Capoeira é tradição em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Capoeira é tradição em Santa Tereza

Associação de Capoeira Angola Dobrada em Santa Tereza tradição no bairro

A cultura popular faz parte de Santa Tereza desde o início do bairro com as festas juninas, os blocos de carnaval, os folguedos do Dia de Reis, entre outros. E essa tendência continuou com o passar do tempo. Um exemplo é a capoeira, tradição mantida pela “Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD – BH), há 23 anos.

A ACAD preserva no bairro e na cidade a capoeira angola, uma das manifestações de resistência de matriz africana no Brasil e que envolver aspectos como arte, esporte, dança, música e cultura popular.

Capoeira de Angola Praça de Santa Tereza – Foto Rayanne abranches

Iran Lacerda, o mestre Iran da ACAD-BH, lembra que esse trabalho, por incrível que pareça começou na Alemanha, em 1992, com os mestres Rogerio e Índio na cidade de Kassel, onde residiam. De lá, aportou em Santa Tereza, em 1998, à Rua Cristal quando do retorno dos dois ao Brasil. “Foi assim que a história da Associação de Capoeira Angola Dobrada começou aqui em Santê, com a instalação do nosso primeiro espaço de treino. Desde então, sempre estivemos presentes no dia a dia do bairro com aulas para a comunidade e participação em atividades”, observa o mestre.

Mestre Iran

Atualmente a Associação funciona à Rua Capitão Bragança, 39, com aulas diárias para adultos e crianças, mantendo a proposta de divulgação e preservação dos ensinamentos da capoeira de angola e seus fundamentos.

Com a pandemia as aulas presenciais foram cancelas, mas agora já estão de volta. “Seguindo todas as regras sanitárias com distanciamento, uso de máscara e número reduzido de alunos nas turmas. Além disso, boa parte do pessoal está vacinado com primeira dose e estamos com uma perspectiva mais positiva”, comenta Mestre Iran animado com o retorno das atividades.

Capoeira para as crianças

Como se diz que é de pequeno que se torce o pepino, a ACAD também recebe crianças a partir de quatro anos. Mestre Iran explica os benefícios da prática para os pequenos e pequenas: “Por meio de aulas de capoeira as crianças aprendem a respeitar o outro, a compartilhar e dividir. Além dos movimentos, trabalhamos nas aulas a música a construção de instrumentos e a história da capoeira, de uma forma lúdica e bem tranquila”.

Mestre Iran informa que “estamos com aulas experimentais abertas e gratuitas, recebendo jovens, adultos e as crianças da comunidade e está sendo um prazer termos esta oportunidade de também aprender com eles”.

O que é a Capoeira de Angola

A capoeira angola é uma manifestação de matriz africana que foi criada no Brasil pelos afrodescendentes, como forma de luta contra o sistema escravista.. Essa maneira de jogar capoeira é caracterizada por ser mais lenta com movimentos furtivos e executados de modo rasteiro. Durante a roda os participantes não batem palmas e todos contribuem seja jogando, tocando ou cantando. O componente básico desse estilo é a malícia. Essa “malandragem” que consiste em simular movimentos que sirvam de engodo ao oponente em combate.

Para quem quiser conhecer o trabalho da ACAD BH é só entrar em contato através das redes sociais:

Instagram: @angoladobradabh

Facebook: https://www.facebook.com/acadbh

Anúncios