Aulas Abertas desta semana com professor Antonio Barreto Hildebrando - Santa Tereza Tem
Logo

Aulas Abertas desta semana com professor Antonio Barreto Hildebrando

Antonio Barreto Hildebrando – Arquivo pessoal

Aulas Abertas desta semana com professor que fala sobre o “teatro de muita gente”

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, professor Antonio Barreto Hildebrando, apresenta um tipo de teatro que ele carinhosamente chama de O teatro de muita gente.

Segundo o dramaturgo, o teatro de muita gente se dá em um terreno de demarcações fluidas e movimenta-se entre a criação coletiva com o seu potencial anárquico, que às vezes beira o caos e em termos formativos busca a polivalência, ou seja, todos fazem tudo.

De acordo com as linhas mais definidas propostas por Antônio Araújo (Teatro da Vertigem), a criação colaborativa é uma metodologia de criação em que todos os integrantes, a partir de suas funções artísticas específicas, têm igual espaço propositivo, sem qualquer espécie de hierarquias, produzindo uma obra cuja autoria é compartilhada por todos.

Hildebrando diz que na prática nem todos se engajam da mesma forma, mas quem o faz certamente tem uma experiência marcante. Para ser um teatro de muita gente o processo criativo precisa incorporar alegremente flutuações e ruídos, precisa ser um teatro no qual o acaso, as mudanças de rumo e incompletudes são muito bem-vindas.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xhaEeLfkQvM

Antonio Barreto Hildebrando é ator, dramaturgo e diretor de teatro. Doutor em Literatura comparada. Professor titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Projeto Aulas Abertas
Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Spotify: https://spoti.fi/37VZnRa
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Anúncios