Festa no Kilombo Souza Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Festa no Kilombo Souza Santa Tereza

Festa no  Kilombo Souza, em Santa Tereza, comemora, 82 anos da matriarca Dona Lídia

Não é todo dia que se faz 82 anos e nem que seja de forma restrita e online, precisa ser comemorado. Por isso, as famílias do Kilombo Souza, em Santa Tereza, à Rua Teixeira Soares, 895 a 1001, vão festejar o aniversário da matriarca da comunidade, Dona Lídia Martins, além de celebrar o registro como Patrimônio Imaterial de BH.

A luta da comunidade para permanecer no local vem de longa data e culminou em 2019, com reconhecido do território pela Fundação Palmares, em 2019, como Quilombo da Família Souza. Em 2020 foi reconhecido  como Patrimônio Imaterial da capital mineira pela Diretoria Municipal de Patrimônio Histórico.  

 Para celebrar, além do aniversário, essas conquistas, durante a festa, será lançado o projeto “Pelo caminho das Matriarcas”, contemplado com recursos da Lei Municipal de de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Dona Lídia recebe na festa onde recebe o documento de reconhecimento do Kilombo pela Fundação Palmares

O projeto visa contribuir para a produção de conhecimentos, o reconhecimento social sobre as histórias silenciadas historicamente e valorizar as memórias ancestrais das matriarcas dos Quilombos da cidade.

Parte das moradias do Kilombo Souza, à Rua Teixeira Soares

Quem é Dona Lídia

Dona Lídia Martins de Araujo, matriarca do Kilombo Souza, nasceu no Rio de Janeiro, quando o estado ainda se chamava Guanabara, em uma segunda feira de Carnaval. Neta de Elisa de Souza, que comprou a área do atual Kilombo, veio para Santa Tereza aos três anos e nunca mais saiu, criando aqui raízes.

Na formatura de técnica de contabilidade

Casada com seu Raimundo, já falecido, é mãe de três filhos, Cláudio, Gláucia (que hoje é a lider comunitária do Kilombo) e Elisabete. A família cresceu e hoje tem nove netos e cinco bisnetos.

Formou-se em técnica de contabilidade ainda adolescente, no Colégio São José. Praticante do espiritismo, fazia trabalho social no Centro Espirita Pai Joaquim de Aruanda, no bairro Jardim América. Lá trabalhava com as crianças e organizava as festas de Cosme e Damião, Natal e procurava ajudar as famílias necessitadas.

Além do trabalho da casa e no Centro, para ajudar nas despesas da família trabalhou por muitos anos em uma escola de yoga. Festeira, é fã de um Carnaval e adora comemorar as datas dos aniversários da família.

Aqui na festa dos seus 80 anos, em 2019, durante o Carnaval.

Mulher de força, venceu um câncer, mas ficou com a saúde fragilizada e atualmente tem mobilidade reduzida e a memória tem períodos em que falha. Mas a alegria e o coração que acolhe a todos continuam firmes.

Dona Lídia diz que ficou muito feliz com o reconhecimento da comunidade e se preocupa em saber como poderá atuar de forma positiva como a Matriarca do Kilombo. Mas ela não precisa se preocupar com isso, pois ela já é a mulher forte, lutadora e de coragem, que sempre liderou a família.

Pelos caminhos das matriarcas

Comprometida com a preservação do patrimônio cultural a ação planeja buscar o conhecimento sobre as identidades afrodescendentes relacionadas à família Souza e produzir espaços de formação e produção de artefatos pedagógicos e educativos para a interação com outros quilombos, bairro Santa Tereza  e a cidade como um todo e sua presença na luta e na construção da história de Belo Horizonte.

Programação

Celebração Festiva do kilombo Souza

Data: 20 de fevereiro
Horário: 18h
Como participar: Via plataforma virtual – ikilombosouzaresiste

18:00 – Abertura: saudação de Gláucia e Dona Lídia

18:15 – Rito de abertura: Pai Ricardo, Makota Kidoialê e Mametu Sambugykan (Mãe Sônia)

18:45 – Fala da Diretoria de Patrimônio (Françoise Jean de Oliveira Souza)

Técnicos: Marco Antônio Silva e Álan Pires

19:00 – Parabéns da Dona Lidia e Apresentação artística: Karina Marçal

19:30 – Apresentação do Projeto “Pelo caminho das Matriarcas”: Kilombo Souza contemplado com recursos da Lei Municipal de de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

20:00 – Encerramento

SOBRE AS PARCERIAS:

Este projeto contará com o apoio institucional da Diretoria de Patrimônio,  Escola de Belas Artes/EBA e Instituto de Geociências/IGC da UFMG, Além dessas parcerias o projeto conta ainda com o apoio da Associação Comunitária de Santa Tereza e do Portal Santa Tereza Tem.

Matérias relacionadas
Kilombo Souza recebe certificação
Kilombo Souza é patrimônio imaterial de BH
Audiência Pública na Câmara
Comunidade mobiliza-se em apoio à Vila Teixeira
Reunião no 16º BPMG prepara o despejo dos moradores
Vila Teixeira ganha força
Vila Teixeira: suspenso o despejo

Anúncios