Porque hoje é DIA de ROCK! - Santa Tereza Tem
Logo

Porque hoje é DIA de ROCK!

por Toninho Horta

No dia 13 de julho, Dia do Rock, o guitarrista e compositor, Toninho Horta, um dos grandes representantes do Clube da Esquina, reverenciou seus ídolos da música. Confira o texto daquele que é considerado um dos cinco grandes guitarristas do mundo.

“Nos anos de 1960 a 1970 eu ouvia de tudo, desde Led Zepelim e Beatles a Frank Zappa, um de meus ídolos!

Foram tantos sons que eu curtia, o Ten Years After, com o Alvin Lee; Emerson Lake & Palmer; Focus; Crosby, Stills, Nach & Young (spelling wrong); The Cream c/ Erick Clapton (que já declarou ser meu fã) e Steve Winwood, entre tantos outros solistas de bandas, até chegar ao Jazz (com influência do Rock), Fusion c/ Herbie Hancock, Lee Ritenour e cantores como Rod Stewart e Joe Cooker (meus favoritos), Simon & Garfunkel, e nome como os incríveis Jim Webb (compositor e arranjador americano no disco de…) e o super cantor inglês Richard Harris! Esse disco em LP, trilha do filme “Um Homem chamado Cavalo”, me fez chorar muitos meses de emoção!

Enfim, dentro de todos os Rockeiros do mundo, além do magistral Jeff Beck, o meu maior ídolo é Jimmy Hendrix!  Além de ser um exímio e único guitarrista em concepção e técnica, foi um excelente compositor e ainda cantava pra caralho (like a m.f. como se diz em inglês). Ídolo mundial, Inovador e Influenciador das gerações, a musicalidade de Hendrix é superior a tudo isso!

Obrigado Fredera, Robertinho Silva e Nana Vasconcelos, por terem me mostrado em uma noite não muito louca, nos anos de 1970, no bairro Catete, Rio de Janeiro.

Sua simplicidade como ser humano e sua visão de mundo, colocando a música no ponto mais alto, que só se atinge com grande espiritualidade, posso dizer que o nosso querido Jimi Hendrix é o músico do século!
Depois falarei dos compositores, instrumentistas e arranjadores, como o meu ídolo maior que é Sergei Rachmaninoff, mas aí já é outra história, porque hoje é Dia de Rock”!

Anúncios