"A memória como substância narrativa" é tema de palestra na AML - Santa Tereza Tem
Logo

“A memória como substância narrativa” é tema de palestra na AML

“A memória como substância narrativa” na Academia Mineira de Letras com Maria Inês Marreco

Maria Inês Marreco é a convidada da Academia Mineira de Letras para falar sobre a obra de Maria Helena Cardoso, que envolve autobiografia, biografia e autoficção. A palestra “A memória como substância narrativa” estará disponível no YouTube da AML, dia 04 de março, a partir das 11h.

.
A palestra realça a “escrita de si” na obra da memorialista mineira Maria Helena Cardoso. Maria Inês Marreco registra o fato de que uma leitura histórica, literária e social da autobiografia pode proporcionar o resgate de escrituras em alguns casos obscuras ou mal interpretadas. “Isso tanto para representar e compreender o indivíduo como para testemunhar eventos históricos marcantes, estabelecendo uma corrente de interesses comuns e capazes de promover mudanças educativas, políticas e sociais, ou contribuir para a própria teoria do memorialismo como gênero”, explica a palestrante.

Sobre a palestrante:
Maria Inês de Moraes Marreco é mestre e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais. Presidente emérita da Academia Feminina Mineira de Letras. Membro efetivo da Arcádia de Minas Gerais e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Presidente da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais. Diretora Presidente da IDEA Casa de Cultura.

SERVIÇO
Palestras online “A memória como substância narrativa” – com Maria Inês Marreco
Data: a partir de 04 de março, às 11h
Acesso: https://www.youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Anúncios