Espaço do Conhecimento realiza live no Dia Nacional do Surdo - Santa Tereza Tem
Logo

Espaço do Conhecimento realiza live no Dia Nacional do Surdo

Espaço do Conhecimento UFMG realiza live no Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro

No dia 26 de setembro, sábado, é comemorado o Dia Nacional do Surdo! A data foi marcada pela abertura da primeira escola de surdos do país, no Rio de Janeiro, em 1857, evento que mudou o rumo da história dos surdos no Brasil. Por isso, ao longo de todo o mês, o movimento Setembro Azul celebra as conquistas da comunidade surda e alerta a sociedade sobre a importância da inclusão e da acessibilidade.

O Espaço do Conhecimento UFMG, todos os anos, tem uma programação especial para comemorar o Setembro Azul. Neste mês, publicamos vídeos especiais no Youtube , em que a atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade trata do tema “Museus Acessíveis e Educadores Surdos”, entrevistando educadores brasileiros.

As conversas fazem parte da programação do Sábado com Libras e estão disponíveis no nosso canal no YouTube. Participaram do projeto: Cleiton Santos, professor de Libras, educador do Museu da Cultura Cearense – MCC e estudante do curso de Letras Libras na Universidade Federal do Ceará-UFC; Hélio Alves, educador e poeta surdo, professor de Libras, graduado em Arquitetura pela PUC Minas e graduando em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; e Harry Adams, ator da série Crisálida da Netflix, educador do Memorial da Inclusão em São Paulo, graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Fechando as celebrações do Setembro Azul, no dia 26 de setembro, sábado, às 10h, será realizada uma live especial no Instagram do Espaço do Conhecimento UFMG (@espacoufmg), com Dinalva Andrade e o educador, poeta, professor de Libras e ator surdo Bruno Ramos. Será abordada a história dos surdos, sua luta por direitos e discutido o tema museu e acessibilidade para surdos. Bruno irá conversar sobre sua experiência enquanto educador surdo e sua relação com os visitantes no museu.

SERVIÇO
Dia 26 de setembro, sábado, às 10h
Onde: Instagram do Espaço do Conhecimento UFMG (@espacoufmg)

Anúncios