Live Sempre Um Papo com Celso Adolfo e Professor Pasquale - Santa Tereza Tem
Logo

Live Sempre Um Papo com Celso Adolfo e Professor Pasquale

O “Sempre um Papo” dá início a uma série de eventos virtuais, abrindo com a presença do cantor Celso Adolfo e do Professor Pasquale

O “Sempre um Papo”, patrocinado pela Cemig via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, dá início a uma série de eventos virtuais com a presença do cantor Celso Adolfo e do Professor Pasquale, para o debate sobre o tema “Música e Língua”. A live será na próxima sexta-feira, dia 29 de maio, às 19h30, no canal do Sempre Um Papo no Youtube com acesso gratuito. A conversa terá mediação de Afonso Borges.

“Eu e Pasquale temos igual interesse pela música e pela língua. São campos que se convergem em algum momento, mas pode a linguagem musical existir sem a presença das palavras e vice-versa, a palavra pode existir sem a linguagem da melodia e da música. Mas quando se encontram formam essa terceira coisa, que também é universal e linda”, destaca Celso Adolfo.

Celso Adolfo Foto Eduardo Gontijo

Celso Adolfo tem seu mais recente trabalho musical inspirado nos contos do livro “Sagarana”, de Guimarães Rosa. O elogiado CD “Remanso de Rio Largo”, nono de sua carreira, reúne 16 canções, foi lançado em 2019 e recebeu, em maio de 2020, o Prêmio Flávio Henrique, concedido pelo BDMG Cultural, de Belo Horizonte. O músico começou a compor o trabalho em 2012, por ocasião da inauguração do Museu Sagarana, em Itaguara (MG), criado para homenagear João Guimarães Rosa. O fato de ser mineiro interiorano, de São Domingos do Prata, permitiu que Celso Adolfo criasse canções apoiadas no variado mundo interiorano mineiro que guarda relação com Sagarana, mas que não fossem exatamente do livro. Assim, tomando-lhe preciosos empréstimos, compôs músicas como “Milho no papo” e “Ê zueira! Ê poeira!”. Além de três músicas que “recontam” os contos “Duelo”, “Sarapalha” e “Corpo fechado”, outras canções nasceram a partir das quadrinhas ao longo do livro. “Ralando coco”, “Mariquinha”, “Amor doído” e “Tim Tatu” foram as primeiras desta ideia.

Foto: Luciano Piva

Professor Pasquale
Natural de Guaratinguetá-SP, Pasquale Cipro Neto cursou Letras (Espanhol-Português) na Universidade de São Paulo. É professor de português, desde 1975. Trabalhou na Folha de S. Paulo, como integrante da Editoria de Treinamento e colunista, de 1989 a 2016. Idealizou o programa “Nossa Língua Portuguesa”, transmitido pela TV Cultura, durante 19 anos. É autor de 13 livros lançados pela Publifolha e de 18 lançados pela Editora Gold. Ministra palestras e conferências em todo o país.

SERVIÇO
#SempreUmPapoEmCasa com Celso Adolfo e Professor Pasquale
Dia 29 de maio, sexta-feira, às 19h30, no Canal do Sempre Um Papo no Youtube – Link: https://bit.ly/2X8C3eU
Acesso também pelas redes sociais: Instagram e Facebook
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Anúncios