O que vem do espaço - Santa Tereza Tem
Logo

O que vem do espaço

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG em junho

Miniatura do anexo

Junho com documentário inédito sobre mineração em MG, exibido em sessões gratuitas no Planetário, retomada das observações no Terraço Astronômico, oficinas  e outras atividades no Espaço do Conhecimento UFMG.

Entre as atividades, estão a sessão do documentário Inconfidências, com exibições gratuitas no Planetário (às quartas e sábados, às 16h), além das observações noturnas e solares no Terraço Astronômico. O museu realizará ainda as oficinas ‘Fases da Lua’ e ‘Corpo-Território, lugar de memória’. Todas as atividades seguirão os protocolos de segurança estabelecidos pelo Espaço do Conhecimento UFMG. É necessário que cada visitante traga consigo sua própria máscara, seja ela reutilizável ou descartável, cobrindo nariz e boca, para ter acesso a quaisquer dependências dos espaços, além do distanciamento social de 1,5m e orientações de higienização das mãos. 

Miniatura do anexo

A programação do Espaço conta com diversas atrações para todas as idades, além de percursos pelas exposições que prometem agitar o mês de junho. O público também é convidado a interagir virtual e presencialmente, através de nossas exposições Sertão Mundo e Mundos Indígenas, das oficinas presenciais e dos quizzes e brincadeiras online! Acompanhe a programação completa no site


Sessões do Planetário

Terça : 16h  –  Dois Pedacinhos de Vidro
Quarta :  16h – Inconfidências
Quinta:  16h – Da Terra ao Universo
Sexta : 16h – Alvorecer da Era Espacial
Sábado : 13h – O Segredo do Foguete de Papelão  / 16h – Inconfidências / 18h –  Da Terra ao Universo /  20h – Dois Pedacinhos de Vidro
Domingo : 13h – O Segredo do Foguete de Papelão / 16h – Arqueoastronomia Maia

INGRESSOS
Inteira: R$ 10,00 e Meia: R$ 5,00, na recepção do museu, emitidos SOMENTE no dia da sessão, sendo a forma de pagamento EXCLUSIVAMENTE  via cartão de débito.

Obs: Todas as sessões do documentários Inconfidências são gratuitas, de acordo com a capacidade do Planetário,  bastando retirar a senha na recepção.


Observações Noturnas e Solares
O  Terraço Astronômico do Espaço conta com dois telescópios e um teto retrátil, que permitem que o público possa contemplar objetos diferentes no céu de BH. A atividade é  gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção nos dias do evento. A cada 15 minutos, um grupo de 10 pessoas tem acesso ao Terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.

A Observação Noturna acontece aos sábados, das 19h às 20h45. Retirada de 70 senhas a partir das 17h30.

A Observação Solar ocorre aos domingos, das 11h às 12h45h. Retirada de 70 senhas a partir das 10h. 


Público: grupos reduzidos de 10 pessoas a cada 15 minutos. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção – serão distribuídas 70 –  a partir das 10h.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
Aberto ao público


Corpo-Território, lugar de memória – 18/06 (15h)

A oficina “Corpo-Território, lugar de memória” pretende discutir a noção  de Corpo-Território, presente na exposição Mundos Indígenas. Para o povo Xakriabá, corpo e território não são separados, mas, ao contrário, são elos que formam e criam seus pensamentos. Nesse sentido, o território também diz respeito à memória e à tradição, de maneira coletiva. Na oficina, serão utilizados jogos teatrais que  buscam exercitar a concentração e memória, além de conectar corpo e espacialidade. Ademais, os participantes vivenciarão a conexão  com o espaço que habitam. Ao final, em uma roda de conversa, será estimulado o debate sobre as percepções dos participantes sobre o  corpo-território. 


Quando:  18  de junho,  às 15h
Público: 15 participantes (crianças, jovens e adultos)
Onde:  Sala de oficinas e exposição Mundos Indígenas do Espaço do Conhecimento UFMG


Sábado com Libras: A Diversidade na História – 25/06 (14h)

A atividade ”Diversidade na História” terá como objetivo abordar a vida, os feitos e as invenções de algumas personalidades LGBTQIA+, sendo algumas delas membros da comunidade surda. Além disso, durante a oficina, conheceremos alguns termos e expressões do universo LGBTQIA+ na Língua Brasileira de Sinais..
Dia:  25 de junho,  às 14h
Público:  15 participantes, sendo público em geral a partir de 9 anos, jovens e adultos. Não é necessário conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada em português e em Libras.
Onde: Sala de oficinas – Espaço do Conhecimento UFMG,  na Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Anúncios