Exposição virtual As Praças [In]visíveis na Casa Fiat de Cultura - Santa Tereza Tem
Logo

Exposição virtual As Praças [In]visíveis na Casa Fiat de Cultura

As Praças [In]visíveis_Piazza Duomo, Catania_ Alice Grassi

Exposição virtual da mostra fotográfica que destaca caráter arquitetônico e histórico de 22 praças italianas

Espaços de convivência, socialização, atividades comerciais e manifestações culturais, as praças sempre foram consideradas um ponto público de grande importância para as pessoas e as cidades. Contudo, quais contornos esses locais ganham quando um evento de impacto mundial impede as pessoas de saírem de casa? O que acontece quando os elementos vivos são retirados das praças? Esses e outros aspectos arquitetônicos, culturais e urbanísticos serão discutidos pela Casa Fiat de Cultura e pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte, com apoio do Istituto Italiano di Cultura San Paolo, na exposição virtual de fotografias “As Praças [In]visíveis”, em cartaz de 13 de julho a 12 de setembro.

A abertura será marcada pela palestra “Liberdade de Percepções”, com a arquiteta Jô Vasconcellos, que vai destacar como esse espaço urbano se transforma e ganha novas funções, com o passar dos anos, usando, como exemplo, a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O bate-papo será realizado no dia 13 de julho, às 19h. A participação é gratuita, com inscrições pela Sympla.

Na Itália, em Minas Gerais ou em qualquer lugar do mundo, a pandemia transformou o burburinho dos grandes centros urbanos em imensidão de silêncios, despertando um jeito diferente de enxergar as paisagens e a descoberta de diferentes desenhos da cidade. Com as praças, não foi diferente. Cenários simbólicos da convivência humana, elas ficaram, de repente, vazias. A mostra “As Praças [In]visíveis” propõe novo olhar sobre esses ambientes, ao reunir textos e imagens de 42 escritores e fotógrafos italianos, em diálogo que conecta cultura, beleza e cenários históricos, para revelar monumentos arquitetônicos que são verdadeiras obras de arte.

A exposição virtual apresenta 21 fotografias autorais, acompanhadas de textos originais de escritores que têm alguma ligação com os espaços. As obras evocam memórias e experiências, em um convite para a reflexão sobre como nos relacionamos com os espaços urbanos de nossas cidades. As fotografias e os textos podem ser contemplados no site da Casa Fiat de Cultura, por meio do hotsite criado especialmente para a mostra. Além dos registros autorais, a página conta com podcasts sobre as praças e um catálogo para download.

Jô Vasconcelos _ foto May Zircus_Barcelona_

Palestra de abertura
Para ampliar as discussões propostas pela exposição “As Praças [In]visíveis”, foram preparadas ações paralelas, a serem realizadas, pela Casa Fiat de Cultura e pelo Consulado da Itália, ao longo de todo o período expositivo.
No dia 13 de julho, a arquiteta Jô Vasconcellos apresenta a palestra “Liberdade de Percepções”, que destaca a importância das praças para além das questões estéticas e funcionais. “Elas são espaços democráticos de encontro e convívio urbano”, destaca Vasconcellos. Responsável pela reforma estrutural da Praça da Liberdade, em 1990, a arquiteta vai usar esse importante ponto da capital mineira para destacar as transformações, experiências e diversas percepções que as praças podem gerar para a sociedade. Na palestra virtual, serão apresentadas histórias e curiosidades sobre esta praça, projetada para a capital mineira – primeira cidade moderna planejada do Brasil e palco de muitos acontecimentos e encontros. O evento será realizado às 19h e a participação é gratuita, com inscrição pela Sympla.

SERVIÇO
Exposição virtual – As Praças [In]visíveis
Em cartaz de 13 de julho a 12 de setembro
http://www.casafiat.com.br/?p=7818
Programação Paralela
Palestra “Liberdade de Percepções”, com a arquiteta Jô Vasconcellos
Dia 13 de julho, às 19h
Ingressos gratuitos pela Sympla

Anúncios