

Quanto ao trânsito as demandas devem ser levadas à BHTrans e que mas quintas feiras, há um

  Hernany Mendes explicou também que junto com a Regional, foi feito um levantamento de todos os bares do bairro e que seus proprietários serão convidados para um encontro, onde juntos possam encontrar uma solução para os problemas. Foi ressaltado que ninguém quer fechar bares, mas o funcionamento deve respeitar regras, que não perturbem os moradores em redor dos estabelecimentos.

Durante o encontro, presidente da ACBST, Hernany Mendes apresentou à comunidade o trabalho desenvolvido nesses seis primeiros meses da gestão de sua diretoria.

Hernany Mendes na reunião sobre o Mercado, em abril de 2022

Confira abaixo as ações

Regularização da situação jurídica da Associação em cartório. Já que a ACBST não conta com nenhuma contribuição financeira, para conseguir recursos e cobrir as despesas foi realizada uma rifa de peças de arte doados por artistas do bairro e cesta de produtos orgânicos doada pelo pessoal da Horta da Rede Lixo Zero Santa Tereza. Com os recursos arrecadados, a situação jurídica da ACBST agora está em dia.

Ações sobre a questão do som dos bares

•Reunião solicitada pelos vizinhos do empreendimento Planeta Gol.

•Reunião com a Secretaria de Políticas Urbanas sobre o empreendimento Planeta Gol, uma vez que seu alvará depende de condicionantes definidas em um REIVI (Relatório de Impacto de Vizinhança)

•Reunião com a Regional Leste juntamente com a Coordenação de Fiscalização.

•Encaminhamento de todos os materiais enviados por grupos de moradores à Regional Leste e Ministério Público. (Anexado em processo existente sobre o tema desde 2018).

•Reunião com a Polícia Militar.

 Entrevistas a TVs, rádios e jornais sobre o tema.

•Reuniões com a Secretaria Adjunta de Fiscalização juntamente com a Gerência de Fiscalização da Regional Leste.

•Inclusão do tema Som dos Bares como prioridade nas pautas da Rede Santê, movimento articulador da comunidade criado a partir de parceria da ACBST com a Gerência de Assistência Social da Regional Leste.

•Participação de vários grupos virtuais de moradores que se mobilizam em torno do tema.

– Mercado de Santa Tereza

Participação da apresentação do novo projeto do Mercado Distrital, o “Mercado de Origem de Santa Tereza” no Cine Santa Tereza, no dia12/04. Presidente da ACBST, discutir e acompanhar o desenvolvimento do projeto.

Reuniões e outras ações

  1. Reunião com a organização do TAU (Território de arte Urbana), evento de intervenções artísticas em alguns pontos do bairro, que será realizado em julho.
  2. Reunião com José Henrique, coordenador da Regional Leste, para discutir diversos assuntos sobre o bairro.
  3. Visita técnica à Escola Estadual José Bonifácio e entrevista à TV Record sobre o assunto
  4. Reunião com a Comissão Local de Saúde, do Centro de Saúde Horto
  5. Envio de ofício ao secretário de saúde, para o Conselho Municipal de Saúde e Diretoria do Patrimônio Histórico sobre a questão da construção do novo Centro de Saúde à Rua Anhanguera com Pouso Alegre.
  6. Reunião com a secretaria de Política Urbana
  7. Contato com a BHTrans sobre as demandas do trânsito no bairro

Encontros e visitas à Vila Dias e São Vicente

-Visita e entrega de lonas e conversas com o lider comunitário, Peão, Lacire Alexandre do bar.
-Encontro com mulheres e pessoas transna Vila Dias.
-Reunião sobre lixo na Vila São Vicente com o vereador Gilson Guimarães e a liderança da vila, Leonardo Freitas.-Visita ao GASS (Grupo de Apoio Social Solidariedade ) da Vila Dias.

Parcerias em projetos sociais

– Projeto Redes Criativas: oficina de vídeo realizadas com jovens de seis municípios da Grande BH. A intermediação da ACBST e ajuda do Marquinho (Vila Dias) garantiu a participação dos adolescentes da Vila Dias e São Vicente, que se interessam pela ária de audiovisual. Como resultado final do projeto foi feito um documentário que será exibido no dia 25 no Cine Santa Tereza.

-Lar das Idosas Santa Tereza: mediação de apresentação artísticas para as abrigadas do Lar, com o músico Gabriel Coupe, morador do bairro. O que para as idosas tem efeito benéfico na saúde mental delas.

Anúncios