Projeto ‘Santa Leitura’ inaugura mais um espaço - Santa Tereza Tem
Logo

Projeto ‘Santa Leitura’ inaugura mais um espaço

O projeto Santa Leitura, que já esteve em Santa Tereza, inaugura mais um ponto de leitura no Bairro Castanheiras, em Sabará.

O projeto voluntário Santa Leitura Castanheiras inaugurou no dia 31 de julho, à Rua Principal, nº 106, bairro Castanheiras, Sabará – MG. O projeto idealizado pela artista plástica e escritora Estela Cruzmel, há nove anos, criou asas e partiu para outros locais.

A história do Projeto Santa Leitura começou com a escritora, artista plástica e leitora voraz Stela Cruzmel, nos fundos de sua loja de roupas, no Bairro Ipiranga, onde montou uma pequena biblioteca e emprestava livros para os clientes. Depois de fechar a loja, ela ousou e tornou o projeto mais público, levando para o Bairro Taquaril e em 2013, para a Praça de Santa Tereza aos domingos pela manhã, onde ficou durante quatro anos. E deverá, segundo ela, voltar em breve. E daí foi para a Praça Salvador Morici, Floresta, com doação de dez livros por dia no banco da praça. E outros lugares ainda recebem o projeto com seus livros e atividades educativas, como contação de história e teatro infantil.

A unidade do Bairro Castanheiras é coordenada por Janaina Olinda Oliveira e Camila Augusta Vieira junto com mais quatro  voluntárias. As atividades voluntárias do ‘Santa Leitura’ são realizadas nos finais de semana e fica aberto durante a semana para visitação das escolas. “Estamos com uma ótima expectativa, a aceitação das crianças tem sido muito grande”, destaca Estella Cruzmel, idealizadora do projeto.

Estella acrescenta que foram cinco meses de reforma, pinturas do prédio, confecção de prateleiras e seleção de livros. “O projeto traz como novidade uma mesa de quatro metros com forros brancos preparados para que as crianças possam desenhar e escrever, sendo renovada a pintura sempre que for preciso”, destaca.

Por meio de uma fusão entre as ‘Obras Sociais Paróquia São Gabriel’, ‘Pascom’ e ‘Projeto  Santa Leitura’ o espaço pôde se tornar uma realidade, levando para as crianças o incentivo à leitura e despertando-as para o hábito da leitura de uma maneira lúdica. Além disso, são promovidos no espaço contação de histórias, produção de textos, pinturas, palestras e oficinas diversas.

Livros deixados nos bancos da Praça Salvador Murici no bairro Floresta, adotada pela Estela

O projeto voluntário ‘Santa Leitura’ desenvolve assistência social com crianças em situação de vulnerabilidade por sistema de apadrinhamento desde 2017. “O projeto acredita no poder do livro e há onze anos trabalha com afinco perseguindo essa meta e muitos frutos estão sendo colhidos. Nosso propósito é fazer que a criança de hoje seja um adulto que pense por si mesmo”, comenta Estella.

Sobre o projeto

O projeto “Santa Leitura”de incentivo à leitura évoluntário e sem fins lucrativos, nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina da Estela, no bairro Ipiranga, que Estella Cruzmel, possuía. A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto.

A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo, novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta a idealizadora.

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas carentes passaram a ter mais acesso à literatura.

No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura” teve início na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Depois diversas outras praças passaram a receber o projeto.

O projeto já recebeu o Prêmio ‘Todos por Um Brasil de Leitores’, em 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, em 2018 recebeu o Prêmio ‘Leitura do Bem’, realizado pela  Livraria Leitura e pela TV Alterosa e foi aprovado pela Lei Rouanet.

Quem quiser doar livros, aqueles que estão empoeirando na sua estante, adultos e infantis, é só entrar em contato com a Estela pelo Instagram ou pelo whatsapp 99752-6952.

Ações do projeto atualmente:

– Santa Leitura Infantil Castanheiras, Sabará – MG
Coordenação: Janaina Olinda e Camila Vieira

– Comunidade Sagrada Família, Conjunto Taquaril, Belo Horizonte – MG
Coordenação: Ana e Antonia Neres (Trabalha o hábito de ler por meio do sistema de sacolas com dez livros cada).

– Praça Salvador Morici, Floresta, Belo Horizonte – MG
Coordenação: Estella Cruzmel (colocação de livros em bancos da praça para quem quiser ler ali ou levar pra casa)

– Associação São Vicente De Paulo, Floresta, Belo Horizonte – MG
Coordenação: Alcione Nogueira (Doação de livros nas manhãs de sábado).

– Carolina do Sul, Estados Unidos.
Coordenação: Lilia Araujo Cruz (Evento anual na praça para crianças brasileiras residentes na cidade).

– Ex-Moradores de Bento Rodrigues, Mariana – MG
Coordenação: Joelma Santos (Doação de livros para todas as idades, além de lanches, sorteios e palestras sobre a importância da leitura

– Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte – MG .Será retomado em breve.

Anúncios