Tratamento a base do riso no Instituto Hahaha - Santa Tereza Tem
Logo

Tratamento a base do riso no Instituto Hahaha

Tratamento a base do riso do Instituto Hahaha abre ao público consultório online com artistas e palhaços, na pandemia

Ouvir, brincar, fazer sorrir, mas também despertar o que faz viver e levar um olhar mais amplo da saúde para hospitais, unidades de acolhimento e instituições para idosos, além, é claro, de quem está em casa vivenciando o distanciamento social.

É isso que o Instituto Hahaha, uma organização sociocultural com sede em Santa Tereza, BH, vem realizando com o objetivo de promover a saúde por meio do riso para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico, que estão na linha de frente do atendimento durante a pandemia.

Dr Risto de Carne Moida

Diante dos limites impostos pela Covid-19, o grupo precisou improvisar. E na arte da palhaçaria a improvisação é fundamental e constante. Assim, desde 2020, as ações do HaHaHa , deixaram de ser presencial e assumiram formatos virtuais por meio de teleconsultas, Plantão Hahaha e vídeos semanais no canal do Youtube. As ferramentas digitais tornaram-se aliadas na conexão do riso com o outro.

Dr Mulambo do Sertao

Atendimentos virtuais

Os atendimentos virtuais estão à disposição do público semanalmente no Plantão Hahaha. No Dia mundial da saúde, nesta quarta-feira, tem palhaço de plantão de 9h às 17h.

Para participar, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (31) 97350-0011 e agendar este encontro. Cada teleconsulta realizada por meio das janelas virtuais que se abrem é uma passagem para o mundo de alguém. E esse mundo é transformado no universo da ludicidade da palhaçaria. Veja como funciona aqui. https://www.youtube.com/watch?v=JxQ8cd5ukTM

Com jaleco branco e nariz vermelho, palhaços fingem que são médicos, e pacientes fingem que acreditam. Nesse faz de conta, o tratamento à base do riso acontece por meio de teleconsultas.

O que é o HaHaHa

O Instituto Hahaha é uma organização sociocultural da sociedade civil (OSC), que promove a arte da palhaçaria profissional em espaços de saúde e ambientes vulneráveis.

Levar a alegria aos doentes de forma virtual

Criado em 2012, funciona à Rua Estrela do Sul, no antigo Teatro Ideal, em Santa Tereza. Desde então já fez rir diretamente mais de 826.236 mil pessoas com um trabalho gratuito e realizado durante todo o ano.

Entre os espaços atendidos em 2021 estão: Hospital das Clínicas-UFMG, Santa Casa BH, Hospital da Baleia, Hospital João Paulo II – Rede Fhemig, Hospital João XXIII – Rede Fhemig – BH, Hospital Márcio Cunha (FSFX), em Ipatinga, Hospital Paulo de Tarso, Instituto Geriátrico Afonso Pena – IGAP, Casa dos Pequenos (Associação Irmão Sol), Casa do Caminho (Associação Caminhos para Jesus), Lar Irmã Veneranda.

Antes da pandemia as visitas aos hospitais eram diárias

As ações são executadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e do Fundo Municipal do Idoso, com o patrocínio da Drogaria Araujo, Vale, Cemig, Usiminas, Vaccinar, ArcelorMittal, Havan, Abbott, Mater Dei, Hypofarma, Viena Siderúrgica, Cedro, Biohosp, Grupo Emalto, Uber, Supermix, Magotteaux Brasil, Dufrio, Loja elétrica, Thermotelha e ThermJet, e apoio de Lyon Engenharia, Instituto Usiminas e Fundação São Francisco Xavier, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

CONHEÇA MAIS: Consulta da Lara com Dr. Mulambo: https://www.youtube.com/watch?v=kXXo0T-53zQ
www.institutohahaha.org.br

Anúncios