Atenção! (Alerta de sotaque mineirês ativado) - Santa Tereza Tem
Logo

Atenção! (Alerta de sotaque mineirês ativado)

*Por Iara Melo

Eu comecei o dia de hoje coando um café fresquinho e colocando um pão de queijo no forno, para então celebrar um “trem bom demais da conta”. Porque sim, hoje é um dia especial: é o aniversário de Minas Gerais, uai! E quando se tratam de razões para comemorar, não faltam motivos para me orgulhar desse cantinho onde nasci e moro até hoje.

Quesito inquestionável é que nosso estado é repleto de patrimônios culturais e imateriais. Aqui tem muita história, além de lugares maravilhosos para se visitar durante todo o ano. Essa riqueza vai de encontro também com a gastronomia mineira.

Dia desses, eu vi uma reportagem onde uma pesquisadora falava justamente sobre isso: Minas compõe um território vasto, cheio de sabores e saberes. Muitas das técnicas culinárias que usamos no nosso estado são bastante específicas, pois foram criadas por aqui mesmo. Já as nossas receitas são passadas de gerações por gerações, de avós para netos e geralmente perduram por muitos anos nas famílias mineiras.

Talvez isso explique o fato de que a nossa cultura alimentar é muito marcada pela afetividade. Quem é mineiro com certeza já vivenciou uma quitanda no fim da tarde, em alguma cidadezinha do interior, com um pingado de café, biscoitos caseiros, pão de queijo e um “dedo” de prosa. Ou quem sabe, um almoço de domingo na casa dos avós com alguma receita tradicional de frango caipira com quiabo e angu; pode ainda se lembrar das festas de fim de ano, trazendo aquele cheirinho de pernil no forno a lenha se espalhando pela casa, e na sobremesa os doces de compotas em calda (acompanhados por um bom pedaço de queijo, é claro!)

Se alguma dessas memórias te remeteu à infância, é provável que você seja mineiro ou se simpatize por essa gastronomia que é muito rica em saberes, mas também cercada de importantes tradições.

Eu “facideia” da vontade que te fiz passar falando de tanta coisa boa, mas “cê” me dê licença porque agora preciso tirar meu pão de queijo de “denduforno”. Parabéns para a sua, para a minha e para a nossa Minas Gerais, por ser simplesmente encantadora e única, do “jeitim” que amamos!

*Iara Melo é Nutricionista e Chef e defende uma vida mais equilibrada e saudável através de uma boa relação com as panelas. @iaramelo.nutrichef –

@iaramelonutrichef

Anúncios