Podcast Residência Artística com Companhia de Teatro - Santa Tereza Tem
Logo

Podcast Residência Artística com Companhia de Teatro

Capitão Fracasso – Companhia de Teatro – Arquivo do grupo

Podcast Residência Artística do Centro Cultural UFMG em bate-papo com alguns dos integrantes da Companhia

No sexto episódio do Podcast Residência Artística tivemos um bate-papo com alguns dos integrantes da Companhia de Teatro, atualmente formada por Luiz Paixão, Mariana Bizzotto, Bruno Hilário, Isabella Saibert, Arthur Bello, Alberto Tinim, Nah Rachid e Luciana Veloso. Criada em 1993 pelo diretor teatral Luiz Paixão e pela atriz Anália Marques, sua atividade não se limita às produções teatrais, estendendo-se também à pesquisa estética e à qualificação de profissionais de teatro, sendo reconhecida como uma das companhias mais atuantes e premiadas de Belo Horizonte.

A Companhia de Teatro surgiu da necessidade de pensar em uma produção que tivesse a assinatura de seus fundadores de maneira mais efetiva, bem como da necessidade de desenvolver uma linguagem e um aprofundamento estético e ideológico do teatro. O primeiro espetáculo realizado pelo grupo – Sob o signo do prazer – já delimitou um pouco o campo investigativo e a pesquisa que pretendiam se dedicar, a partir daí eles foram se aprofundando nos estudos e suas inquietações pessoais se transformaram em inquietações coletivas.

A Companhia de Teatro participou de duas residências no Centro Cultural UFMG, inclusive boa parte de Capitão Fracasso foi concebida na instituição. Eles nos contam das possibilidades que o espaço oferece para o fortalecimento de seus trabalhos, da importância da Residência Artística para os grupos de pesquisa independentes, da segurança de ter um local durante um ano para desenvolver a arte, do intercâmbio de conhecimento que um grupo compartilha com o outro e de toda a movimentação artística que rege o lugar.

Para finalizar, os artistas apresentam as dificuldades e perspectivas para o atual cenário do teatro em Belo Horizonte, os problemas resultantes das leis de incentivo e o público reduzido com a reabertura dos espaços culturais. Além disso, eles nos falam dos projetos da Companhia de Teatro para 2021 e 2022, a vontade de produzir Macbeth do dramaturgo inglês William Shakespeare, a parceria com outro grupo de teatro da América Latina em um trabalho a partir da obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e a continuidade de Capitão Fracasso.

Para ouvir o podcast na íntegra acesse o link a seguir: https://spoti.fi/2WlFtxe

Podcast Residência Artística
Uma vez por mês no Spotify do Centro Cultural UFMG

Anúncios