Ateliês de Santê: Macramê e Joias da Hozana e Félix - Santa Tereza Tem
Logo

Ateliês de Santê: Macramê e Joias da Hozana e Félix

Por Eliza Peixoto
Fotos: arquivo pessoal.

A gente sempre se surpreende com a arte, que se oculta em Santa Tereza. Desta feita é um ateliê de artesanato do casal Hozana Nas Alturas e Felix Aramayo, onde os dois se dedicam a arte do macramê e da confecção de joias.

Hozana e Félix

Juntos há 11 anos, eles se conheceram em 2009, em Cuiabá/Mato Grosso, quando trabalhavam em artes circenses. Só depois de uma aventura pelos países da América Latina é que se descobriram também artistas do artesanato. “Em 2015 resolvemos conhecer a Américas latina, os países nossos vizinhos. A partir daí buscamos diversas formas de sustentar a nossa viagem, e, assim foi, que sem saber, demos o nosso primeiro passo ao mundo do artesanato. Durante a viagem pelo Chile/Argentina/Bolívia, aprendemos a fazer pulseirinhas básicas com os artesãos que conhecemos pelos caminhos. Fomos aprendendo, participamos de feiras e vendemos na rua junto com eles. Apaixonados pelo trabalho, fomos descobrindo, aprendendo e aperfeiçoando nas diversas técnicas do mundo artesanal”, conta Hozana.

No retorno ao Brasil, decidiram criar o Ateliê Macramê e Joias. “Nosso diferencial é que ao adquirir um artesanato nosso você não adquire somente um produto, também leva consigo parte da minha paixão, imaginação e criatividade! Em poucas palavras leva uma parte de nós” comenta Félix. 

Eles utilizam duas técnicas: o macramê que consiste em costurar à mão (sem utilização de nenhuma ferramenta) bolsas, pulseiras, brincos, pingentes, colares e gargantilhas em fios encerados e fios de algodão e pedras naturais, pedras semipreciosas, miçangas e sementes naturais.

A segunda técnica é a chainmail, relacionada com a joalheria, que consiste em produzir, cortar e costurar à mão centenas de argolas para a confecção de acessórios utilizando os metais alpaca, cobre, bronze e aço.

Paixão por Santa Tereza

Morando há dois anos em Santa Tereza, Hozana comenta que “tempos paixão pelo bairro, especialmente pela diversidade de expressões artísticas existentes. Adoramos sair para vender nos bares de Santa Tereza, onde escutamos boas músicas  e conhecemos os mais diversos artistas de Belo Horizonte. Além disso as pessoas que frequentam e vivem em Santa Tereza apoiam e amam a arte. Muito obrigado Santa Tereza”!

https://www.instagram.com/macrameejoias/
Fanpage: Macrame e Jóias
Contato WhatsApp: 65 9 9804-465
Tel: 31 98896-1156.

Anúncios