Tai Chi Chuan em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Tai Chi Chuan em Santa Tereza

É só chegar às 7h30, do dia 14 de setembro, na Pracinha Joaquim Ferreira da Luz e se inscrever

Está sendo formado um grupo de moradores do bairro para praticar Tai Chi Chuan na parte da manhã. As aulas já vão começar nesta terça-feira, 14 de setembro, de 7h30 às 8h30. O local escolhido é a Pracinha Joaquim Ferreira da Luz, entre as Rua Silvanópolis, Divinópolis e Conselheiro Rocha. A razão da escolha é que mais silenciosa e com menos poluição do que a Praça Duque de Caxias.

A prática do Tai Chi será na Pracinha Joaquim Ferreira da Luz

Segundo a Daniela Arruda, que está organizado a turma, já há várias pessoas inscritas, com no máximo oito praticantes. As aulas serão dadas pelo instrutor Juliano Mourão e cada um paga 20 reais por mês, com duas aulas por semana.

Juliano está motivado com a nova turma. “Monitorar práticas de Tai Chi em Santa Tereza será uma grande oportunidade de convivência através do bem estar que o Tai Chi proporciona, num bairro tradicional da Capital mineira”, comenta ele.

Sobre Juliano Mourão

Juliano há 11 anos, começou a praticar Tai Chi e gostou tanto que não largou mais e começou a se aprimorar, a entrar em contato com as práticas chinesas. Em 2003 fez o curso para instrutor de Lian Gong e em 2005 cursou Tai Ji Qi Gong com o médico chinês Li Jing. Em 2006 foi monitor do Primeiro Congresso Nacional de práticas corporais da Medicina Chinesa em SP.

Em 2007 viajou para Espanha onde fez o curso de Tai Chi Chuan Yang com Fu Cheng Yang. Depois de volta ao Brasil já trabalhou em diversos clubes, aulas particulares e empresas de Belo Horizonte.

O que é tai chi chuan

É uma prática milenar chinesa que nasceu como arte marcial, mas atualmente é mais conhecida como forma de meditação e de atividade física. Os movimentos são lentos, harmoniosos e circulares proporcionam bem-estar físico e psíquico, com benefícios para o corpo e a mente por meio da respiração lenta e profunda, acalmando a pessoa e ao mesmo tempo deixando-a alerta.

Entre esses benefícios estão a diminuição da pressão arterial, fortalecimento muscular, traz o senso de comunidade e serenidade e leva um melhor equilíbrio físico e mental.

A respiração profunda no tai chi pode diminuir o estresse, a ansiedade e a depressão. Um estudo recente4 descobriu um grupo de neurônios diretamente ligados à respiração e conectados a estados da mente, desde o relaxamento e a atenção até a ansiedade e a excitação. A descoberta explica como atividades que exigem uma respiração lenta e controlada, como ioga e tai chi, são recomendáveis para combater os efeitos nocivos do estresse.

Anúncios