Bate papo virtual com Máximo Soalheiro na Casa Fiat - Santa Tereza Tem
Logo

Bate papo virtual com Máximo Soalheiro na Casa Fiat

Bate papo virtual sobre a arte da cerâmica

A cerâmica é uma das primeiras manifestações de caráter estético da humanidade. Partindo do barro, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial e de Minas Gerais. Para celebrar essa arte e comemorar o Dia do Ceramista, a Casa Fiat de Cultura realiza o Encontros com o Patrimônio “Cerâmica Artística: tradição e contemporaneidade”. O convidado é o artista e ceramista Máximo Soalheiro, que fará um bate-papo ao vivo com a historiadora e coordenadora do programa educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga. O evento será realizado no dia 30 de maio, domingo, das 11h às 12h30, com participação gratuita e inscrições pela Sympla.

Serão abordados os aspectos históricos, patrimoniais, artísticos e turísticos da cerâmica, assim como os vestígios arqueológicos, o desenvolvimento das diferentes técnicas – como a modelagem de mão, placa e torno –, além de rotas turísticas, com destaque para o Vale do Jequitinhonha, cujos ofícios e expressões artísticas relacionadas ao artesanato em barro foram reconhecidos como Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais, em dezembro de 2018.

Haverá apresentação, ainda, de dicas de percursos que incluem ateliês de artistas ceramistas e espaços culturais com acervos cerâmicos permanentes, além de feiras e cooperativas.

O artista e ceramista Máximo Soalheiro, importante nome do cenário artístico brasileiro, vai ressaltar as diferentes técnicas de composição dos trabalhos que realiza há mais de 40 anos – entre elas, os processos de pigmentação e queima da argila, os diferentes tipos de expressões da cerâmica, a ressignificação de objetos do cotidiano, por meio da estetização das peças de barro, e como a funcionalidade dessas peças interfere diretamente em seu formato.

Máximo Soalheiro
Máximo Soalheiro nasceu em Sardoá, Minas Gerais, em 1955. Aos 12 anos, mudou-se para Belo Horizonte, onde completou seus primeiros estudos. Em 1974, iniciou seu trabalho e suas pesquisas em uma olaria próxima a Betim (MG). Montou seu atelier em 1978, no tradicional bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Desenvolveu trabalhos em diversas áreas, como artes plásticas, arquitetura, desenho de objetos, desenho gráfico e produção de imagens.

SERVIÇO
Cerâmica Artística: tradição e contemporaneidade – Máximo Soalheiro
Dia 30 de maio, domingo, das 11h às 12h30 – Bate-papo virtual
Evento gratuito, com inscrição pela Sympla: http://bit.ly/CeramicaArtistica

Anúncios