Casa Fiat de Cultura em palestra online com arquiteta Carlotta Pinna - Santa Tereza Tem
Logo

Casa Fiat de Cultura em palestra online com arquiteta Carlotta Pinna

View of the flooded Piazza Navona, Rome – por Antonio Joli

Casa Fiat de Cultura com arquiteta italiana Carlotta Pinna que aborda os desafios de projetar esses espaços nas cidades contemporâneas

As praças sempre representaram o principal espaço arquitetônico da cidade. Local de troca, sociabilidade e um símbolo de comunidade, com funções estéticas, monumentais e de lazer. Em cada época, a construção desses espaços acompanhou a evolução das cidades e da própria sociedade. Mas qual é o papel dessas praças na contemporaneidade?

Para falar sobre esse assunto, a Casa Fiat de Cultura, o Consulado da Itália em Belo Horizonte e o Istituto Europeo di Design (IED) realizam a palestra virtual “Poder e História: os desafios da praça contemporânea”, no dia 31 de agosto, às 19h, com a arquiteta Carlotta Pinna. A conversa será mediada pela coordenadora de pós-graduação do IED, Graziela Nivoloni. O evento, que é gratuito e com inscrições pela Sympla, integra a programação da exposição virtual “As Praças [In]visíveis”, que pode ser apreciada no site da Casa Fiat de Cultura até o dia 12 de setembro.

Um dos grandes desafios arquitetônicos da sociedade contemporânea é buscar conexões entre os anseios das pessoas sobre as praças e sua função enquanto espaço público. Carlotta Pinna destaca que essa temática esteve ausente nas reflexões do movimento arquitetônico moderno. O foco nos problemas de habitação e do crescimento exponencial da população gerou uma visão diferente da praça: “a partir de então, era uma espécie de expressão burguesa e reduto de convenções ultrapassadas”, explica a arquiteta.

Carlotta Pinna Foto Sarah Ferreira

Na Itália, a praça tem um forte poder histórico, resultado de uma lenta construção coletiva e estratificação de diferentes linguagens arquitetônicas, com soluções específicas para cada época e local. Justamente por isso, essas praças tiveram a capacidade de persistir ao longo do tempo em que foram concebidas, projetadas e construídas, adaptando-se a um uso coletivo diferente, um ícone do espaço público por excelência. A magnitude desses espaços é tão significativa, que, mesmo em um cenário de pandemia, com grandes vazios urbanos silenciosos, eles continuam sendo símbolo de beleza renovada e evocam no espectador solitário o eco de histórias e experiências da cidade, como visto na exposição “As Praças [In]visíveis”, em cartaz na Casa Fiat de Cultura.

Carlotta Pinna
Arquiteta, vive entre a Itália e São Paulo. Após se formar no Politecnico di Milano, obteve um mestrado em arquitetura na Technische Universiteit Delft (Holanda), com uma dissertação sobre “O papel da arquitetura e do planejamento urbano na renovação urbana das margens das cidades portuárias” e um mestrado em sustentabilidade do processo de design no Harbin Institute of Technology (China).

SERVIÇO
Palestra “Poder e História: os desafios da praça contemporânea”
Palestrante: arquiteta Carlotta Pinna – Mediação: Graziela Nivoloni
Dia 31 de agosto, terça, às 19h
Ingressos gratuitos pela Sympla
https://bit.ly/PodereHistoria

Anúncios